Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

vale a pena ssd m2 wd wds500g2b0c


Posts recomendados

Prezados,
Gostaria da ajuda de vocês para decidir sobre a compra de um SSD. Amigo está vendendo um SSD da Western Digital de 500Gb por R$ 500,00, segundo ele nunca foi usado.
Vale à pena o investimento ou encontro coisa melhor no mercado? Será ele compatível com minha placa B450 Steel Legend?

 

Meu PC:

ASROCK B40 Steel Legend 

Ryzen 5 3600 

2 x 8gb 3.000mhz Crucial Balistic 

2tb Seagate Barracuda 

SSD Samsung 840 EVO 250gb 

Seasonic 550w S12G Gold

RX 580 8gb Red Dragon 

 


Especificação do SSD
Capacidade - 500 GB
Interface - PCIe Gen 3
Conector - M.2
Dimensões (L X W X H) - 3.15" x 0.87" x 0.09"
Desempenho De Leitura Sequencial - 2400MB/s
Desempenho De Gravação Sequencial - 1750MB/s

Modelo:

https://shop.westerndigital.com/pt-br/products/internal-drives/wd-blue-sn550-nvme-ssd#WDS500G2B0C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite @GabrielLP14

Esse SSD vai substituir meu Samsung EVO 840 de 250Gb, para ter mais espaço e será usado como unidade principal para jogos em seu maior parte de tempo. 

Dei uma Googada aqui pra saber o que é esse Dram-Less. Não fiquei entusiasmado... rsrsr

adicionado 1 minuto depois

Como saber se é DRAM-Less? Não consegui identificar pelo site da WD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pjsevero Entendo.. ,mas vou te falar eu optaria por este Samsung evo mesmo, pois ele tem DRAM Cache que ajuda demais na consistência do desempenho do SSD.

DRAM-LESS são SSDs que não possui um CHIP de DRAM(mesmo usado em pentes de memória RAM) para fazer o armazenamento das tabelas de mapeamento e para as tabelas de conversão de endereços dentro do SSD, além de tabelas de desgaste, etc. Também pode ser utilizada como cache auxiliar na escrita e nos processos de TRIM.

 

No caso sempre que um SSD faz uma leitura de um arquivo o controlador ele tem de saber onde está o arquivo para que ele possa ler, no caso essas tabelas são literalmente um mapa onde consta a localização de onde se encontra cada arquivo. Em SSDs DRAM-LESS, ela fica armazenada nas NANDs Flashs (usadas pra armazenamento) que embora sejam muito mais rápidas que o HDs convencionais, ainda são múltiplas vezes mais lentas que um chip de RAM. Por isso um SSD com DRAM Cache ajuda demais, pois o controlador consegue obter resultados em um menor período de tempo, tendo uma latência menor e por ser um dispositivo muito rápido, ele consegue fazer isso milhares de vezes por segundo, sendo que um DRAM-Less em alguns cenários você consegue sentir essa diferença...

adicionado 1 minuto depois

@Pjsevero Infelizmente você depende da boa vontade do fabricante para dizer se tem ou não... mas SSDs de baixo custo como A400, Sandisk Plus são tudo DRAM-LESS.

Eu fiz uma tabela onde eu adicionei mais de 1.130 modelos de SSDs e nela eu listo tudo isto, veja à seguir:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vinyj Não, ele possui DRAM Cache pois se trata de um SSD topo de linha da Western Digital, esses e os WD Blue(SATA e M.2 SATA) possuem DRAM Cache.

São excelentes SSDs, só que eles esquentam muito... eu só pegaria ele se sua placa-mãe tiver dissipador de calor e o Slot M.2 não fique em baixo da placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vinyj Este modelo aqui é DRAM-LESS mas é um bom SSD:

SSD Crucial BX500 960GB - R$675

Crucial MX500 1TB - R$799 (Esse possui DRAM Cache, 1GB DDR3, caso consiga investir nele) você teria um SSD de excelente qualidade, e de capacidade 2x maior que o NVMe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...