Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou tentando consertar o controle do Xbox One do meu filho.

Notei que 2 smds estão faltando (foto em anexo): um resistor (R24) que igual ao R27 (então consigo repor) e um transistor (Q8).

Procurei o esquema elétrico no Brasil e fora mas não encontrei nada.

Na foto coloquei em amarelo as trilhas que não são muito visíveis.

Estou tentado descobrir a especificação do transistor Q8. Descobri que o circuito funciona na alimentação inicial do aparelho.

Vocês acreditam que seria um NPN? Como poderia descobrir?

Obrigado.

transistor controle xbox.jpg

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Time_Machine disse:

que seria um NPN? Como poderia descobrir?

Pra ser npn alguns circuitos levam o emissor a terra. Tenta descobrir o que vai no "coletor" terminal do meio além do K do diodo

(também pode ser fet)

Postado

Consegui um outro controle com o mesmo circuito. Abaixo foto do componente. Não consegui identificá-lo pelo código: "2A p".

Então resolvi usar um destes medidores de transistores baseados no chip mega328 para ler as especificações.

Descobri que trata-se de um PNP e aparelho acusou as seguintes medidas:

hFE=172

Ie=6,2mA

Ube=706mV

ICEO=4uA

ICEs=8uA

Descobri também a pinagem da base, emissor e coletor.

Preciso encontrar um PNP equivalente., mas estou em dúvida sobre a leitura das medidas fornecidas.

Sei que o ganho hFE deve ser próximo e que Vbe=706mV significa que o componente é de Silício, mas tenho dúvidas nas outras medidas. Por exemplo, Ie entendo que é a corrente fluindo do emissor para o negativo. O valor apontado pelo aparelho foi de 6,2mA , este valor é o limite máximo suportado pelo componente? ou é exatamente o valor de trabalho da Ie? Se encontrar um PNP cuja Ie for maior significa que o transistor irá suportar uma corrente maior que a especificada e o circuito funcionará normalmente?

O mesmo se aplica para os valores de Iceo e Ices?

Obrigado.

1156928358_Semttulo.jpg.44ed53e1942f30b3a83ced575b6eb1fd.jpg

IMG_20200420_131416.thumb.jpg.59dde24b3c9de5cfc82c1ca4bda6901a.jpg

Postado

Obrigado.

São 2 caminhos diferentes. Acho melhor seguir o código na peça, seria um BF862, mas não encontrei para vender no Brasil.

Você saberia me indicar um equivalente?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...