Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia aí rapaziada,

tô com um pc aqui que to querendo trocar o processador dele, que atualmente é um Sempron 145. Minha placa-mãe é a mCP61M-M3, e quero continuar usando a mesma, por mais que seja bem antiga e "fraca" e não aguente processadores de bom desempenho.

Queria saber de vocês qual é o melhor processador que eu posso colocar utilizando esta placa-mãe, estou entre:

- Phenom II X6 1055t (2.80GHz) ou 1065t (2.90GHz)

- Phenom II X4 960 (3.30GHz)

- Phenom II X2 570 (3.50GHz)

Os processadores de 6 núcleos são sempre as melhores escolhas, por mais que as de menos núcleos possuam menos frenquência (GHz)?

Obrigado desde já a quem puder me ajudar aí,

abraços.

• Membro VIP
Postado

Vai depender do que você quer fazer aí. O chipset desta placa é um nForce antigo, possui link HT capado, além do VRM ser horrível. Eu tacaria um Athlon II X4 aí no máximo, inclusive visando gastar pouca grana em hardware obsoleto.

No ML você deve achar por 50~100 pilas, Athlon II X4 630 ou similar.

Quanto a frequência e núcleos, como eu já disse irá depender do que você vai fazer aí. Pra joguinhos (leves), vá na frequência.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Phoenyx disse:

Vai depender do que você quer fazer aí. O chipset desta placa é um nForce antigo, possui link HT capado, além do VRM ser horrível. Eu tacaria um Athlon II X4 aí no máximo, inclusive visando gastar pouca grana em hardware obsoleto.

No ML você deve achar por 50~100 pilas, Athlon II X4 630 ou similar.

Quanto a frequência e núcleos, como eu já disse irá depender do que você vai fazer aí. Pra joguinhos (leves), vá na frequência.

Obrigado pela ajuda irmão. Mais duas perguntas:

Vi alguns vídeos no youtube de como ativar o segundo núcleo do meu Sempron, transformando ele num Athlon II X2 4400e, isso é mesmo possível? kkk

E porque um Athlon e não um Phenom? Visando que posso gastar um pouco mais do que 50~100 reais, um Athlon teria melhor desempenho do que um Phenom com essa minha placa-mãe?

• Membro VIP
Postado

@Retiaveliko Porque são processadores obsoletos. A não ser que você ache um Phenom II X4 muito barato, eu não colocaria mais de 100 pilas nesta brincadeira não. A diferença de desempenho entre ambos é muito pequena, especialmente hoje.

E sim, é possível o desbloqueio. Se sua placa suportar o recurso, teste. Mas isto não significa que a máquina ficará estável, dependerá da sorte, deste segundo núcleo não estar avariado e portanto desligado.

• Amei 1
Postado
14 horas atrás, Phoenyx disse:

@Retiaveliko Porque são processadores obsoletos. A não ser que você ache um Phenom II X4 muito barato, eu não colocaria mais de 100 pilas nesta brincadeira não. A diferença de desempenho entre ambos é muito pequena, especialmente hoje.

E sim, é possível o desbloqueio. Se sua placa suportar o recurso, teste. Mas isto não significa que a máquina ficará estável, dependerá da sorte, deste segundo núcleo não estar avariado e portanto desligado.

Obrigado irmão, sanou todas minhas dúvidas. Agradecido!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Retiaveliko Tamos aí brother.

E só pra deixar claro, a questão toda é a eficiência vs valor.

Em equipamento velho, se você passa de uma faixa de custo seria melhor vender tudo, juntar mais money e montar algo recente e eficaz para não haver desperdício, pois você nunca terá o desempenho de hoje. É tudo um jogo de balança aí, de ver até onde compensa.

Por exemplo, um Ryzen 2200G usado você acha por aí (ML), mesmo na pandemia, por ~400 pilas (no Ali sai metade disso aí). Ele é 10x mais forte que qualquer Phenom e já possui video onboard similar a uma GTX 650. Entende que a matemática não bate?

É isso, qualquer coisa só falar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!