Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo migrar do FX-8300 para o R5 2600?


Ir à solução Resolvido por Husardo,

Posts recomendados

Galera, boa noite!!! 
queria trocar uma ideia com vcs de algo que estou com dificuldade p decidir!
Não sou gamer (no momento), trabalho com Design Grafico (corel, photoshop) com artes que demandam desempenho do PC e estou com um orçamento para fazer uma melhoria!
Meu setup hoje é uma 970a-ds3, FX-8300 em stock, 2 x 4gb 1333 e uma GT640 1gb ddr3.
Minha dúvida é: Migrar para uma B450M com um ryzen 5 2600 e 16gb de ram 2400 (mantendo minha fraquinha GT640) ou.....
ficar com meu setup FX e comprar uma RX 580/ 590 mudando tb minhas memorias para 16gb 1600mhz...
O ideal seria fazer tudo, mas nesse momento, não da!!!
opiniões serão bem vindas.
Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa noite!

 

Também tinha um FX 8300 (com overclock) e passei para um kit com Ryzen 5. O que posso dizer é que você terá muito mais desempenho em tarefas simples do PC, e muita diferença em jogos se passar para um kit com Ryzen. Mas a questão é que sua placa de vídeo atual é bem fraca (GT 640). Ficaria entre duas escolhas: focar em desempenho gráfico ou focar em desempenho do processador.

 

Nesse caso, recomendo fortemente que você invista num kit que reúna a solução para as duas necessidades: um processador Ryzen com gráfico integrado que supra as necessidades gráficas. O ideal seria um kit com Ryzen 5 3400G (que vem com gráfico integrado Vega 11 - bem superior a sua placa de vídeo atual) + placa-mãe B450 + 8GB DDR4 2666MHz (ou 3,000Mhz, 32000Mhz dependendo do seu orçamento). Já seria um upgrade enorme em questão de processamento em relação ao FX 8300, e um ótimo upgrade em relação a sua placa de vídeo atual.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei no 3400G, mas pelos testes ele é bem inferior ao 2600. Eu fazendo esse upgrade p ryzen, a ideia seria em 2 ou 3 meses pegar uma RX550 ou similar. Se eu manter o Setup FX, posso ir atras de uma GTX1660ti por exemplo!!!
é uma dúvida cruel p quem tem orçamento limitado!! kkkkk

adicionado 2 minutos depois

@Husardo você pegou esse Ryzen 3400G?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, José Eduardo Tomaz disse:

@Husardo você pegou esse Ryzen 3400G?

 

Não, peguei um kit com Ryzen 5 1600 AF (tem quase mesmo desempenho do 2600 por preço menor) + B450M DS3H + 8GB 2666Mhz. A questão é que eu já tinha uma placa de vídeo decente (RX 470), e no caso você tem a 640. No caso você terá que fazer uma escolha quanto ao primeiro upgrade, melhorar a questão gráfica ou o do processamento. Como você disse que não tem perfil gamer o certo seria priorizar um processador bom. Eu pegaria um kit com Ryzen 5 3400G (bem melhor que o FX) e ainda tem gráfico integrado decente. Ou pegar um Ryzen 5 1600 AF (praticamente mesma coisa que o 2600) e mais tarde sim investir em uma VGA boa...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Husardo acho que vou fazer isso mesmo!! migrar p ryzen com 16gb de ram e comprar assim que der uma placa boa, mas básica!!! por exemplo a rx560 esta menos de 500k na kabum!! no final seria esse um kit mais estável!!!
Obrigado pela ajuda!
PS: acho que consigo pegar uns trocos no kit FX tb!! hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, José Eduardo Tomaz disse:

@Husardo acho que vou fazer isso mesmo!! migrar p ryzen com 16gb de ram e comprar assim que der uma placa boa, mas básica!!! por exemplo a rx560 esta menos de 500k na kabum!! no final seria esse um kit mais estável!!!
Obrigado pela ajuda!

 

Certo, de nada. Não se esquece de dar um like aí, para que minha resposta fique em destaque e possa ajudar outras pessoas.

adicionado 3 minutos depois
4 minutos atrás, José Eduardo Tomaz disse:
PS: acho que consigo pegar uns trocos no kit FX tb!! hehehe
 
Sim, dá para vender seu kit, foi o que fiz também. Boa sorte.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, José Eduardo Tomaz disse:

@Husardo última duvida, conseguiu pegar qto aprox? Placa + processador + as memorias ddr3?
valeu!!!

 

 

Coloquei à venda e não vendi ainda. Tá à venda na OLX por 650 reais (FX 8300+placa-mãe+12GB RAM+cooler Gammaxx 400). Não dá para cobrar muito por um kit bem antigo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2020 às 21:34, Husardo disse:

 

Não, peguei um kit com Ryzen 5 1600 AF (tem quase mesmo desempenho do 2600 por preço menor) + B450M DS3H + 8GB 2666Mhz. A questão é que eu já tinha uma placa de vídeo decente (RX 470), e no caso você tem a 640. No caso você terá que fazer uma escolha quanto ao primeiro upgrade, melhorar a questão gráfica ou o do processamento. Como você disse que não tem perfil gamer o certo seria priorizar um processador bom. Eu pegaria um kit com Ryzen 5 3400G (bem melhor que o FX) e ainda tem gráfico integrado decente. Ou pegar um Ryzen 5 1600 AF (praticamente mesma coisa que o 2600) e mais tarde sim investir em uma VGA boa...

