Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá tudo bem? esse é meu computador:

SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s

3x Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16

Placa de Vídeo ASRock AMD Radeon RX 590 OC 8GB, Phantom Gaming X

Fonte pichau nidus 500W

Processador AMD Ryzen 5 3600X Cache 32MB 3.8GHz (4.4GHz Max Turbo) AM4, Sem Vídeo

Gabinete Sharkoon TG5 Green Vidro Temperado 4mm Led Fan 12cm ATX

Teclado Gamer HyperX Alloy Core, RGB, ABNT2 - HX-KB5ME2-BR

Mouse Gamer HyperX Pulsefire Core RGB 6200 DPI - HX-MC004B

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

Como pode ver pelo titulo, estou querendo aprender como instalar um dissipador VRM para minha placa-mãe. A Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4 é uma ótima placa, mas tem um problema: não tem dissipador. Eu comprei ela mesmo sabendo disso, devido a uma incrível promoção (comprei a placa por 350 reais)

Meu processador é um ryzen 5 3600x e não pretendo fazer overclock (mesmo sendo da série X, comprei porque tava o mesmo preço do 3600). Mesmo com tudo isso em jogo, pretendo instalar um dissipador VRM na placa, pois aqui na minha cidade em dias quentes fazem 40 graus.

Não consigo achar vídeos na internet de como instalar dissipadores vrm, alguém tem uma dica? porque a placa tá pegando fogo quando faz 40 graus aqui...

Eu deveria realmente instalar dissipadores? existe outra alternativa? tem algum problema em instalar dissipadores?

Agradeço de antemão!

Postado

Vale ressaltar que primeiramente você precisa saber se realmente precisa de dissipação no VRM. Apesar de ser assustador, mas VRMs sem dissipação passiva com CPU stock, são tecnicamente "preparados" para aguentar 80, 90 graus.

Entretanto se mesmo assim você não fique confortável.

Vejo duas formas de como conseguir um dissipador de VRM

1º Comprando uma placa-mãe sucata no ferro velho que tenha o mesmo.

2º No ML existem VRMs genéricos pra comprar só pesquisar "VRM dissipador"

Conseguindo-os, vem o mais difícil, que é instala-los de forma eficiente...

Essa sua placa-mãe não tem os furos de fixação do dissipador, que geralmente usam travas de pressão de plástico, e fazer esses furos está completamente fora de cogitação.

Então...

Existe uma "gambiarra que já fiz em uma MOBO bem antiga, e que eu não tinha pena de "estraga-la", digo estragar, porque é uma solução adaptada que tecnicamente não tem mais volta.
Lembrando, se você fizer isto, perderá a garantia da sua MOBO e a originalidade dela, sem contar que estará fazendo uma modificação sem garantias que terá a mesma eficiência de um dissipador instalado de fábrica. Comigo funcionou, mas existem os riscos.

Basicamente, é a adição de 2 pequenos calços de borracha na duas extremidades da área dos VRMs, esses calços eu colei com Araldite na MOBO, após isso, coloquei um termal pad muito fino em cima dos VRMs, e por final, colei o dissipador em cima dos calços também com araldite. Coloquei um peso em cima, por mais ou menos 3 horas para a fixação.

É muito importante que a altura dos VRMs + Termal Pad seja idêntica ou muito próxima da altura dos Calços, caso os calços fiquem mais altos, a dissipação não acontecerá, pior, ficará mais quente que sem qualquer dissipação, pois o dissipador além de não estar encostando nos chips, estará bloqueando a passagem de ar. TENHA MUITO CUIDADO.

Obs: Se puder arranjar um sensor de temperatura à laser, ajudará. 
Obs: O motivo de ser uma solução fixa e sem volta é pelo Araldite, é uma cola absurdamente forte, eu escolhi este tipo de cola, pois aguenta temperaturas altas, colas como "SuperBonder" não aguentam temperaturas acima de 70, 80 graus.

É uma solução bem simples e barata para dissipar algumas placas.

Fiz um desenho bem tosco para ilustrar a ideia.

Lembrando, faça por sua conta em risco.

Sem título.jpg

Postado
55 minutos atrás, Filipe Araujo disse:

Vale ressaltar que primeiramente você precisa saber se realmente precisa de dissipação no VRM. Apesar de ser assustador, mas VRMs sem dissipação passiva com CPU stock, são tecnicamente "preparados" para aguentar 80, 90 graus.

Entretanto se mesmo assim você não fique confortável.

