Ir ao conteúdo

Opção Hibernar

Marcos Pavan

Posts recomendados

Postado

Ola

É o seguinte esses dias inventei de usar a opção ibernar e estou com umas duvidas.

Quando tempo (incluindo dias) posso deixar o computador ibernado?

Notei que se deixar a opção ibernar posso até tirar ele da tomada que ligando depois ele ja esta carregado.

Ele fica carregado na memória?

Se fica , a bateria é que fica alimentado a memoria certo. Não vou ter problemas com o circuito da bateria ou com a propia bateria se eu deixar dias?

Se eu não tiver nenhum desses problemas não presisarei mais desligar, é só deixar ibernado que na hora que eu for usar ja esta pronto.

Qual a vantagem e desvantagens disso?

• Membro VIP
Postado

A função hibernar salva todos os processos abertos quando você a aciona. Para isso o Windows utiliza arquivos hiberfil.sys que ocupa 512 MB em disco. Não há limite de tempo para que você deixe o PC hibernando porque tudo é salvo no HD.

Postado

Resumindo eu posso fazer isso que o colega falou? Se eu estiver mexendo em algum programa e colocar ele em modo de hibernação ele irá "salvar" o que estava fazendo?

E esse negocio de tirar da tomada??? Não entendi... :muro:

Valewww

Postado

É tirar da tomada mesmo, desplugar,desligar , tirar o cabo de força da fonte.

Fiz isso para ter certeza que a fonte não ficaria em stand by .

E gostei dessa opção ., na hora que voce vai usar a CPU éla ja esta carregada., de onde voce parou é lógico.

Ligou o micro 15 segundos já pode usar

Postado

Desde q instalei o XP (há uns 2 anos atrás), sempre usei a opção de Hibernar. Ela funciona muito bem. Embora muita gente parece não gostar dela, não sei porque.

Meu micro tb carrega muito rápido, acho q uns 15s tb e ele já tá pronto pra usar.

Se depois de muitas 'hibernações' o windows começar a ficar meio instável e só Reiniciar. Embora é difícil acontecer.

E é lógico q alguns programas quando são instalados exigem reiniciar para funcionar corretamente.... fora isso nunca uso a opção "desativar".

Inclusive configurei meu botão Liga/Desliga para "hibernar" ..... é muito prático e rápido.

O único incoveniente, se podemos dizer assim, é o espaço q o arquivo hiberfil.sys ocupa, q é exatamente o tamanho da sua memória Ram. No meu caso por exemplo, 256MB, e não 512 como foi citado nesse tópico...

Sempre gostei muito dessa opção...muito prática.... Desde o win98 q tentava usá-la, mas não conseguia. parece q só funcionava em Fat16. já no winMe, até q funcionava, mas esse windows com certeza é o pior de todos. dava muito pau!!

Então só com o XP que consegui usar plenamente.

Pra mim o mais interessante é a velocidade com q o windows fica "pronto", e não em si, o fato de poder deixar os programas e documentos abertos e continuar de onde eu parei. Tanto q sempre fecho todos eles, liberando o máximo de memória, fazendo com que a inicialização seja extremamente rapida. O q não acontece se deixar muitos programas abertos!

Postado

Sei q essa opção pode ou não estar disponível.... acho q depende da placa-mãe e/ou algum driver...não sei ao certo....

Vê se no seu tem...

Painel de controle->Opções de Energia->Guia "Avançado"

Nessa tela você configura o q acontece quando se pressiona o botão L/D e quando se pressiona o botão "Lua" q fica no teclado.

No meu, para cada 1 dessas opções eu posso escolher entre:

* Nada a fazer

* Pergunte-me o que fazer

* Em espera

* Hibernar

* Desligar

Não sei se no seu vão aparecer essas todas....ou quem sabe até alguma outra q eu não saiba...

.....no meu eu deixo o L/D para hibernar e a Lua "em espera".....

falou!!!

Postado

Outro caminho para hibernar o pc:

Iniciar > Desligar o computador > Hibernar (Shift + Em espera)

%7Boption%7Dhttp://img108.exs.cx/img108/4450/hibernar1.jpg' border='0' alt='' />

Ou, crie um atalho:

Clique com o botão direito na área de trabalho > Novo > Atalho

Linha de comando: %windir%/system32/rundll32.exe powrprof.dll,SetSuspendState Hibernate

Digite um nome para o atalho: Hibernar

Postado

Valeu pelas duas sugestões, as opções de configurações tenho todas , agora os botões do teclado (lu,L/D, sol não funcionão mas isso é minha placa que não é compativel.

Obrigado.

Postado

rapaz você ja fez esse teste de tirar da tomada como é que o computador vai ficar ligado funcionando sem a tomada?

como a fonte vai alimentar o pc sem tar na tomada queria saber mais sobre isso.