 

Opa, me cadastrei mais para dar like nos seus comentários! 👍

 

Hoje possuo um FX-8300 com uma ASRock N68-GS4 FX R2.0 e 8GB DDR3 1600 da Rise Mode. E cheguei a esse post do amigo @José Eduardo Tomaz procurando exatamente no Goole: vale a pena trocar 8300 por um 2600 (mas ja estava pensando no 1600 AF que tem um desempenho bem semelhante e ja é 12nm)

 

Nesta madrugada passada eu quase comprei um R5 1600 AF com uma B350 da Biostar e 8gb DDR4 3200

Só não comprei porque não sabia se seria fácil vender meu atual kit e gostaria de comprar a vista o kit Ryzen.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ASC7 disse:

 

Opa, me cadastrei mais para dar like nos seus comentários! 👍

 

Hoje possuo um FX-8300 com uma ASRock N68-GS4 FX R2.0 e 8GB DDR3 1600 da Rise Mode. E cheguei a esse post do amigo @José Eduardo Tomaz procurando exatamente no Goole: vale a pena trocar 8300 por um 2600 (mas ja estava pensando no 1600 AF que tem um desempenho bem semelhante e ja é 12nm)

 

Nesta madrugada passada eu quase comprei um R5 1600 AF com uma B350 da Biostar e 8gb DDR4 3200

Só não comprei porque não sabia se seria fácil vender meu atual kit e gostaria de comprar a vista o kit Ryzen.

 

Recomendo comprar com calma, peça por peça aproveitando uma ou outra promoção, sem esperar que você venda todo seu kit antigo rápido. O ideal é não economizar na placa-mãe e pegar uma de qualidade com dissipador no VRM, de marca confiável (Gigabyte, Asus, MSI...) e 4 slots de memória, com BIOS atualizada se possível.

O que fiz foi pesquisar aqui mesmo e em outros fóruns as diversas configurações de outros usuários (assinaturas) para ter uma ideia de configuração totalmente compatível. Achei uns 3 usuários com memórias , placa-mãe e processador iguais ou parecidos. Neles me baseei numa configuração ideal e compatível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Husardo Eu vendi meu kit todo separado em 2 dias na olx, peguei 650,00.
250,00 no FX8300
300,00 na 970a
100,00 nos dois pentes de 4gb.
Mas antes disso, fui até o PY e comprei la meu upgrade:
R5 2600 - $141,00
B450M Asus prime - $80,00
2 x 8G DDR4  Crucial Ballistix - $70,90 as duas
Gabinete Satellite K374 - $49,00

 

R$ 1.554,00

Aproveitei a ida e ja trouxe umas bugigangas a mais!! kkkk
Agora começa minha saga pela GPU

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Husardo disse:

 

Recomendo comprar com calma, peça por peça aproveitando uma ou outra promoção, sem esperar que você venda todo seu kit antigo rápido. O ideal é não economizar na placa-mãe e pegar uma de qualidade com dissipador no VRM, de marca confiável (Gigabyte, Asus, MSI...) e 4 slots de memória, com BIOS atualizada se possível.

O que fiz foi pesquisar aqui mesmo e em outros fóruns as diversas configurações de outros usuários (assinaturas) para ter uma ideia de configuração totalmente compatível. Achei uns 3 usuários com memórias , placa-mãe e processador iguais ou parecidos. Neles me baseei numa configuração ideal e compatível.

 

Então @Husardo, como a grana esta bem curta, eu inicialmente iria pegar uma A320 mesmo, mas depois de ver alguns vídeos no Youtube explicando de o porque investir mais e pegar no mínimo uma B350, eu decidi pegar ela, já que achei por quase o mesmo preço da A230, só esta complicado achar elas para comprar.

 

Cara, nem tinha me atentado para dissipador no VRM, isso é muito importante, apesar que com o 1600 AF, vai de boa, ja se tivesse um 2700x, aí já era.

 

Olhando a listagem abaixo das opções que estou em vista, todas para o R5 1600 AF.

 

Biostar B350ET2 - R$ 389 (inicialmente ia pegar essa)
Biostar B450MH - R$ 470 (depois pensei em pegar essa)
GA B450 Gaming - R$ 565 
GA B450 Aorus M - R$ 665
(valores a prazo, se for a vista, -15% de desconto)

Pesquisei a sua MOBO, GA B450M DS3H e achei por R$ R$ 508,16 à vista ou R$ 559,09 parcelado.

É bem acima da q eu estava querendo pegar inicialmente, + 170, da quase o preço do pente de memória.

adicionado 4 minutos depois

 

27 minutos atrás, José Eduardo Tomaz disse:

@Husardo Eu vendi meu kit todo separado em 2 dias na olx, peguei 650,00.
250,00 no FX8300
300,00 na 970a
100,00 nos dois pentes de 4gb.
Mas antes disso, fui até o PY e comprei la meu upgrade:
R5 2600 - $141,00
B450M Asus prime - $80,00
2 x 8G DDR4  Crucial Ballistix - $70,90 as duas
Gabinete Satellite K374 - $49,00

 

R$ 1.554,00

Aproveitei a ida e ja trouxe umas bugigangas a mais!! kkkk
Agora começa minha saga pela GPU

 

 

Legal, @José Eduardo Tomaz, só acho que era mais negócio pegar o 1600 AF aqui no BR mesmo por R$ 550.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ASC7 Pois é, o R5 2600 saiu R$642,00. Mas ta bom, era uma viagem que eu ja faria de qquer jeito, nao foi só pra montar o cpu!! No final das contas acho que deu p economizar um pouco!

adicionado 2 minutos depois
11 minutos atrás, José Eduardo Tomaz disse:

@ASC7 Pois é, o R5 2600 saiu R$642,00. Mas ta bom, era uma viagem que eu ja faria de qquer jeito, nao foi só pra montar o cpu!! No final das contas acho que deu p economizar um pouco!

no dia que eu viajei o preço do 1600 estava se não me engano, R$646,00 + R$30,00 de frete na kabum!! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!