Ir ao conteúdo

Computador workstation com excelente desempenho para trabalho de escritorio.

Ir à solução Resolvido por Emanuel Machado,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Estou querendo montar um computador workstation nesta época de dolar alto. Minha principal duvida é com relação a combinação do processador, placa-mãe, e a placa gráfica.  O computador vai ser um computador de escritorio, precisa ser bem rápido para ligar e rodar programas do Office, Adobe e navegador de internet. (nestes quesitos quero um computador muito rápido). Mas não tenho necessidade de renderização de videos, nem de jogos. (ou seja a placa gráfica basta não me dar problema ou incompatibilidade). Por estes motivos foquei em um computador com SSD e quantidade de RAM suficiente. Não me preocupei em motherboard com dissipador e não me preocupei com uma placa gráfica com mais capacidade do que rodar um filme em HD.

PRIMEIRA OPÇÃO DE CONFIGURAÇÃO 

Ryzen 5 1600  799

Memoria Ram Patriot Viper Steel 16 gb    (8gbx2)           540

SSD ADATA XPG GAMMIX S11 PRO 256               379,9

Fonte Corsair CV 550w Plus bronze                     469,9

Monitor Acer 19,5 polegadas                                  489,9

Placa de Vídeo Afox Radeon R5 220 1GB DDR3 - AFR5220           219,9

GABINETE GAMER COUGAR MX331 MESH, MID TOWER C/ 1X FAN         314,9

placa-mãe BIOSTAR A320MH DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD A320             399

TOTAL        3612,5

(OBS - COLOQUEI UMA FONTE COM MAIS CAPACIDADE POIS NO FUTURO PODE ME SER UTIL)

Questionamentos 

1) Opinião sobre o custo do que estou montando, e se vou ter problema de incompatibilidade. (a MB da Biostar não está nas marcas primeira linha e entendo que ela possa não durar muitos e muitos anos).

2) Investir mais em um processador melhor, ou em uma MB melhor vai melhorar os meus objetivos? Os objetivos são: velocidade de ligar e desligar e velocidade em programas como os do office, adobe e internet.

3) Vale a pena eu colocar 32GB de ram em paralelo ao invés de 16gb em paralelo? Com esta mudança eu teria diferença em velocidade nos objetivo listados?

Abaixo eu listo as opções do orçamento acima

placa-mãe BIOSTAR B550MH DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B550                    699

placa-mãe BIOSTAR A320MH DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD A320                    399

Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4                              699

Placa de Vídeo Afox Radeon R5 220 1GB DDR3 - AFR5220                                           219,9

PLACA DE VIDEO AFOX RADEON RX 550 4GB 128-BIT, AFRX550-4096D5H3              649,02

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 3600 HEXA-CORE 3.6GHZ (4.2GHZ TURBO) 35MB CACHE AM4              1378,99

image.png

image.png

image.png

image.png

Postado

Boa tarde, @Emanuel Machado

Primeiro não adquira este modelo de fonte da Corsair (CV 550w), pois ela é tida como

de "segunda linha" (não é ruim, mas pode te deixar na mão, dependendo da carga de

energia utilizada)... eu recomendo uma CX 550w ou até uma CX 650w (uma folga para

futuras atualizações)...

Outra é o seu processador (o Ryzen 5 1600 é ótimo), mas pense no futuro, pois se quiser

optar para um upgrade de processador terá que adquirir uma placa-mãe mais recente...

Se eu fosse você procurava comprar um processador de 3ª geração (Ryzen5) ou se estiver

curta a grana um de 2ª geração (verifique a compatibilidade das placa-mãe se

possível as mais recentes para poder fazer upgrades futuros) opte de referencia pela

placa-mãe BIOSTAR B550MH...

Sua memória RAM está de bom tamanho para o que se propõe, mas quanto mais melhor

para abrir programas, muitas janelas do navegador de internet ao mesmo tempo, sem

ficar lento por causa disso...

Agora o componente SSD poderia pegar um de capacidade maior tipo 500 GB, pois o Windows

e outros programas não teriam que se preocupar com espaço (já que não vai utilizar jogos); mesmo

que não pegue com uma capacidade maior, fique atento a tecnologia V-NAND ou outra similar a ela, pois

com essa tecnologia o seu SSD te entregará as velocidades de escrita e leitura iguais do inicio da sua

compra, mesmo lotando o SSD (é claro nunca preencha todo o seu HD ou SSD)... verifique nas analises

dos fóruns sobre isso ou na net, existe muito material relacionado a isso e até aqui os "Feras" poderão te

informar melhor sobre isso...

Bem a última questão é relacionada a placa de vídeo, mesmo que tu não vai utilizá-la em programas

pesados ou jogos, é aconselhável adquirir uma placa de vídeo melhor (vai fazer sim uma diferença

no dia a dia), eu sei que elas estão com seus preços "estratosféricos", mas seria interessante adquirir

por exemplo uma RX 550 (no link abaixo pode ser adquirida neste dia de hoje por R$ 580,00 a vista)...

https://www.kabum.com.br/produto/114477/placa-de-video-powercolor-amd-radeon-rx-550-2gb-ddr5-axrx-550-2gb64bd5-dh?gclid=EAIaIQobChMI0o2_l77B7AIVVQWRCh1LOwBZEAQYGSABEgLnDvD_BwE

O que coloquei acima são apenas as minhas sugestões, espero que os "Feras" possam dar melhores

indicações dentro do seu orçamento...

Espero que lhe seja útil de alguma maneira...

Aguardando sua resposta e seu Feed Back ... não esqueça de clicar na "mãozinha"😀

LaerteB 🙂

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!