:muro:

:bandeira:

Postado

Não é nada disso!!!!

O Marcos Pavan pensou que com a opção de hibernar, os dados ficavam já na memória, e que por isso, de alguma forma ele teria que estar consumindo energia para manter esses dados. Para testar, ele chegou a desligar a fonte da tomada inclusive.

Mas como já foi explicado, não tem nada a ver com isso, porque na verdade os dados são salvos no HD. Sendo assim, não há consumo de energia quando o micro é posto em hibernação....

Flwww!!

Postado

Tem algo estranho nesse negocio de tirar da tomada...

Eu fiz um teste aqui e percebi que o programa de monitoramento do PC (energia, temperatura, etc) dá um alerta assim que volto da hibernação, isso quando hiberno e tiro o PC da tomada, corto a energia!!! Sem cortar a energia, deixa lá, ligado no estabilizador, não dá nenhum alerta...

Será mesmo que pode tirar da tomada??? O PC não consome nada, nada de enrgia enquanto hiberna?

falou!

Postado

aí, acho que não é bem isso. Olha a definição que achei em vários sites:

- S0 - Working State - In this state, your PC is awake and working

- S1 - CPU Stopped - In this state, your PC is technically in standby and this is the default standby state if S3 is not supported. Power consumption is Five Watts to Thirty Watts of Power.

- S3 - Suspend to RAM (context saved to RAM) - In this state, your PC in standby and all fans, hard drivers and other devices are powered down into a sleep state. Power consumption is less than Five Watts.

- S4 - Suspend to Disk(Context saved to HDD) - Otherwise known as Hibernate, your PC has saved the contents of RAM to the hard disk and is pretty much tuned off. Power consumption is less than Five Watts. This isn’t very useful for desktop PCees and is mostly used in Laptops where battery drainage is far better than if you are in S3.

Site com essas informações, clique aqui.

Veja que o S4 (hibernação) ainda consome um pouco de enrgia sim. Essa energia aí é necessária para dar a ordem de ligar pelo teclado, chamada no modem, rede, etc... aqueles eventos que podem ligar o PC. Repare, num computador desligado mesmo, ou no modo de hibernação, com o estabilizador ligado (nos dois casos) que fica uma luz acesa na placa mãe: energia continua lá, pouca mas tem.

Agora, se o desligamento total da energia não causa problema no estado S4 (hibernação), isso eu já não sei... mas que tem energia indo lá tem e que o programa de monitoramento do PC dá alerta, ele dá sim. Sei lá!

falou!

Postado

Isso da luz da placa-mãe fik acesa é verdade mas só serve para você ligar pelo teclado!!!

Uma explicação mais fácil sobre isso...

Vamos supor q você abriu um documento ou um programna ele fik carregado na memoria certo então c por ex você quiser deixar ele aberto para na proxima vez q você ligar o micro você continuar mexendo sem ter q abrir o programa d nv você hiberna.... n tirou muitas duvidas... então todos aqueles arquivos q estavam carregados na memória (toda vez q você abre algum arquivo ou liga o micro fik carregado na memoria) então o micro pega tudo q estava na memoria e passa para o hd (copia) assim você tirando da tomada ou n td q estava no hd ira continuar no hd ai qando você ligar de nv a unica coisa q o micro tem a fazer é copiar esses arquivos do hd para a memoria (seria como c você n tivesse desligado o micro) entendeu!?!?!?!??

:bye::-BEER:bye:

Postado

Então seria o básico que o Sistema precisa para religar, né!? Parece não ter sentido mesmo em dar problema caso desligue a energia, afinal só serve mesmo pro negocio do teclado de ligar.

Mas por outro lado: como o programa de monitoramento consegue verificar que teve uma falha na energia? Isso é sinal de que, enquanto hibernava, a energia estava sendo monitorada??? É estranho né, mas é o que parece... sem contar q ele perde toda a noção: descontrola os sensores de temperatura e os de energia, porque permance marcando 0 volt de corrente.

Sei lá!

falou!

Postado

Quando você põe o micro em hibernação, é como se você estivesse congelando ele, e então quando fosse usar de novo, você descongelasse..... é como se você nunca tivesse desligado... é como se o próprio windows (depois de pronto pra uso novamente) não soubesse q ele veio desse estado...

é como se fosse, mas não é..... e talvez esse programa de monitoramento de energia consiga detectar isso...

...estranho uma coisa.....quando eu uso a opção de hibernar, meu micro desliga totalmente e não consigo reativá-lo pelo teclado..... só ligando novamente no botão "power". Não sei se existem tipos diferentes de hibernação, só sei q o meu não consome nada de energia enquanto está "hibernando"....

Postado

Xeque Mate,

Pra função de ligar pelo teclado funcionar, o estabilizador deve estar ligado... tem de haver aquele minimo de energia. E também essa opão do teclado deve estar ativada.

