Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Faz alguns dias que venho percebendo meu PC extremamente lento para iniciar (mesmo com SSD, o que levava menos de 1 minuto agora está levando uns 3 ou 4) e quando inicia ainda demora horrores para começar a funcionar os programas, exemplo Outlook. Ele está igual carro velho, tem que esperar aquecer, depois que aquece vai de boas.

Alguém conhece alguma solução? Já me falaram que pode ser o processador que está indo para pro saco mas não sei como faço um teste pra constatar. Existe algum software que realiza uma varredura para saber da "saúde" dos componentes?

Inclusive como falei, depois de alguns (vários) minutos ele começa a funcionar normal. Ultimo jogo que estava jogando nele foi Star Wars Jedi Fallen Order e rodava tranquilamente no máximo sem gargalos.

Quem puder ajudar ficarei grato.

(abaixo segue as configurações do meu PC)

- Processador: AMD Ryzen 5 1600 3.20Ghz
- placa-mãe: Asus Prime A320M-K/BR
- Memória Ram: 24gb (1 pente 8gb Crucial 2400Mhz e 1 pente 16gb Crucial 2666Mhz)
- Placa Vídeo: Nvidia Geforce GTX 1060 6gb Galax
- Fonte: Corsair VS 600
- Armazenamento: 1 SSD 500gb e 2 HD de 1tb cada

Postado

pode ser um dos seus HDs que pode estar com problema. Um jeito fácil e rápido para verificar isso é iniciar o sistema operacional sem os dois HD ligados e ver quanto tempo ele leva para iniciar.

Outro ponto é se você não possui algum malware que foi instalado sem seu consentimento na sua máquina. você pode verificar no gerenciador de tarefas se não tem nenhum programa chamado Segurazzo ou outro programa mascarado como antivírus.

Você também pode usar o crystal disk para testar a saúde do SSD para descargo de consciência.

Postado
6 minutos atrás, Samuel Perini disse:

pode ser um dos seus HDs que pode estar com problema. Um jeito fácil e rápido para verificar isso é iniciar o sistema operacional sem os dois HD ligados e ver quanto tempo ele leva para iniciar.

Outro ponto é se você não possui algum malware que foi instalado sem seu consentimento na sua máquina. você pode verificar no gerenciador de tarefas se não tem nenhum programa chamado Segurazzo ou outro programa mascarado como antivírus.

Você também pode usar o crystal disk para testar a saúde do SSD para descargo de consciência.

@Samuel Perini, então amigo, o teste desativando o HD já fiz e infelizmente continua a lentidão (inclusive estou agora no PC somente com o SSD). Outra coisa que fiz foi limpar alguns arquivos (musicas, fotos, seriados, filmes...) que estavam ocupando um pouco de espaço, com isso o SSD ficou com 146/446 (300gb livre). Estou agora colocando o Windows para atualizar para ultima versão (2004) e ver se vai melhorar. Caso não vou tentar executar algum Antivirus (mas tenho quase certeza que não é pois a lentidão começa até no boot). Por ultimo (coisa que estou evitando ao máximo) é formatar.

Mesmo assim agradeço aí pela ajuda e vou manter informado.

Postado
1 minuto atrás, Samuel Perini disse:

@Bruno Djauro Antes de formatar você pode verifica quantos programas estão inicializando com o windows nas configurações do sistema.

Desativa tudo que não for do windows e reinicia o sistema

@Samuel Perini então, isso estou ligado também, inclusive uso o Advanced SystemCare que ajuda a otimizar. O que ocorre é que do nada começou dar essa zika. E não é nem por uso de memoria, processador e disco pois isso verifico no gerenciador de tarefas e está com baixo percentual. Eu estou achando que é problema de Hardware, placa-mãe ou processador, espero que esteja errado. Vou fazendo os testes aqui.

Postado

@Samuel Perini, consegui resolver o problema, foi só atualizar o Windows para ultima versão (2004). Fiquei até espantando com o arranque do boot, fez em 28s. Agora sim, a principio, o PC voltou ao normal.

Agradeço ao amigo pelas dicas, forte abraço.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...