Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
  • Modem (fornecido pela operadora) - Arris TG1692a
  • Roteador - D-Link DIR-615 300Mbps
  • Roteador trabalhando como repetidor - D-Link DIR-809 dual band 750Mbps

Boa noite a todos, já estou a alguns dias quebrando a cabeça aqui e não consigo resolver um problema na minha rede,

moro em um sobrado e o ponto do modem fica no andar superior, mais ou menos no meio da casa, la esta o modem e o DIR-615 que está trabalhando como roteador.

No andar de baixo, também no centro da casa está um DIR-809 trabalhando como repetidor, eles estão sincronizador via wireless pois não foi possível passar cabeamento.

Minha internet na lógica é de 100Mb (não é fibra) porém ele varia demais quando estou conectado no roteador DIR-615 ou no repetidor DIR-809

EX:

(acabei de conferir as velocidades)

DIR-615 = 70Mbps

DIR-809 = 15Mbps

A duvida é, existe uma solução para tentar chegar a velocidade do repetidor mais próxima possível do roteador ou devo apenas aceitar essa situação?   

WhatsApp Image 2020-04-30 at 18.01.22.jpeg

WhatsApp Image 2020-04-30 at 17.59.44.jpeg

Postado

@João Gabriel Ribeiro Boa noite!

Então, um repetidor é a pior coisa que você pode colocar em uma rede. Entenda o porquê:

1. Um repetidor polui seu espaço físico pra ondas de radio Wi-fi, pois ele repete tudo o que capta pelas antenas para o roteador ao qual ele está espelhado, estando os dispositivos conectados à ele ou roteador, ele vai repetir as ondas mesmo assim. Outro problema, ele gera interferências com seu próprio roteador.

2. Pela forma com a qual ele trabalha repetindo sinais, a velocidade cai em 50%, pois metade do tempo de transmissão ele passa esperando a resposta do roteador, pra depois repeti-la pros dispositivos e vice versa.

Juntando esses dois fatores, ainda tem a laje de concreto que dificulta o espelhamento entre o roteador e repetidor, e ambos estão usando a mesma frequência de 2.4GHz. Se você não pode passar cabo, te restam duas opções:

1. Usar um EXTENSOR de sinal (não um repetidor), como este aqui por exemplo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1023629167-repetidor-extensor-wifi-1750mbps-tp-link-ac1750-re450-_JM?quantity=1#position=5&type=item&tracking_id=686f04a1-0ce2-45e6-a220-a4bb4d3aa398

2. Usar um sistema de Mesh Wi-Fi, como este por exemplo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1474557133-roteador-intelbras-twibi-wifi-mesh-fast-conjunto-2-unidades-_JM?searchVariation=52695375596&quantity=1&variation=52695375596#searchVariation=52695375596&position=12&type=item&tracking_id=b0cc1df9-815d-4385-a0b2-6829aa9fa3cb

Você poderia configurar o DIR-809 como router principal e o DIR-615 como repetidor, pra ver se o fato de o DIR-809 ter um sinal melhor, diminui a retransmissão do repetidor. Mas ainda assim está longe do cenário ideal.

• 2 semanas depois...
Postado

@Rafael Delazeri Bom dia amigo, obrigado pela resposta completa e bem formulada.. vou verificar dentro das opções que me sugeriu qual melhor se enquadra aqui, se possível sabe me dizer se é possível eu passar o cabo de rede no mesmo conduíte dos cabos de energia da casa? Ou também vou ter uma perda muito grande por conta tá interferência? 

Postado

@João Gabriel Ribeiro Oi, boa tarde! Você pode passar cabos de rede no mesmo conduíte, mas neste caso deverão ser utilizados cabos SSTP (ou STP, possui um nível a menos de blindagem que o SSTP), e evitar cabos UTP (os comuns, que geralmente são azuis ou amarelos, embora possam existir em qualquer cor). É importante você ter em mente que cabos STP são um pouco rígidos comparados aos cabos UTP, e não devem ser dobrados; veja se o conduíte tem área livre. Se você não puder passar cabos STP (blindados), lembre-se que os cabos comuns UTP não podem estar próximos a luzes fluorescentes (LED não tem problema) ou fios elétricos que alimentem algum tipo de motor (ventiladores, máquinas de lavar, micro-ondas, ar-condicionado etc). Se no conduíte que você for passar o cabo de rede tiver apenas fios do sistema de iluminação da casa você pode até mesmo usar o cabo comum UTP, mas se ligar algum equipamento elétrico com motor, você vai ter muita interferência, a ponto de não conseguir transmitir naquele momento.

Postado
11 horas atrás, Rafael Delazeri disse:

luzes fluorescentes

Serio kkk,

Deve ser por isso que tem hora que ate mesmo 5ghz da umas quedas a noite, pode ser as lampadas.

Minha casa é da epoca que usa ainda reator + starter nas florescente kk e sao muitas.

Varios dos fio de rede balatinho, vão para todos os cantos da casa. ate na garagem tem fio de rede com roteadores.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!