Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou preocupado com a temperatura do meu ryzen 7 3700x. Tenho uma Aorus Elite x570 e minha fonte é uma Corsair TX750 (antiga). Estava jogando COD MW ontem e olhei o hw monitor tava 102ºC. Desliguei o jogo na hora e abri o gabinete. Meu gabinete é grande e arejado. Tenho 2 Fans ( um na frente puxando o ar e um atras jogando pra fora) a 1000RPM e o wrath prism (cooler stock dos ryzen 3rd gen) a 3000RPM. Hoje limpei o pc inteiro, desmontei o gabinete, troquei a pasta térmica stock para uma akasa silver (9.24 W/m ºC) fui fazer o stress test prime95 com o gabinete fechado bateu 100ºC e com o gabinete aberto e um ventilador gigantesco (somado aos outros sistemas de refrigeração que citei anteriormente) assoprando ar pra dentro ficou em 95ºC. O pc Idle com gabinete aberto fica entre 50 e 60 graus. O pc idle com o gabinete fechado fica entre 60 e 70 graus. Só de abrir o menu do cod foi pra 82 graus. Jogando valorant teve mínima de 69 maxima de 90 graus. O que fazer?

• Membro VIP
Postado

Cara, onde você mora? Porque a temperatura ambiente deve estar um forno para atingir tais temperaturas.

Qual é o gabinete? Você o deixa em local arejado?

Postado

Se a ventilação é tão boa(descreva melhor com marca e modelos dos FAN, e o nome do gabinete) só pode ser problema de montagem, mas fale mais do restante da configuração.

Postado

sobre temperatura ambiente, está 15 graus. tem 2 fans coolermaster um na frente e outro atras bem antigos que estão rodando a 1000rpm. Vou enviar fotos do pc pra vocês verem como está. E vou deixar em anexo uma imagem do gráfico da tensão que me preocupa pelo fato da fonte mesmo sendo corsair TX 750, tem aproximadamente 10 anos de uso. 1569495175_WhatsAppImage2020-08-26at22_54.19(1).thumb.jpeg.e1475355fc86d446e3121bdaa705d92c.jpeg
Aqui vão53127044_WhatsAppImage2020-08-26at22_54_18.thumb.jpeg.103395eefbdf79d853e8834c6299cf31.jpeg 

WhatsApp Image 2020-08-26 at 22.54.19 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-08-26 at 22.54.19.jpeg

adicionado 1 minuto depois
agora, abous disse:

sobre temperatura ambiente, está 15 graus. tem 2 fans coolermaster um na frente e outro atras bem antigos que estão rodando a 1000rpm. Vou enviar fotos do pc pra vocês verem como está. E vou deixar em anexo uma imagem do gráfico da tensão que me preocupa pelo fato da fonte mesmo sendo corsair TX 750, tem aproximadamente 10 anos de uso assim como a fonte e o gabinete.1569495175_WhatsAppImage2020-08-26at22_54.19(1).thumb.jpeg.e1475355fc86d446e3121bdaa705d92c.jpeg
Aqui vão53127044_WhatsAppImage2020-08-26at22_54_18.thumb.jpeg.103395eefbdf79d853e8834c6299cf31.jpeg 

WhatsApp Image 2020-08-26 at 22.54.19 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-08-26 at 22.54.19.jpeg

1 hora atrás, Phoenyx disse:

Cara, onde você mora? Porque a temperatura ambiente deve estar um forno para atingir tais temperaturas.

1 hora atrás, Phoenyx disse:

adicionado 4 minutos depois

Esqueci da foto da fonte.
SPECS GERAIS:
RYZEN 7 3700x
Aorus Elite x570
8x2 DDR4 3200mhz
CORSAIR TX 750 (uso desde meu primeiro dual core)
ASUS RX 5700
3TB HD
480GB SSD

WhatsApp Image 2020-08-26 at 22.57.53.jpeg

• Membro VIP
Postado

Onde este gabinete é bem ventilado? Lembra uns Goldentec de 15 anos atrás, e tá cheio de poeira. Painel frontal totalmente tampado, fonte em cima...

Não faz sentido esta config neste gabinete.

Eu, no meu penúltimo PC, fiquei uns 3 meses sem gabinete, o hardware ficava em cima da mesa, justamente pra evitar colocar em gabinete inapropriado que eu tinha por aqui.

