Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um R5 35000, venho tendo varias duvidas e preocupações e sou leigo no assunto. 
A temperatura do processador sempre oscilava entre 45~55º, usando somente o navegador, depois de alguns meses notei um leve aumento dessa temperatura, resolvi limpar o cooler box que uso, removi ele porém não troquei a pasta térmica pois não possuo outra, depois disso ficou oscilando entre 60~70, somente com o chrome aberto, as vezes com uns picos de 80 assim: 

image.png.4523000a14ddebfb313bf0c4334fb2b1.png

fiquei muito preocupado, procurei alguns soluções rápidas até que consiga comprar uma pasta, pesquisando vi algo sobre undervolt, que nunca fiz e nem sei como funciona, mas após ver alguns vídeos, observei que meu processador pode estar trabalhando com uma alta tensão: 

image.png.a4287e6637b348fc9f84cd68eb77dc89.png

teve um outra coisa que eu vi e que estou usando no momento, mas não sei se é o ideal pois a temperatura oscila muito bruscamente quando abro um aplicativo, que é alteração no modo de economia de energia, eu uso o modo equilibrado, fiz uma alteração no Gerenciamento de energia do processador, alterei o estado de desempenho máximo pra 85:

image.png.3be57ae4283a0cb24484af68a34f31f7.png

e instantaneamente notei a queda da temperatura e também ficou estável : image.png.2be64224714f62c5fa142a06790367f1.png

mas observando no HWmonitor, a tensão não reduziu muito e também estou vendo que a temperatura esta oscilando muito sempre que eu abro um programa ou jogo: 

image.png.4ba1b12159ba34894fe5d439f43b35fe.pngimage.png.6cd0e4c1121092bfd60a003ecb2a6e47.png 

A temperatura do gabinete esta boa, a placa de vídeo fica 35º em indle e não passa de 70 mesmo em jogos mais pesados.

Minha duvida é, qual a melhor opção no momento pra não danificar meu processador até comprar a pasta térmica ? devo considerar fazer realmente undervolt ? posso manter essa configuração do gerenciamento de energia ? devo trocar o cooler também ?

Postado
5 minutos atrás, SSPGSS disse:

Minha duvida é, qual a melhor opção no momento pra não danificar meu processador até comprar a pasta térmica ?

sim. mesmo uma implastec da vida dá conta desse processador que tem o TDP baixo. remova por completo a pasta antiga do processador e base do cooler, se possivel com alcool isopropilico também, aplique a nova e pronto. posteriormente você compra uma melhor e substitui na proxima manutençao preventiva. lembre-se que você pode limpar o cooler box da AMD sem precisar remover o dissipador, basta desparafusar a parte a fan e limpar fora do gabinete.

Postado
1 minuto atrás, carbonii disse:

@SSPGSS Qual a sua placa-mãe? e vocÊ quis dizer Ryzen 5 3500 né...

AORUS B450 M, sim Ryzen 5 3500

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

sim. mesmo uma implastec da vida dá conta desse processador que tem o TDP baixo. remova por completo a pasta antiga do processador e base do cooler, se possivel com alcool isopropilico também, aplique a nova e pronto. posteriormente você compra uma melhor e substitui na proxima manutençao preventiva. lembre-se que você pode limpar o cooler box da AMD sem precisar remover o dissipador, basta desparafusar a parte a fan e limpar fora do gabinete.

Hum.. não sabia disso, me evitaria uma problema maior agora

Postado
53 minutos atrás, carbonii disse:

Até ai a tensão do meu é bem alta também, com OC à 4.1GHz

image.png

Qual o cooler você esta usando? 

1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

eu só vou poder comprar a pasta térmica mês que vem e pretendo já investir em um cooler superior, por isso que eu gostaria de uma alternativa até conseguir comprar, pois estou com receio de ficar da maneira que está e vir a ter algum problema

Postado

existe algum problema que pode acontecer por baixo a tensão ? devo retirar a configuração que eu fiz no modo de gerenciamento de energia do windows ?

Postado
4 minutos atrás, SSPGSS disse:

existe algum problema que pode acontecer por baixo a tensão ? devo retirar a configuração que eu fiz no modo de gerenciamento de energia do windows ?

Baixa tensão não, pode ocorrer tela azul mas é só ir aumentando a tensão até estabilizar, sobre o windows fica a teu critério

Postado

Uso o cooler box do processador mesmo, padrãozão, e outra, meu gabinete não tem NENHUM fan... nenhum mesmo kkkk... e as temperaturas ficam normais.

@SSPGSS Moro em São Paulo... vi que você mora na Bahia, não sei se é mais alta as temperaturas por conta de ai ser mais "quente" e tal...

Postado
3 minutos atrás, carbonii disse:

Uso o cooler box do processador mesmo, padrãozão, e outra, meu gabinete não tem NENHUM fan... nenhum mesmo kkkk... e as temperaturas ficam normais.

@SSPGSS Moro em São Paulo... vi que você mora na Bahia, não sei se é mais alta as temperaturas por conta de ai ser mais "quente" e tal...

Pode ser isso também, aqui não está tão "quente" no momento, tem mantido 26~27º de temperatura ambiente e o meu gabinete é bem ventilado, a gpu por exemplo mantem 35º em idle. Talvez você seja um daqueles casos que deram sorte no que chamam de "loteria do silício", vi varias pessoas reclamando do cooler box, o meu nunca teve uma temperatura excelente, mas depois que eu tirei pra limpar só piorou.

2 horas atrás, Eliú Kneib disse:

Baixa tensão não, pode ocorrer tela azul mas é só ir aumentando a tensão até estabilizar, sobre o windows fica a teu critério

@Eliú Kneib Uma outra duvida, eu tenho que alterar também os clocks dos núcleos  ou só altero a tensão ? fazer o undervolt é melhor pelo ryzen master do que pela BIOS ? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...