Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@iFrenks 61ºC é uma temperatura bem alta pra uma placa-mãe, considerando que não seja um bug do sensor, esse fato mostra que o gabinete tem um sistema de refrigeração ineficaz ou inexistente, provavelmente os demais itens também estão superaquecendo (Processador, PLaca de vídeo, Memória).

Marca e modelo do gabinete?
Tire um print da temperatura da placa de vídeo e processador itens e poste aqui no tópico

Postado

Cara, faz assim, roda algum aplicativo para estressar seu PC, como um aida64, ou um Cinebench R20 ou r15, (melhor um teste de estresse mesmo, do que só jogar algum jogo).

Quando terminar, desliga o PC, (pode ser puxando da tomada, para ser mais eficiente, não vai danificar se fizer isso uma vez só) e depois ainda com o PC fora da tomada, põe a mão no VRM para sentir se a temperatura realmente condiz com o que o app mostra. Por que tudo isso pode ser apenas um Bug do sensor de temperatura.

Ps. Cuidado para não queimar o dedo, vai que passa de 80°C né?

adicionado 8 minutos depois

Cara, foi bom você correr atrás disso, super aquecimento focal assim, pode ser algum curto circuito

Postado
Em 28/08/2020 às 16:57, iFrenks disse:

@iFrenks

Pra uma configuração basicamente em descanso, placa-mãe e Hd batendo 50ºC existe um sério problema, imagina isso em stress.
Minha birra com esses gabinetes é que eles não dão a mínima atenção ao quesito que deveria ser mais importante que é a refrigeração.
Seu gabinete é basicamente uma estufa, lateral de acrílico e painel frontal extremamente restritivo, aliado ao fato de que as fans originais costumam ser bem fracas o ar simplesmente não entra.

Faça um teste simples, remova a frente de acrílico e refaça os testes (Monitorando as temperaturas), se minha teoria estiver correta é bem provável que elas caiam bastante.

Poste os resultados pra que possamos acompanhar o caso.

Em 29/08/2020 às 10:40, FelipeMdS disse:

Quando terminar, desliga o PC, (pode ser puxando da tomada, para ser mais eficiente, não vai danificar se fizer isso uma vez só) e depois ainda com o PC fora da tomada, põe a mão no VRM para sentir se a temperatura realmente condiz com o que o app mostra. Por que tudo isso pode ser apenas um Bug do sensor de temperatura.

Ps. Cuidado para não queimar o dedo, vai que passa de 80°C né?

@FelipeMdS
Não acho muito prudente recomendar a um usuário (Que provavelmente não entende do assunto) colocar a mão em um componente da placa-mãe, além de do risco de queimaduras visto que o VRM trabalha sempre acima dos 50ºC existe o risco de queima do equipamento. Fora que a temperatura exibida pelo sensor não é do VRM mas sim do chipset.

Outro detalhe é essa recomendação de "tirar o pc da tomada" no MÍNIMO vai corromper o sistema operacional gerando ainda mais transtorno ao usuário.

Se fosse apenas um BUG do sensor as demais temperaturas não estariam altas.

Postado

Tirei a lateral de acrílico do lado e a unica temperatura que abaixou foi o do processador e isso foi o que chamou a minha atenção pois a temperaturas em TMPIN0 e a temperatura do processador  no HWmonitor (como mostrado nas setinhas) são muito parecidas , parecem ser ambas do processador , elas sempre estão iguais , já olhando do AIDA64 o máximo que consegui pegar na placa-mãe foi 47 graus , então acredito que as temperaturas do AIDA64 estão certas.

Fiz os teste no jogo Gears 5 com tudo no alto ele e o unico jogo que levou meu processador uma vez a 69 graus.

TEMP.thumb.jpg.d07f344717efbef011f6629effc821a9.jpg

Postado

@NIGHT FALL Mano, estamos em 2020, o windows 10 não é tão ***** ao ponto de corromper poer cair a energia com ele parado olhando para o desktop, e HD só dá bloco se ele estiver em trabalho intenso quando a energia cai. Eu avisei que ele pode se queimar, é só se proteger com um pano ou sei lá, e o sensor mostra separadamente a temperatura das fases da placa (vrm) e do Chipset, acho que você não deve estar familiarizado com o HWinfo

adicionado 54 minutos depois
2 horas atrás, iFrenks disse:

Tirei a lateral de acrílico do lado e a unica temperatura que abaixou foi o do processador e isso foi o que chamou a minha atenção pois a temperaturas em TMPIN0 e a temperatura do processador  no HWmonitor (como mostrado nas setinhas) são muito parecidas , parecem ser ambas do processador , elas sempre estão iguais , já olhando do AIDA64 o máximo que consegui pegar na placa-mãe foi 47 graus , então acredito que as temperaturas do AIDA64 estão certas.

Fiz os teste no jogo Gears 5 com tudo no alto ele e o unico jogo que levou meu processador uma vez a 69 graus.

TEMP.thumb.jpg.d07f344717efbef011f6629effc821a9.jpg

Errado, 39°C como mostrado no Aida64, é a temperatura do Chipset da placa-mãe, os VRM, são as as mostradas no Hw, o problema persiste

Postado
3 horas atrás, iFrenks disse:

Tirei a lateral de acrílico do lado e a unica temperatura que abaixou foi o do processador

Absolutamente normal, pois é o único componente que tem uma fan pra direcionar o ar até ele, por isso a orientação anterior pra fazer o teste removendo a tampa de acrílico da parte frontal.

