Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações a todos do fórum. Eis minha configuração:

MB: ASRock > AB350M-HDV
Processador: Ryzen 5 - 1400
Memórias: 1 X 8GB Vengeance + 1 X 4GB Vengeance (DDR 4)
Vídeo: GTX 1060 3GB Galax

Sintomas: Mudei o aterramento da tomada para outra tomada do quarto e usei, por apenas um dia, o PC na tomada sem o aterramento. Estava assistindo a vídeos no youtube e do nada o PC perdeu tela, apesar de continuar ligado, acrescento que o teclado e o mouse ficaram como se estivessem desconectados. Desliguei na fonte e religuei, funcionou normalmente. Após isso começaram esses sintomas: estou usando o PC e, independentemente de tempo ou de estresse de uso, o PC perde tela e o teclado/mouse aparentam desconexão. Peguei a placa de vídeo e testei em outro PC, funcionou normalmente. Resolvi fazer um teste de diagnóstico de memória e, curiosamente, se o teste for feito no modo básico ele é completado, porém se for feito no modo normal ou avançado, acontece precisamente o problema: o PC perde tela, mas continua ligado. Pensei ser memória, então retirei as duas e comprei uma de teste nova. Refiz o teste de diagnóstico de memória com a peça nova e o resultado foi o mesmo: o teste básico é completado, teste padrão ou avançado sempre dá no mesmo problema de perda de tela e desconexão de teclado e mouse.
Acrescento que quando o erro acontece a placa-mãe fica um tempo sem querer dar tela, apesar de ligar, a tela não aparece e o mouse/teclado ficam como se estivessem desconectados. 
Levei a placa-mãe para uma pessoa que mexe com eletrônica, ela fez os testes nos mosfets e capacitores, resultado: todos estão bons. A pessoa relatou que essa placa-mãe é "blindada" e não é possível fazer reparos nela. 
Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Será placa-mãe mesmo? 

Postado
2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

qual modelo/marca da fonte?

Olá, amigo. Obrigado pela resposta. É uma Xpredator de 750W. Fiquei muito duvidoso a respeito do que é por conta desse teste de diagnóstico de memória que sempre processa o erro quando é feito no modo padrão ou avançado, porém no básico isso não ocorre. 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

você fez algum overclock no processador?

vá na bios da placa-mãe e restaure as configuracoes originais de fabrica dela e veja se o problema persiste

outra coisa, como você testou essa memoria? qual programa? o melhor teste é com o memtest: https://www.memtest86.com/

Nunca fiz nenhum overclock no processador. Já restaurei as config de fábricas várias vezes. O único teste de memória que fiz foi o do próprio Windows 10 (Teste de diagnóstico de memória) que é uma certeza de acontecer o erro. 

Fiz os cálculos no power-supply-calculator com tudo que o PC tem e o consumo máximo foi de 350W, ou seja, a fonte tem espaço de sobra. Provavelmente é um problema bem esdrúxulo na MB, mas vou fazer esse teste no site que você me falou, mais tarde retorno o resultado. Mais uma vez: obrigado pela atenção.

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, MeDC disse:

Fiz os cálculos no power-supply-calculator com tudo que o PC tem e o consumo máximo foi de 350W,

quanto ao consumo, deve ser abaixo disso inclusive.. meu pc com overclock e processador mais parrudo puxa no maximo 200, 230w da tomada, isso medido com um wattimetro que é o aparelho certo para fazer essas medicoes, entao com relação a isso é tranquilo

perguntei sobre o overclock porque normalmente overclock mal feito ocasiona isso, do nada a tela apaga, o pc fica ligado e o cooler do processador fica numa rotacao alta, ai você tem q reiniciar pra voltar a usar, ja passei por isso aqui algumas vezes até acertar no overclock..

enfim, depois do teste das memorias, se nao der nada, ai realmente temos 2 possibilidades.. ou é placa-mãe, ou a fonte pode ter problemas, é uma possibilidade tb q deve ser levada

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

quanto ao consumo, deve ser abaixo disso inclusive.. meu pc com overclock e processador mais parrudo puxa no maximo 200, 230w da tomada, isso medido com um wattimetro que é o aparelho certo para fazer essas medicoes, entao com relação a isso é tranquilo

perguntei sobre o overclock porque normalmente overclock mal feito ocasiona isso, do nada a tela apaga, o pc fica ligado e o cooler do processador fica numa rotacao alta, ai você tem q reiniciar pra voltar a usar, ja passei por isso aqui algumas vezes até acertar no overclock..

enfim, depois do teste das memorias, se nao der nada, ai realmente temos 2 possibilidades.. ou é placa-mãe, ou a fonte pode ter problemas, é uma possibilidade tb q deve ser levada

Então, as memórias eu notei o comportamento idêntico mesmo trocadas, ou seja, uma funcionando sozinha, a outra ou ambas juntas, tanto faz, o resultado é sempre esse mesmo. Como falei anteriormente, comprei uma nova e coloquei só ela, o resultado também foi igual. Eu vou apostar na placa-mãe que apesar de ter sido testada pelo técnico de eletrônica, aparentemente é a última opção que sobra. Achei uma A320 na minha cidade que a pessoa comprou mas resolveu logo em seguida ir para uma 450, então peguei ela por um bom preço (quase 50% do preço normal de venda por apenas alguns dias de uso, com garantia quase de 1 ano ainda vigente). Gostaria de tentar um overclock, mas sei que com o 320 não é possível, porém, por hora, vou ficar nessa opção em função da disponibilidade financeira estar extremamente ruim para mim.

Fico agradecido pela atenção e mais tarde volto para comentar sobre a solução do problema.

Sobre a fonte acho extremamente improvável que seja em razão do teste de diagnóstico de memória sempre conseguir causar o erro que mencionei. Seria muito azar a fonte resolver dá problemas sempre no mesmo momento do teste, por uma imensa coincidência. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...