Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Após fazer um diagnóstico da situação do meu pc, o técnico constatou que minha placa de vídeo (GTX 1050 TI) queimou, minha placa-mãe (Gigabyte B150M-GAMING 3 DDR4) está com defeitos (segundo ele, foi provavelmente o motivo pelo qual minha placa de vídeo queimou) e a fonte está intermitente. Com isso, basicamente restaram meu processador, um Core i7 7700, 2 memórias RAM de 4 Gb, 1 cooler, o HD e um SSD.

Eu montei esse setup acima há cerca de 3 anos e, como não o estava utilizando para jogar, durante esse meio-tempo vim utilizando a Placa de vídeo onboard dele sem problemas.

Agora, eu gostaria de tentar montar um PC basicamente para jogar e streamar ocasionalmente os jogos CS:GO e Valorant com boa qualidade.

Vale a pena aproveitar o Processador para montar esse pc? E, utilizando o processador, quais seriam as melhores opções de setup (placa-mãe + Placa de vídeo) para que eu tenha um pc de qualidade para esse objetivo, considerando que devo adquirir mais 8Gb de RAM. Estou tendo bastantes dificuldades de identificar qual placa-mãe vale a pena ser comprada em virtude da 8ª e 9ª geração estarem mais presentes e, considerando o boom no preço dos hardwares atualmente, também não sei se alguma opção ficou mais atraente que outra em virtude do preço atual, tanto para placas mãe quanto para placas de vídeo.

Alguém poderia ajudar?

Postado

@Vinicius Castilho Teixeira o i7 7700 não é um processador ruim, o problema é encontrar placa-mãe pra ele, já que a Intel muda de soquete quase toda geração. Talvez fosse melhor vender pra alguém que já tem a placa-mãe e migrar de plataforma. Os processadores equivalentes ao seu i7 hoje são os Core i3 10ª geração e os Ryzen 3 3100/3300X, recomendo investir nos AMDs.

Mas independente do que for fazer, não deixe de comprar um fonte boa, não falo de potência, falo de qualidade. Não sei que fonte você usava antes, mas tem cara de ser fonte ruim pelo estrago que ela fez, dificilmente uma boa fonte dá defeito com poucos anos de uso, a menos que esteja sendo usada com equipamentos nocivos (estabilizadores, por exemplo). Qual era o modelo da fonte?

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Oi, Guilherme. Obrigado pela resposta.

A fonte é uma EVGA 500W 80 Plus White 100-W1-0500-KR. Não sei o quão boa é, mas me indicaram agora comprar uma da CORSAIR.

Nunca utilizei estabilizador, mas também não uso no-breaks ou coisa do tipo. Deixo meu pc ligado diretamente na tomada. Isso é ruim?

De fato está bastante difícil achar uma placa-mãe que seja compatível com o i7 7700 e com meu objetivo. Saberia estimar mais ou menos o preço que vale meu processador hoje?

Postado
2 horas atrás, Vinicius Castilho Teixeira disse:

A fonte é uma EVGA 500W 80 Plus White 100-W1-0500-KR. Não sei o quão boa é, mas me indicaram agora comprar uma da CORSAIR.

Já ouvi algumas pessoas condenando a EVGA, mas aí já não sei dizer pra você se ela chega a ser ruim a ponto de causar isso que fez no seu PC. Mas essas fontes 80 Plus White costumam ter componentes bem inferiores aos modelos 80 Plus Bronze. Apesar do selo 80 Plus só se referir à eficiência, esses modelos costumam ser bem mais simples para ter um preço reduzido. Os modelos 80 Plus White da Corsair eu também não recomendo, somente os modelos CX que são 80 Plus Bronze, ou modelos superiores. Existem opções boas de marcas nacionais com preços interessantes, como a PCYes e até as fontes da Pichau, por exemplo, que foram aprovadas pelo teste do TecLab.

Nunca utilizei estabilizador, mas também não uso no-breaks ou coisa do tipo. Deixo meu pc ligado diretamente na tomada. Isso é ruim?

É muito melhor usar direito na tomada do que com equipamentos duvidosos. O que eu recomendo além disso é usar um bom filtro de linha da marca Campler para uma proteção adicional.

De fato está bastante difícil achar uma placa-mãe que seja compatível com o i7 7700 e com meu objetivo. Saberia estimar mais ou menos o preço que vale meu processador hoje?

Meio complicado entrar nesse assunto, pois se você pesquisar o valor que vendem qualquer modelo de Core i7 por aí, vai ver que são valores bem elevados, pois os Core i7 são super valorizados. O novo Core i3 10100 e o Ryzen 3 3300X, que seriam os equivalentes ao seu i7, estão saindo por R$950-1000 novos nas lojas online (isso por conta da alta do dólar e por terem saído há poucos dias). Mas não duvido nada achar esse i7 7700 sendo vendido por R$1500-2000 usado.