1 hora atrás, FelipeMdS disse:

@NIGHT FALL Mano, estamos em 2020, o windows 10 não é tão ***** ao ponto de corromper poer cair a energia com ele parado olhando para o desktop, e HD só dá bloco se ele estiver em trabalho intenso quando a energia cai.

Sim, ele é, na verdade eu diria que ele é tão fresco quanto o Win 7 nesse ponto.
Estou cansado de ter que recuperar instalação ou mesmo formatar máquina com Windows 10 até por simples picos de energia.

Eu avisei que ele pode se queimar, é só se proteger com um pano ou sei lá

Existem inúmeras formas de saber se existe um bug no sensor sem precisar coloca a integridade do usuário em risco.

e o sensor mostra separadamente a temperatura das fases da placa (vrm) e do Chipset

Mostra desde que a placa-mãe tenha sensor de temperatura no VRM.

acho que você não deve estar familiarizado com o HWinfo

As medições foram feitas usando CPU-ID e Aida64, não Hwinfo.

Postado
Em 31/08/2020 às 12:05, FelipeMdS disse:

@NIGHT FALL Errado, 39°C como mostrado no Aida64, é a temperatura do Chipset da placa-mãe, os VRM, são as as mostradas no Hw, o problema persiste

Então você acha que devo acionar a garantia da placa-mãe , porque não sei mais o que faço.

Postado

@NIGHT FALL Sim tirei a lateral de acrílico e tive uma media de 55 a 61 graus 

Screenshot_2.png.a1f1fae5ae9df106f9d30b799334588e.png

Nao tenho a fan 120mm na parte traseira do gabinete , sera que se eu colocar um já da uma ajudada boa ? Porque com a lateral de acrílico a temperatura aumenta consideravelmente.

ou e melhor acionar a garantia mesmo ?

a56b866c-cc64-4101-abf4-6710c374453e.thumb.jpg.f297cd7e4e1ca899496124c574f9d112.jpg

Postado
4 horas atrás, iFrenks disse:

@NIGHT FALL Sim tirei a lateral de acrílico e tive uma media de 55 a 61 graus 

Em 31/08/2020 às 08:47, NIGHT FALL disse:

Seu gabinete é basicamente uma estufa, lateral de acrílico e painel frontal extremamente restritivo, aliado ao fato de que as fans originais costumam ser bem fracas o ar simplesmente não entra.

Faça um teste simples, remova a frente de acrílico e refaça os testes (Monitorando as temperaturas), se minha teoria estiver correta é bem provável que elas caiam bastante.

Poste os resultados pra que possamos acompanhar o caso.

Remover a lateral não vai mudar em basicamente nada, visto que não há nada que faça o ar chegar aé os componentes, por isso a recomendação de remover o painel frontal (E manter o lateral fechado).

5 horas atrás, iFrenks disse:

Nao tenho a fan 120mm na parte traseira do gabinete , sera que se eu colocar um já da uma ajudada boa ? Porque com a lateral de acrílico a temperatura aumenta consideravelmente.

O problema não é a saída de ar, mas a entrada.

5 horas atrás, iFrenks disse:

ou e melhor acionar a garantia mesmo ?

Acionar garantia é por defeitos de fabricação, eu particularmente não vejo nenhum neste caso.

Postado
1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Remover a lateral não vai mudar em basicamente nada, visto que não há nada que faça o ar chegar aé os componentes, por isso a recomendação de remover o painel frontal (E manter o lateral fechado).

Refiz os testes aqui tirando o painel frontal e deixando a lateral de acrílico e o máximo que a placa-mãe (VRM) pegou foi 56 graus , esta aceitável ?

Pelo menos minha placa de vídeo rx570 que pegava 70 graus no warzone agora não passou de 62 graus , e pra uma rx570 e uma temperatura muito boa.

Screenshot_5.png.032c220622abdee7e22ae1039115b3b3.png

Postado
14 horas atrás, iFrenks disse:

Refiz os testes aqui tirando o painel frontal e deixando a lateral de acrílico e o máximo que a placa-mãe (VRM) pegou foi 56 graus , esta aceitável ?

Pelo menos minha placa de vídeo rx570 que pegava 70 graus no warzone agora não passou de 62 graus , e pra uma rx570 e uma temperatura muito boa.

5ºC a menos é uma redução considerável, porém essa temperatura não é do VRM, é do chipset. Continua alta, mas já é mais aceitável.

Verifique a temperatura dos hds, eles são um bom sensor pra se detectar super aquecimento do interior do gabinete.
Aproveite e use o Hwinfo ou o Aida pra monitorar as temperaturas, esse Hwmonitor é meio apresentando problemas.
Pra você ter como base comparativa, em fullstress, mesmo em dias quentes minha placa-mãe nunca nunca chegou em 50ºC, máximo que ví ela atingir foi 47º, eu uso a B450 Gaming/br da Asus.

Uma ideia que pode ajudar também, atualmente você tem muito ar entrando na configuração mas basicamente não tem ar saindo, provavelmente o ar deve se embolar no gabinete ao invés de seguir o fluxo, tente colocar mais umas 2 fans no painel traseiro/superior jogando ar pra fora, isso deve ajudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...