Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, vamos la!!! Tenho um i7 4770 (Sem o K)

Lembro que meu processador trabalhava a 3.90 (No Turbo Boost), de um tempo pra cá "não sei quanto tempo ou porque"... ele vem trabalhando a 3.88, isso porque eu mudei la na BIOS para os 4 Núcleos rodarem a 39/39/39/39 ... e fica nesse 3.88... antes de mexer na Bios, ficava a 3.67 e não passava disso.

Dai beleza, vocês podem pensar, mas é só 2 de diferença para 3.90... é ai que ta um problema que ta acontecendo nos meus jogos e que antes não acontecia, estou tendo problemas com gargalo, o mesmo jogo que utilizava 99% da GPU e Processador, hoje está 99% da GPU e 45% no máximo 60% do Processador... e coincidência ou não, foi depois que meu processador travou nesses 3.67 / 3.88.

Eu ja mexi em TUDO na Bios e não consegui achar nada que resolvesse (Até resetei), dai eu fiz um procedimento la, de fixar a velocidade em 39 + o Turbo Boost e meu Processador ficou na velocidade 4.40 ou 45 (Alguma coisa assim), mas fiquei com receio de deixar essa configuração com medo de dar problema.

Será que da problema realmente em deixar o processador trabalhando em 4.40 ? Quando eu uso apenas a internet no PC, as temperaturas ficam normais, porém não abri nenhum jogo com receio de exigir muito do processador e o negocio explodir na hora. kkkkk

E quanto ao processador ficar nesses estranhos 3.88... o que será que pode ser? Será porque foi que eu troquei de fonte ? Corsair 600W para uma de 550w ? :( (Está em "Desempenho máximo" e com Processador trabalhando em 100% no minimo e Maximo)

Olha o Print do meu gerenciador!!!

1747794835_DesktopScreenshot2020_03.12-10_15_17.72(2).png.2c7d48c4075e180ef800d686804c69d6.png

Postado
24 minutos atrás, Megaallure disse:

hoje está 99% da GPU e 45% no máximo 60% do Processador

você observou queda de FPS? Essa redução que você observou pode ter sido ocasionada por uma atualização no windows/drivers/jogo que otimizou o uso da CPU. 

Não sou muito entendido do assunto, mas acredito que isso não é gargalo. Gargalo é a situação contrária (ex.: 100% CPU e 60% GPU).  Essa situação que você está tendo é perfeitamente normal. Vai depender

do jogo. Alguns jogos são "intensivo CPU" (usa muita CPU) outros não.

Não recomendo deixar a frequência travada no máximo, além de consumir mais energia desnecessariamente, pode reduzir a vida útil do processador.

Postado

Primeiro de tudo, ignore o gerenciador de tarefas, ele não é confiável, use um programa como o HWInfo ou HWMonitor para ver a frequência.

Segundo, é normal uma queda para 3.88. O processador rodando a "3.9" na realidade é um Bclk de 100 * multiplicador de 39, e é normal que esse Bclk tenha uma variação, geralmente para baixo, por isso o número quebrado.

Terceiro a frequência. Veja bem, o seu processador não roda em 3.9, esse não é o valor que deveria rodar. O que deveria é 3.9 quando apenas 2 dos 4 núcleos estão em uso, caindo para 3.8 e 3.7 quando o 3o e 4o entram em ação. Esse que é o normal dele.

Por fim, esse "procedimento" para rodar em 4.4 certamente que é furada, seu processador é bloqueado para overclock e não permite isso. Ponto. No máximo, você consegue fazer com que o PC ache que está rodando isso, mas na real que o hardware continua nos valores padrãoes; se de fato tivesse mudado, você teria visto instabilidades e BSOD na hora.

Muito provavelmente, seu problema é do lado de software, e certamente que não é a troca de fonte. Passe a config completa do seu PC e os jogos que está tendo problema para a gente tentar diagnosticar.

• Amei 1
Postado

@Imakuni caraca... que AULA eu tive agora, sua resposta me tirou todas as dúvidas que estava tendo!!! Eu meio que resolvi, coloquei o "Adjust CPU Ratio" em 39 e fixou em 3.88 ... nem sobe e nem desce, mesmo quando eu coloco em economia de energia, continua 3.88 kkk porém o Gargalo foi embora, a GPU está 96 a 99% e CPU 85 a 97% ... antes de fazer esse procedimento, eu entrei no gerenciador de tarefas e estava 3.67... agora eu sei o porque graças a sua explicação, estava usando mais do que 2 Núcleos.

Imakuni,muito obrigado por sua resposta e por ter tirado um tempo pra me ajudar. 
Um forte abraço meu amigo!!!

Ah, e minha Conf é: i7 4770 / gtx 970 / placa-mãe B85-g43 Gaming da MSI / 8GB de Memoria ddr3 1600Mhz da Fury

Valeeeu !!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!