Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Estou fazendo uma planilha já tem um bom tempo e agora que a conclui precisava deixar ela protegida para evitar que outros usuários da empresa acabem bagunçando algo, porém, preciso inserir linhas mesmo com ela bloqueada, e também preciso que o "localizar" também funcione mesmo com as células que ele iria selecionar estando bloqueadas, será que tem como? Pois sei que dá pra inserir linhas com ela bloqueada somente desbloqueando as linhas onde irão ser inseridas, porém, não posso desbloquear as células com os nomes que o "localizar" vai precisar selecionar. 

Postado

É possível tanto inserir linhas como selecionar células via macro. Se houver interesse disponibilize uma amostra do seu arquivo Excel com alguns dados, lay out e formatação originais, informe em que posição as linhas serão inseridas e quais células serão selecionadas (qual o critério para "Localizar"). Informe também qual a razão para inserir linhas (que não é usual) e qual a razão para selecionar células (ou seja, após selecionar o que você pretende fazer nas células).

Postado

Então Osvaldo, a inserção de linhas só irá ocorrer pois essa é uma planilha de controles de manutenções de equipamentos, sendo assim, meu equipamentos estarão fixos na planilha, o que vai ser inserido é os materiais que foram utilizados para a realização daquela determinada manutenção, ou seja, depende muito da demanda de serviços e materiais para tal. E o "Localizar" vai ser utilizado apenas para a localização dos equipamentos colocando sua Tag ou nome, considerando que esta planilha tem quase 90 mil linhas, com cerca de 500 equipamentos, e o que não está funcionando devido a ela estar com essas células bloqueadas, e não posso desbloqueá-las pois uma linha inserida num lugar errado já poderia estragar formulas. Após localiza-las a inserção seria feita de forma manual.  

exemplo 01.rar

Postado

1 hora atrás, Kevin Ewerson disse:

Após localiza-las a inserção seria feita de forma manual.

Veja se este caminho atenderia: poderemos elaborar uma macro que exibiria uma caixa pop up para o usuário inserir o número do equipamento a ser buscado, aí a macro selecionaria a célula com o nome do equipamento, em seguida uma nova caixa pop up para o usuário inserir o número da linha onde a macro irá inserir a nova linha.

Postado

Acho que somente buscar o equipamento e seleciona-lo já bastaria, pois, eu ja consigo inserir linhas, só não buscar e selecionar os equipamentos em células bloqueadas, se você conseguisse essa macro para selecionar o equipamento sem deixar as celulas desbloqueadas ajudaria demais.

Postado

Instale uma cópia do código abaixo em um módulo comum, assim:
1. copie o código daqui
2. a partir da planilha em que estão os dados tecle 'Alt+F11' para acessar o editor de VBA
3. no menu do editor / Inserir / Módulo
4. cole o código na janela em branco que vai se abrir
5. feito! 'Alt+Q' para retornar para a planilha e testar

para rodar o código:
6. tecle 'Alt+F8' / selecione a macro correspondente / Executar, ou insira um botão na planilha e vincule-o à macro ou vincule-a a um atalho de teclado (Alt+F8 / Opções). Recomendo esta última opção. Essas três opções para rodar o código podem ser implantadas isoladamente ou em conjunto.

Sub LocalizaTAG()
 Dim n As String, tag As String, rng As Range
  ActiveSheet.Protect UserInterFaceOnly:=True
  n = Application.InputBox("Digite somente o número da TAG. Ex: 05 ou 28 ou 468", "LOCALIZA TAG", Type:=1)
  If n = False Then Exit Sub
  If Len(n) = 1 Then n = 0 & n
  Set rng = [C:C].Find("EQPT-" & n)
  If Not rng Is Nothing Then
   Application.Goto rng.Offset(-1, -1), True
  Else: MsgBox "TAG não encontrada"
  End If
End Sub

obs. repetindo, se você quiser, é possível acrescentar ao código o comando para inserir linha(s), basta informar o critério

Postado

Osvaldo não funcionou, eu acho que não expliquei corretamente, as tags desses equipamentos variam muito dependendo do equipamento ou área de localização, por exemplo, um ar condicionado da área de produção: SPT-P-01, ou uma bomba positiva da área de extração: BP-EX-01, etc. E os números também variam a depender da quantidade de equipamentos daquele tipo.

Postado

Amigo, o código que eu sugeri FUNCIONA na planilha que você disponibilizou.

Agora, se você aplicou a solução em planilha diferente então a previsão óbvia é que poderia não funcionar.

Uma solução elaborada para funcionar na planilha A pode não funcionar na planilha B, se elas forem diferentes. Básico, né. :tw_confused:

Postado

Não meu querido, você não entendeu, eu não usei em uma planilha diferente, somente te enviei um modelo resumido da minha planilha, que achei que iria servir como demonstração, pois deixei as tags conforme estão na planilha original, peço desculpas pelo equivoco.

Postado
39 minutos atrás, Kevin Ewerson disse:

...você não entendeu, eu não usei em uma planilha diferente,

O código foi elaborado com base na planilha publicada, então primeiro informe se você testou nela e se o resultado atende.

... pois deixei as tags conforme estão na planilha original, ...

Essa afirmação não bate com o que você escreveu no post #7 ~~~> "as tags desses equipamentos variam muito".

pois na planilha publicada só os números das TAGs é que mudam e o código se baseia nisso.

As TAGs na planilha publicada têm esta máscara EQPT-xx, em que xx é um número sequencial. Já no post #7 você informou que na planilha original há outras TAGs como SPT-P-01, BP-EX-01, etc., ou seja, diferentemente do que você afirmou lá acima, a planilha publicada é sim diferente da original.

Postado

Sim, podemos ajustar o código se você publicar nova planilha contendo TODAS as variações da máscara das TAGs, como EQPT-xx, SPT-P-01, BP-EX-01, etc além de TODAS as demais representadas aqui pelo "etc", pois me parece que é a chave mais conveniente para a busca, salvo se você tiver ideia melhor ou se as novas TAGs que você vai informar na nova planilha indicarem outra chave para a busca, ou ainda conforme a resposta para a solicitação repetida abaixo.

O código foi elaborado com base na planilha publicada, então primeiro informe se você testou nela e se o resultado atende.

Postado

É basicamente esse modelo a mascara das tags, exemplo: indica o equipamento "BP", indica o local: "EX" e a numeração indica a qual equipamento se refere caso haja mais de um com essas características "01,ou 03, ou 12" etc, juntando ficaria a tag propriamente dita: "BP-EX-01". Sempre será esse o padrão, BP-EX-01, BC-P-05, TRO-AU-02, e etc. são cerca de 500 equipamentos com tags diferentes cada um, acha mesmo necessario mandar todas? O que eu tinha em mente se fosse possivel era algo semelhante ao "Localizar" para buscar em toda planilha independente da quantidade de caracteres ou numerais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...