Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados,
Gostaria da ajuda de vocês para decidir sobre a compra de um SSD. Amigo está vendendo um SSD da Western Digital de 500Gb por R$ 500,00, segundo ele nunca foi usado.
Vale à pena o investimento ou encontro coisa melhor no mercado? Será ele compatível com minha placa B450 Steel Legend?

 

Meu PC:

ASROCK B40 Steel Legend 

Ryzen 5 3600 

2 x 8gb 3.000mhz Crucial Balistic 

2tb Seagate Barracuda 

SSD Samsung 840 EVO 250gb 

Seasonic 550w S12G Gold

RX 580 8gb Red Dragon 

 


Especificação do SSD
Capacidade - 500 GB
Interface - PCIe Gen 3
Conector - M.2
Dimensões (L X W X H) - 3.15" x 0.87" x 0.09"
Desempenho De Leitura Sequencial - 2400MB/s
Desempenho De Gravação Sequencial - 1750MB/s

Modelo:

https://shop.westerndigital.com/pt-br/products/internal-drives/wd-blue-sn550-nvme-ssd#WDS500G2B0C

Postado

Boa Noite @GabrielLP14

Esse SSD vai substituir meu Samsung EVO 840 de 250Gb, para ter mais espaço e será usado como unidade principal para jogos em seu maior parte de tempo. 

Dei uma Googada aqui pra saber o que é esse Dram-Less. Não fiquei entusiasmado... rsrsr

adicionado 1 minuto depois

Como saber se é DRAM-Less? Não consegui identificar pelo site da WD

Postado

@Pjsevero Entendo.. ,mas vou te falar eu optaria por este Samsung evo mesmo, pois ele tem DRAM Cache que ajuda demais na consistência do desempenho do SSD.

DRAM-LESS são SSDs que não possui um CHIP de DRAM(mesmo usado em pentes de memória RAM) para fazer o armazenamento das tabelas de mapeamento e para as tabelas de conversão de endereços dentro do SSD, além de tabelas de desgaste, etc. Também pode ser utilizada como cache auxiliar na escrita e nos processos de TRIM.

 

No caso sempre que um SSD faz uma leitura de um arquivo o controlador ele tem de saber onde está o arquivo para que ele possa ler, no caso essas tabelas são literalmente um mapa onde consta a localização de onde se encontra cada arquivo. Em SSDs DRAM-LESS, ela fica armazenada nas NANDs Flashs (usadas pra armazenamento) que embora sejam muito mais rápidas que o HDs convencionais, ainda são múltiplas vezes mais lentas que um chip de RAM. Por isso um SSD com DRAM Cache ajuda demais, pois o controlador consegue obter resultados em um menor período de tempo, tendo uma latência menor e por ser um dispositivo muito rápido, ele consegue fazer isso milhares de vezes por segundo, sendo que um DRAM-Less em alguns cenários você consegue sentir essa diferença...

adicionado 1 minuto depois

@Pjsevero Infelizmente você depende da boa vontade do fabricante para dizer se tem ou não... mas SSDs de baixo custo como A400, Sandisk Plus são tudo DRAM-LESS.

Eu fiz uma tabela onde eu adicionei mais de 1.130 modelos de SSDs e nela eu listo tudo isto, veja à seguir:

 

  • Curtir 1
Postado

@GabrielLP14 Ele vem com dissipador e o slot M2 da placa que quero comprar fica em cima do slot da placa de vídeo.

Na questão custo/benefício, vale R$699 nele? Ou teriam opções mais custo/benefício?

Postado

Muito obrigado @GabrielLP14 você me livrou de uma bomba... rsrsrsrsr

Resolvi manter o EVO mesmo, mesmo com a capacidade menor, vou continuar deixando só o SO e os programas nele. Jogos e arquivo no meu HD de 2tb. 

Muito bom dialogar com quem entende. Obrigado mesmo camarada!!

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...