Já que entramos nesse assunto, quando desligado normal, mas com estabilizador ligado, o teclado também consegue ligar o PC, né!? Assim, pelo menos teoricamente...

Eu não sei porque o meu tá desativado essa função. Agora descobri como ativar: é num jumper lá q tem q mexer...

Bom, é isso aí. Vou procurar mais informações sobre o estado de hibernação e a questao da energia.

----

NUM OUTRO FORUM, ENCONTREI UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Existe um jumper na mb, próximo a entrada do teclado, que diz se a corrente de 5 V vai passar ou não pelo PC quando desligado, para dessa forma, ativar ou não a função de ligar/desligar pelo teclado. Se estiver na posição 1-2, ativa a função; na posição 2-3, desativa.

%7Boption%7Dhttp://www.d2xp.ubbi.com.br/image017.jpeg' border='0' alt='' />

----

Fonte: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=37743

Postado

Ícaro, .....interessante.....

mas acho q a questão é outra.

Se existe um jeito de ativar o pc pelo teclado, desde q o estabilizador esteja ligado, através da configuração de algum jumper; imagino então q essa opção é

que faz o pc ficar ainda consumindo energia mesmo desligado, independente de ele estar em hibernação ou não.

Não consigo imaginar porque haveria consumo de energia no modo de hibernação, se todos os dados q o windows precisa pra retornar ao seu estado anterior, estão salvos no HD, q como todos sabem, mantem suas informações de forma magnética, sem consumo algum!!

Diferentemente do modo "suspender", onde os dados continuam na memória. E por isso, ao sair desse modo o pc fica pronto quase q instantaneamente. Sendo q ao retornar da hibernação o processo é mais lento, pois o windows tem q ler no hd a "imagem" da memória q foi salva, o q leva uns 10s (logicamente esse tempo depende de vários fatores!).

Parte incluida depois da edição do tópico:

Encontrei isso no site da microsoft...

Conserve energia enquanto economiza tempo

Quando você coloca o sistema no modo de espera, o monitor e o disco rígido desligam, mas as informações com as quais está trabalhando são armazenadas na memória, o que lhe permite recomeçar de onde parou rapidamente. Com a hibernação, você pode desligar o computador sem ter de fechar todos os aplicativos primeiro. Diferentemente do modo de espera, que usa energia para manter os dados intactos na memória RAM, a hibernação salva o trabalho em disco. Portanto, você pode desligar o sistema completamente. Esta opção é conveniente quando você quer recomeçar de onde parou da última vez que usou o computador sem ter de reinicializar o sistema totalmente e recomeçar todos os aplicativos que estava usando. Com o Windows XP, começar a trabalhar a partir do modo de espera ou hibernação é muito mais rápido.

http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/.../fastresume.asp

Postado

O modo de hibernação é um desligamento normal, a única diferença é que quando o Windows dá boot novamente, em vez de carregar todos aqueles processos, e tal, ele apenas lê o conteúdo do arquivo no HD e joga na memória. Portanto, pode desligar da tomada sem medo. :-BEER

Postado

É... tá certo, pelo o que diz no site da Microsoft, o PC pode ficar sem energia mesmo... ou talvez eles considerem aquela pequena corrente (5 V, eu acho) como nada. Pra eles isso e nada dá no mesmo, e realmente, não faz diferença... no meu caso, como vou ativar meu teclado, terei que estar com o estabilizador ligado para essa função, caso contrario não funciona... só preciso arrumar um conector de jumper pra por lá. É isso que dá comprar PC pronto: eles montam o computador na loja, te vendem, e o que sobra fica com eles... vou ter caçar um conector aqui... mas tá bom. É isso aí.

falou!

Postado

Usar o hibernar é massa. So que não gostei dele pelo simples motivo: Quando você tem 128 MB de ram, ele vai criar um arquivo hiberfile.sys com esse tamanho. Quando você tem 512 de ram, o arquivo tb fica com esse tamanho. Ocupa um bom espaço para aqueles que tem hd pequeno ou que esta sempre cheio. Se tivesse uma maneira de manipular o tamanho desse arquivo, seria o bicho. Detalhe: ja percebi tb q quanto maior o arquivo, mais lento pra hibernar ele fica.

Postado

Eu não sei se isso é normal em algumas máquinas, mas quando eu coloco pra hibernar, em vez de desligar, ele sempre reinicia o computador.

A única "solução" que eu encontrei foi fazer primeiramente o logoff e depois entrar novamente e daí eu consigo fazer computador hibernar, mas depois que desliga eu tenho +ou- 5 segundos para desligar o estabilizador, porque senão o bicho liga sozinho.

Alguem sabe se isso é problema de algumas máquinas, ou ainda existe alguma configuração que possa ser feita?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...