Postado
3 minutos atrás, Phoenyx disse:

Onde este gabinete é bem ventilado? Lembra uns Goldentec de 15 anos atrás, e tá cheio de poeira. Painel frontal totalmente tampado, fonte em cima...

Eu, no meu penúltimo PC, fiquei uns 3 meses sem gabinete, o hardware ficava em cima da mesa, justamente pra evitar colocar em gabinete inapropriado que eu tinha por aqui.

To ciente de que o gabinete é mt zoado pra spec que tenho. Mas você acha que isso é motivo pro pc aberto e com ventilador no talo na frente pegar 95ºC num stress test mano?

adicionado 0 minutos depois
5 minutos atrás, Phoenyx disse:

e sim. o gabinete tem uns 15 anos.. tenho ele desde um dual core que tive.

adicionado 2 minutos depois

@Phoenyx você acredita que só de trocar pra um gabinete que tenha fans na frente e em cima vai mudar a temperatura do processador? Porque todo o resto não passa de 45 graus.

• Membro VIP
Postado

@abous Tem muito cabo espalhado, muita restrição de ar, muita poeira.

O que você pode fazer pra minimizar aí é baixar o vcore, deve estar rodando em ~1.4v, estaciona em 1.25v.

Postado
4 minutos atrás, Phoenyx disse:

@abous Tem muito cabo espalhado, muita restrição de ar, muita poeira.

O que você pode fazer pra minimizar aí é baixar o vcore, deve estar rodando em ~1.4v, estaciona em 1.25v.

Deixo o clock automatico e muda pra 1.25v, ou tiro o clock tambem você acha?

adicionado 10 minutos depois

Desci 1% do power limit e foi pra 50 graus.

Postado
13 horas atrás, abous disse:

o gabinete tem uns 15 anos.. tenho ele desde um dual core que tive.

kkk! Esses gabinetes antigos tem sérios problemas, começa com a frontal fechada e o fonte lá em cima.E dois FAN não resfriam direito a VGA e a CPU, imagine no verão.

Essa configuração merece coisa melhor ! Pena que o preço de gabinetes foi nas alturas, deve ser devido ás dificuldades de importação.Um de seus problemas é que o coolerBOX não estão refrigerando bem esse 3700X em OC, tem muita gente substituindo por cooler melhor.Se for trocar o gabinete, garanta que tenha boas possibilidades de resfriamento(sem frontão fechado) e que seja compatível com aircoolers de pelo menos 165mm de altura, é o que estão comprando.

adicionado 2 minutos depois

O fonte está ótimo e ainda poderá usar por muitos anos.

Postado

Quando você falou que tinha um gabinete bem ventilado eu achei que era realmente um gabinete espaçoso.

Existem gabinetes na faixa dos 350~ reais que realmente são muito bons e 'compatíveis' com o seu setup.

Chega a ser um crime essa cambada de fio amontoado e esse gabinete nesse setup rs.

Postado
15 horas atrás, João V. Machado disse:

Quando você falou que tinha um gabinete bem ventilado eu achei que era realmente um gabinete espaçoso.

Existem gabinetes na faixa dos 350~ reais que realmente são muito bons e 'compatíveis' com o seu setup.

Chega a ser um crime essa cambada de fio amontoado e esse gabinete nesse setup rs.

Os cabos são da fonte. Não do gabinete. Entendo que o gabinete é velho, feio etc. Mas será que realmente um gabinete maior faria diferença? Sendo que se eu uso ele com um ventilador gigantesco apontado na CPU, continua pegando temperaturas altíssimas? Com certeza assim que tiver mais dinheiro comprarei um gabinete e um cooler melhor para o processador de qualquer forma. Sobre a fonte.. existe a possibilidade dela estar causando essa temperatura alta para meu processador?

adicionado 1 minuto depois
16 horas atrás, Phoenyx disse:

@abous Como clock automático? Você diz o overboost? Pode deixá-lo.

Power limit vai estrangular o VRM, melhor você setar por conta própria o vcore.

Se eu deixar o overboost e setar a tensão pra 1.2 por exemplo, ele limitará o clock (mhz) possível para a tensão de 1.2V?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!