Postado

o i7 7700 ainda consegue rodar quase tudo.

Tenho um com 16GB de ram 2400 mhz e uma 1070 de 8GB.

90% dos jogos que eu jogo a CPU está a 30%/50% e a placa de vídeo sempre 80%/90%, acho que o i7 7700 consegue rodar com uma 2070 sem dar muito gargalo, eu cravei o meu em 4Ghz.

Postado

@Victor zacaron a questão não é ele conseguir rodar ou não os jogos, apesar de ser um bom processador, ele ainda perde para o intermediário Ryzen 5 3600 (principalmente em multitarefas, que é o foco do i7 na maioria dos casos), o que não justifica o preço que vendem por aí. Além disso o colega não conseguirá encontrar placa-mãe compatível com o processador à venda, tornando difícil utiliza-lo de novo.

Postado

Valeu, galera. Nem sei como agradecer. A verdade é que entendo muito pouco de hardware.

@GuilhermeGB considerando que já notei que você tem muito mais experiência que eu, vou me permitir fazer essa pergunta: Pensando em um budget médio de 5K, com foco nesse objetivo de streamar e jogar Valorant/CS:GO em alta qualidade, que combinação de peças (processador, placa-mãe, placa de vídeo, RAM) você compraria agora?

Com base no você falar vou tentar dar uma pesquisada.

Dei uma olhada no Ryzen 5 3600 e parece que além de estarem mais disponíveis à venda, esses processadores da AMD são bem mais baratos que os da Intel atualmente. Então talvez de fato seja um bom ponto de partida, né? Placa de vídeo um amigo me recomendou a GTX 1660 TI, mas nem sei se ela seria compatível com AMD.

Postado

@Vinicius Castilho Teixeira estou há alguns meses  acompanhando de longe as mudanças, então não vou poder indicar uma configuração exata, mas posso te dar um norte pra você pesquisar um pouco melhor. Pessoalmente não penso em comprar alguma coisa agora, estou assustado com os preços, mas não sei nem vão voltar ao normal tão cedo (se voltarem).

-Processador: R3 3300X já está de bom tamanho para uma placa de vídeo como a 1660 Ti, e é equivalente ao seu i7, levaria até placas mais potentes. O R5 3600 deve ficar um pouco apertado no orçamento, mas é uma boa opção se couber.

-Placa-mãe: é um assunto meio complicado isso, pois vai depender de como vai usar o PC (overclock/sem overclock, TDP do processador), mas o chipset é o B450, pra ter compatibilidade com a próxima geração Ryzen 4000. O pessoal tende a recomendar os modelos com dissipador no VRM do processador pra não ter superaquecimento com overclock nem usando processadores mais potentes. O modelo Aorus da Gigabyte tende a ser um dos melhores, um dos mais caros também, mas acredito valer o investimento pensando na possibilidade de usar com processadores mais potentes da próxima geração. Pode ser uma boa se pegar ela com o 3300X e daqui uns anos mudar para um Ryzen 5 ou Ryzen 7 da nova geração.

-Memórias: Por enquanto você pode usar as suas memórias mesmo, adicionando mais um pente de 8GB (2666/3000/3200MHz) pra totalizar 16GB. Se suas memórias atuais tiverem frequências mais baixas que essa (muito provavelmente terão), as novas memórias vão trabalhar todas na frequência mais baixa. Futuramente você pode comprar mais outro pente de 8GB e usar dois iguais. A frequência da memória tende a afetar um pouco o desempenho geral dos processadores Ryzen.

-Placa de vídeo: a GTX 1660 Ti atenderia o nível de desempenho da antiga 1070, a 1660 SUPER (um pouco melhor) também é uma opção. A AMD só tem a RX 5600XT que está um nível acima, e também custa bem mais caro. Abaixo da 5600XT tem a 5500XT que estaria no nível da GTX 1650 SUPER (nível um pouco acima da GTX 1060). E não existe esse história de incompatibilidade Intel+AMD ou AMD+NVIDIA, tudo funciona numa boa.

-Fonte: os modelos 1660 tem um consumo de energia bem baixo, o R3 3300X também não consome muito. Uma fonte de 450W da boa qualidade dá conta tranquilamente, inclusive eu uso uma de 350W há alguns anos com uma configuração mais antiga que deve ter um consumo de energia parecido. Se quiser investir em uma maior, não passe de 550W, pois nenhuma configuração gamer normal iria precisar mais do que isso (não me refiro a configurações extremas com várias placas de vídeo e overclock pesado). As marcas que recomendo são Corsair ou PCYES, por exemplo. Existem opções boas de outras marcas, mas aí tem que analisar com mais cuidado, pois nem todas de algumas marca são boas opções.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...