Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi galera, eu tenho uma JBL Flip 4 que a bateria morreu e o conector micro USB pra carregamento ta com um mal contato, eu liguei na assistência e o conserto dos dois componentes fica mais caro que o preço que paguei na caixinha no próprio site da JBL, como a garantia também já expirou, eu quero fazer uma adaptação pra substituir a bateria por uma fonte. A questão é que não manjo muito de eletrônica e não sei como fazer a adaptação, não encontrei nenhum conteúdo que fosse direto e explicasse exatamente o que preciso fazer. O encaixe da bateria é como o da imagem abaixo, tem 5 fios, é uma bateria de 3,7V e 3000mAh, mas não sei qual corrente a minha fonte precisa ter pra deixar a caixinha completamente funcional e não causar problemas a longo prazo. Também não sei em quais fios tenho que ligar à fonte exatamente. 

image.png.ff25d12ca3f054e7746ed180e73ae6ce.png

Edit 1: Quando tentei extrair a bateria antiga acabei separando os fios junto com a plaquinha que tem na bateria, parecem intactos, apesar de ter empenado um pouco a plaquinha.

image.png.dad4ebcef50742580894acea7bd44926.pngimage.png.8cb69f474f8f684169066b3d9530ccfb.png

Postado

Pode ser uma fonte de 4,2 V (maior tensão quando a bateria está carregada e 3A (para que ela não desligue em alto volume). Fio preto e vermelho (são dois apenas para passagem de maior corrente). O branco provavelmente é de temperatura para limitar o carregamento quando a bateria está quente. Pode ignorar. Caso queira, você pode adaptar uma bateria 18650 de célula de notebook nela.

Dica: a qualidade superior dessas caixinhas se deve a elas serem seladas (isto é, o ar interno não pode escapar por nenhuma fresta), quando montar novamente certifique que ela está bem vedada.

• Curtir 1
Postado

@mattaus  Mas eu pego qual fio preto e vermelho, tem dois, ou eu posso pegar os dois e soldar no que vem da fonte? No caso dos 3A serem mais do que a caixinha necessita, existe algum efeito negativo? Ou a corrente "passa e vai embora"?

Quanto ao isolamento eu pretendo fazer um furo pra passar o cabo no espaço do "passa fio" e depois vedar com silicone pra manter ela selada, deixando uma folga de fio dentro da caixa no compartimento pra bateria que ta vazio pro caso de precisar abrir a caixinha de novo.

image.png.9d796ad271906ec8c9a9d74100d1b27b.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...