Ir ao conteúdo

Problemas de desempenho em jogos - qual peça trocar?

Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Primeiramente desculpe se postei o tópico no tema errado, não tenho experiência com forums, e estou começando a enteder mais sobre informática.

É o seguinte tenho um PC um pouco humilde para jogos que mas que roda praticamente tudo, não faço questão de rodar em 4k com tudo no máximo. Se eu puder jogar a 30 FPS a 1080p no médio pra mim já está ótimo! Porém tem um problema que acontece, os jogos mais novos dão aquelas micro-travadinhas(se não me engano a gente chama de stuttering), que são aquelas travadinhas quando vai virar a câmera e principalmente quando está se movimentando. São travadinhas que duram menos que 1 segundo mas são bem frequentes e irritam muito.

Estou na dúvida: O que pode estar ocasionando essas travadinhas? É a placa de vídeo ou as outras configurações do PC? Gostaria de saber se preciso trocar tudo ou não, lembrando que só quero rodar sem travadinhas em 1080 acima de 30fps no médio. Segue a configuração do meu PC

placa-mãe Gigabyte GA970a-UD3

Fonte Corsair CX 750

Processador Bulldozer FX 8300

16 GB de memória RAM DDR 3

HD de 1 tera(não lembro a marca)

Placa de video GTX 1060 3GB

Muito obrigado pela ajuda e atenção de todos!

Postado

1º - Os 3 últimos jogos que comprei da esses probleminhas: Star wars Jedi Fallen Order,GreedFall e Far Cry 5.

2º - Sempre jogo a 1920x1080 no médio, mas nesses jogos que citei já tentei mudar varias opções gráficas, e mesmo diminuindo as configurações desses jogos as travadinhas permanecem

3º - Sempre desativo o vsync do jogo e ativo da nvidia control panel, geralmente jogo com o adaptive vsync metade da taxa de atualização.

Não acredito que seja um problema, acho que tem algo que está muito ultrapassado e das essas engasgadinhas pois em jogos um pouco mais antigos que esse não dão esse problema, como Assassin's Creed Odyssey por exemplo.

• Solução
Postado
21 minutos atrás, giraldi38 disse:

1º - Os 3 últimos jogos que comprei da esses probleminhas: Star wars Jedi Fallen Order,GreedFall e Far Cry 5.

2º - Sempre jogo a 1920x1080 no médio, mas nesses jogos que citei já tentei mudar varias opções gráficas, e mesmo diminuindo as configurações desses jogos as travadinhas permanecem

3º - Sempre desativo o vsync do jogo e ativo da nvidia control panel, geralmente jogo com o adaptive vsync metade da taxa de atualização.

Não acredito que seja um problema, acho que tem algo que está muito ultrapassado e das essas engasgadinhas pois em jogos um pouco mais antigos que esse não dão esse problema, como Assassin's Creed Odyssey por exemplo.

Stutering em grande maioria dos casos (Se não em todos) é decorrente de usar o Vsync pois quando a configuração atrasa na entrega de um frame o sistema exibe novamente o frame anterior que é essa sensação de engasgo sentida no jogo.
Tente rodar um dos jogos com o Vsync desligado, costuma resolver.
Outro detalhe, tente usar mais qualidade gráfica, isso irá ajudar a placa de vídeo a usar mais do seu potêncial e dará mais folga ao processador.

• Curtir 1
Postado

Muito legal essa observação, não sabia dessa de usar mais qualidade gráfica para dar folga ao processador, com certeza irei tentar nesses próximos dias, em seguida vou avisando aqui, isso eu nunca tentei pois me parecia obvio que iria piorar. Mas quer dizer então que seu tivesse um processador mais atual como um Ryzen por exemplo, eu não precisaria dar essa folga para o processador e possivelmente teria menos stuttering?

Outra coisa, eu gosto do Vsync só por causa de um motivo: screen tearing. Tem alguma forma de não ter screen tearing e sem vsync? Se não tiver acho que vou preferir o stuttering hehe.

Muito obrigado!

Postado
22 horas atrás, giraldi38 disse:

Muito legal essa observação, não sabia dessa de usar mais qualidade gráfica para dar folga ao processador, com certeza irei tentar nesses próximos dias, em seguida vou avisando aqui, isso eu nunca tentei pois me parecia obvio que iria piorar. Mas quer dizer então que seu tivesse um processador mais atual como um Ryzen por exemplo, eu não precisaria dar essa folga para o processador e possivelmente teria menos stuttering?

Não necessariamente. Isso pode acontecer também em configurações mais atuais porém limitadas.
Funciona da seguinte forma, toda solicitação que é feita ao processador (Um clique do mouse, uma tecla do teclado, ou mesmo requisições do próprio jogo) é processada em sequência, logo quando ele chega a 100% essas solicitações acabam entrando em uma fila de espera e quando se trata de situações que exigem processamento em tempo real como jogos, você sente aqueles engasgos.
Ao desativar o Vsync a tendência é que o uso e processamento aumente, por isso é mais interessante aumentar também os filtros gráficos, pois nem todo jogo lida tão bem com os "6 núcleos" da linha Fx.

Claro isso é apenas uma dica, na prática é preciso testar e ver o que fica melhor pra sua necessidade.

22 horas atrás, giraldi38 disse:

Outra coisa, eu gosto do Vsync só por causa de um motivo: screen tearing. Tem alguma forma de não ter screen tearing e sem vsync? Se não tiver acho que vou preferir o stuttering hehe.

Pra resolver isso só usando G-Sync ou FreeSync, tecnologia que veio pra substituir o Vsync.

Eu particularmente nunca tive Screen Tearing, mesmo depois que passei a usar Vsync desativado, fora que com o frame time menor, o próximo frame é exibido tão rápido que acaba ficando imperceptível ou mesmo se acontecer não deve ser ao ponto de incomodar.

De toda forma a melhor maneira é testar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!