Vejo duas formas de como conseguir um dissipador de VRM

1º Comprando uma placa-mãe sucata no ferro velho que tenha o mesmo.

2º No ML existem VRMs genéricos pra comprar só pesquisar "VRM dissipador"

Conseguindo-os, vem o mais difícil, que é instala-los de forma eficiente...

Essa sua placa-mãe não tem os furos de fixação do dissipador, que geralmente usam travas de pressão de plástico, e fazer esses furos está completamente fora de cogitação.

Então...

Existe uma "gambiarra que já fiz em uma MOBO bem antiga, e que eu não tinha pena de "estraga-la", digo estragar, porque é uma solução adaptada que tecnicamente não tem mais volta.
Lembrando, se você fizer isto, perderá a garantia da sua MOBO e a originalidade dela, sem contar que estará fazendo uma modificação sem garantias que terá a mesma eficiência de um dissipador instalado de fábrica. Comigo funcionou, mas existem os riscos.

Basicamente, é a adição de 2 pequenos calços de borracha na duas extremidades da área dos VRMs, esses calços eu colei com Araldite na MOBO, após isso, coloquei um termal pad muito fino em cima dos VRMs, e por final, colei o dissipador em cima dos calços também com araldite. Coloquei um peso em cima, por mais ou menos 3 horas para a fixação.

É muito importante que a altura dos VRMs + Termal Pad seja idêntica ou muito próxima da altura dos Calços, caso os calços fiquem mais altos, a dissipação não acontecerá, pior, ficará mais quente que sem qualquer dissipação, pois o dissipador além de não estar encostando nos chips, estará bloqueando a passagem de ar. TENHA MUITO CUIDADO.

Obs: Se puder arranjar um sensor de temperatura à laser, ajudará. 
Obs: O motivo de ser uma solução fixa e sem volta é pelo Araldite, é uma cola absurdamente forte, eu escolhi este tipo de cola, pois aguenta temperaturas altas, colas como "SuperBonder" não aguentam temperaturas acima de 70, 80 graus.

É uma solução bem simples e barata para dissipar algumas placas.

Fiz um desenho bem tosco para ilustrar a ideia.

Lembrando, faça por sua conta em risco.

Sem título.jpg

Obrigado. Diga-me, caso eu não queria fazer isso, vale a pena investir a ventilação do gabinete? Meu gabinete tem o cooler da CPU, 3 coolers de entrada de ar frio e 1 para tirar o ar quente. Estava pensando em por mais 3 coolers, para ter um gabinete assim: 3 coolers botando ar frio para dentro e 4 coolers tirando o ar quente.

Vi num site dizendo que é mais importante tirar o ar quente, do que por ar frio para fora.

Acha que se eu der esse up no gabinete, posso ficar de boa?

Outra coisa, estou para viver em portugal daqui a um tempo, lá para fevereiro do próximo ano estou indo. Lá as temperaturas são bem mais frescas, mas eu fico aflito com medo de perder a placa até lá... Então, faço isso? dou um update no gabinete, melhorando o fluxo de ar e espero, ou arrisco por um dissipador na placa-mãe?

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Isaque Valdez disse:

Obrigado. Diga-me, caso eu não queria fazer isso, vale a pena investir a ventilação do gabinete? Meu gabinete tem o cooler da CPU, 3 coolers de entrada de ar frio e 1 para tirar o ar quente. Estava pensando em por mais 3 coolers, para ter um gabinete assim: 3 coolers botando ar frio para dentro e 4 coolers tirando o ar quente.

Vi num site dizendo que é mais importante tirar o ar quente, do que por ar frio para fora.

Acha que se eu der esse up no gabinete, posso ficar de boa?

Outra coisa, estou para viver em portugal daqui a um tempo, lá para fevereiro do próximo ano estou indo. Lá as temperaturas são bem mais frescas, mas eu fico aflito com medo de perder a placa até lá... Então, faço isso? dou um update no gabinete, melhorando o fluxo de ar e espero, ou arrisco por um dissipador na placa-mãe?

Olha, você precisa fazer um sistema chamado "Push N Pull" basicamente é succionar o ar por baixo ou frente e expelir pra cima. É mais "eficiente" expulsar o ar para cima pois o ar quente tende à subir por ser mais leve. Se puder colocar 3 Fans 120mm pra puxar, e 3 para expulsar pra cima, seria legal. Se sua fonte aguentar, seria bom também colocar todos os coolers na ventilação máxima, pelo menos só enquanto jogar, você consegue isso no afterburner ou na Bios. E sempre monitore as temperaturas jogando...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...