Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas, estou estudando o conceito de Composição em Pyhton, OO. Nesse caso, estou tentando entender como se dá a ligação entre duas classes e seus objetos. Minha dúvida é: Dado que, ao criar um objeto, seria reservado um espaço na memória para o mesmo, esse espaço inclui o objeto pelo qual é composto?

Exemplo:

class Cliente:
    def __init__(self, nome, idade):
        self.nome = nome
        self.idade = idade
        self.enderecos = []

def insereEnderecos(self, cidade, estado):
        self.enderecos.append(Endereco(cidade, estado)) #Aqui é criado o objeto em questão

def listaEnderecos(self):
        for endereco in self.enderecos:
            print(endereco.cidade, endereco.estado)

class Endereco:
    def __init__(self, cidade, estado):
        self.cidade = cidade
        self.estado = estado

Nesse exemplo, o objeto da classe "Endereco" está sendo armazenado no espaço de memória reservado para seu respectivo cliente? Seria por isso que, ao deletar um cliente, é deletado também o respectivo endereço?

Grata desde já! :)

Postado

@milhodasilva Bom, acredito eu que Python não é a melhor linguagem para se iniciar estudando sobre memória. Como Python interpreta tudo como objetos (sem considerar os "tipos primitivos") e ainda você consegue dinamicamente criar atributos para os objetos, o Python "reserva bastante memória" por que ele "não sabe o quanto vai precisar de memória" para fazer o código realizar todas as operações.

Exemplo: como ele vai saber que aquele array enderecos é um array de int (que são 4 bytes) ou um array de objetos de uma classe que ocupa 1mb? Inclusive o Python trata diferentemente a memória de objetos e não objetos.

Recomendo uma leitura mais aprofundada sobre como funciona o gerenciador de memória no Python/CPython.