Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Estive olhando em alguns outros tópicos, inclusive respondendo neles pra ver se consigo uma ajuda, ainda sem sucesso.

A questão é a seguinte, em momentos completamente aleatórios o PC perde sinal de vídeo, os fans vão a 100% e só sai desse estado quando forço o desligamento pelo botão power.

Primeiramente, achei que era VGA (Galax GTX 1060 3GB), fiz testes com o FurMark, nenhum erro e temperatura nunca passou dos 60°. Testei a VGA em outro PC, tanto em jogos quanto em ferramentas de stress, nada de erros.

Depois fiz testes na RAM (2x8gb HyperX DDR3 1866) com o MemTest, com os 2 instalados, e depois com 1 de cada vez, nenhum erro.

Fiz um teste geral com o OCCT, estressando tudo, CPU (AMD FX-8350 (CPU não passa dos 35° com o Water Cooler)), VGA, RAM, fonte... Nenhum erro acusado , mas em todos esses testes hora ou outra o PC fazia a mesma coisa, perdia sinal de vídeo e fans em 100%. 

Por último verifiquei os HDs, uso um SSD 120gb SanDisk para o Windows, e outros 4 HDs para dados. Usando o HD Tune, verifiquei todos, nenhum erro grave foi acusado. 

Enfim, desconfio da fonte (Corsair GS700), pois ela já aguentou muitos anos de quedas e picos de energia aqui na região. Mas queria ter certeza, pois se eu acabar trocando de fonte, e o problema persistir é complicado. No atual momento do país, nem tenho certeza de consigo comprar uma fonte nova, imagina o restante do hardware.

P.S.: A ponte norte da Mobo (Gigabyte GA-970-GAMING) esquenta muito, a ponto de quase queimar o dedo se encostar no dissipador, será que é normal?

Postado

@Paulo Ramires Essa fonte é excelente, tem quanto tempo de uso?  Possa ser que ela ja não esteja funcionando corretamente.

Em relação a north bridge, o dedo não é um parametro bom pra medir temperatura, mas se a NB for por travas, dá pra colocar um pouco de pasta termica.

Postado

@Felipe Barbosa Melo , boa noite meu caro, pois é, essa fonte deve ter seus quase 6 anos de uso. Fui atrás de uma fonte realmente boa, pra não passar por esses problemas, mas acho que chegou a hora né?

O que ainda me deixa bem confuso, é a aleatoriedade em que o PC trava desse jeito. Por vezes, mesmo ao ligar o PC, ele nem entra no Windows e já trava. Ou as vezes fico assistindo filmes por um dia inteiro e ele não trava, mas em outro momento, basta tentar renomear um arquivo, ou editar uma planilha de Excel e pronto, perco sinal e os fans vão a 100%. Isso realmente pode ser sintoma de fonte falecendo?

Peguei um termômetro aqui em casa e coloquei na NB pra testar, quando passou de 60° o termômetro deu erro...

Postado
1 minuto atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Paulo Ramires Provavelmente é a fonte mesmo, ela está ligada a estabilizador, filtro de linha ou direto na tomada?

60 graus é normal, tanto a SB quanto a NB costumam esquentar assim.

O PC está ligado em um filtro de linha genérico de 6 tomadas, existem outros aparelhos ligados juntos há muito tempo (anos na verdade). O fato vem ocorrendo há cerca de 1 mês...

Postado

@Paulo Ramires Filtro de linha generico não chega a provocar comportamentos erráticos no computador, só não passam de extensões comuns com um disjuntor. Mas, se ele for muito vagabundo e como está cheio de equipamentos nele, tente fazer  o teste direto na tomada

Postado
11 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Paulo Ramires Filtro de linha generico não chega a provocar comportamentos erráticos no computador, só não passam de extensões comuns com um disjuntor. Mas, se ele for muito vagabundo e como está cheio de equipamentos nele, tente fazer  o teste direto na tomada

Ok, fazendo o teste agora, caso aconteça de ele travar novamente aviso por aqui. 

Obrigadão meu caro. 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Felipe Barbosa Melo

Em 15/06/2020 às 20:52, Paulo Ramires disse:

Ok, fazendo o teste agora, caso aconteça de ele travar novamente aviso por aqui. 

Obrigadão meu caro. 

Boa noite,

Fiz o teste direto na tomada, sem sucesso, o problema persistiu.

Hoje consegui pegar esses relatórios de erro que anexei ao post, será que eles podem dar mais alguma ideia do problema?

relatorio erro erro hardware- 27-06 - 17h55.png

relatorio erro appcrash - 27-06 - 17h55.png

Postado
15 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Paulo Ramires Quando tu testou 1 pente por vez continou a congelar?

Quando eu fiz o teste com eles separados, no MemTest, não ocorreu nenhum congelamento... 

Vou testar ele em uso normal com apenas 1 pente e ver se ele congela novamente, daí dou um retorno aqui, obrigadão...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!