Ir ao conteúdo

Zero RPM é melhor que baixa rotação das ventoinhas?

Ir à solução Resolvido por Luc457x,

Posts recomendados

Postado

Eu procurei saber sobre o assunto pra avaliar qual dos dois métodos preserva a GPU por mais tempo, eu sei que zero RPM em GPU ociosa é silencioso e a temperatura não é alarmante porque o fabricante usou de outras formas pra manter a GPU fria. Por outro lado, uma baixa rotação em uma GPU ociosa também é silenciosa e as temperaturas são mais baixas e ainda tem o bônus de que uma ventoinha ligada do início do PC ao desligar, não liga e desliga durante esse período fazendo a amplitude térmica muito grande, porque a variação pode causar dilatação térmica e danificar a GPU ao longo prazo.

Qual a opinião de vocês?

• Solução
Postado

A diferença de temperatura de uma placa de vídeo em idle com e sem a fan ligada creio que não afeta nem <1% da vida útil dela, e se você for levar em consideraçao a amplitude termica, posso estar errado, mas creio q com a fan ligada vai ser maior, visto que ela vai resfriar mais em idle e esquentar a mesma coisa em load...

Postado
38 minutos atrás, Luc457x disse:

A diferença de temperatura de uma placa de vídeo em idle com e sem a fan ligada creio que não afeta nem <1% da vida útil dela, e se você for levar em consideraçao a amplitude termica, posso estar errado, mas creio q com a fan ligada vai ser maior, visto que ela vai resfriar mais em idle e esquentar a mesma coisa em load...

Eu notei isso depois que eu digitei mas valeu a opinião.

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Assumindo que as temperaturas estejam em ordem, a tendência é que os fans morram antes do resto da placa, então faz mais sentido maximizar o tempo de vida dele.

Então você é a favor de zero RPM?

Postado
8 minutos atrás, Keeperu disse:

Eu notei isso depois que eu digitei mas valeu a opinião.

Então você é a favor de zero RPM?

Se a placa já vem com esse recurso, não precisa mexer, aproveite que o fabricante se deu ao trabalho e seja feliz.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...