Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, ppl. Feliz Natal. \o/

Estou com dificuldades de encontrar as especificações do meu note no sistema e na web.

O que encontrei até agora foi:

NP350XAA-XF3BR

Intel(R) Core(TM) i7-8550U CPU @ 1.8GHZ 1.99GHZ

RAM 8GB (um pente de memória 4Gb soldado e um slot com outros 4Gb expansível até 16Gb.)

NVIDIA mx110 (2Gb DDR5)
INTEL GRAPHICS 620
HD 1TB
Slot para SSD M2.

Minhas dúvidas (Desculpa se são idiotas, eu estou acostumado a fazer upgrade em pc, não em notebook):

- Qual a placa-mãe e que upgrades seriam possíveis nela? Estou preocupado com compatibilidades.
- Qual a frequência dessa ram?
- Essa vga é substituível?
- Existe algum tipo de acessório de resfriamento externo para esse note? Ele tem esquentado muito, às vezes quando estou usando um simples editor de texto.
- Esses upgrades valem a pena?

Se vocês tiverem indicações de algum modelo de qualquer dos upgrades possíveis, por favor não deixe de postar.

Atualmente eu apenas uso esse laptop para a faculdade. Textos, slides, aulas online via zoom, meets etc e jogo wow classic três vezes por semana com todas as configurações no mínimo e sem usar muitos addons. (outro momento em que ele esquenta bastante)

Daí os objetivo dos upgrades seriam:
- Resolver o problema de aquecimento,
- Melhorar o desempenho no wow
- Photoshop
- Transmissões usando OBS STUDIO.
- Renderização de Audio e Video.

Para esse último fim,  eu já estou montando um PC. Mas vai levar um mês ou dois (talvez mais) pra eu adquirir todas as placas.  O laptop serviria pra eu começar a aprender a usar os programas de edição enquanto monto o pc.

Achei esses tópicos antigos: 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1332710-ssd-m2-samsung-x50-np350xaa-xf3br-2018/
Esse diz que ele aceita tanto SSD M.2 sata quanto nmve.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1470561-upgrade-memória-e-ssd-samsung-expert-x50/
Esse outro diz que é dual channel, o slot é expansível até 16GB, utiliza atualmente nesse slot 4GB DDR4 2133 MHz e aceita frequências acima, 2400MHz ou 2666MHz, mas limita em 2400Mhz.

Alguém consegue confirmar essas limitações?

Postado
29 minutos atrás, Caiphas disse:

- Qual a placa-mãe e que upgrades seriam possíveis nela? Estou preocupado com compatibilidades.

pelo visto so memoria ram e hd ou ssd ja q tem slot pra isso.. modelo de placa-mãe deve ser algum especifico da propria marca, nao existem "modelos e marcas" diversos como é no caso dos desktops.. cada empresa faz o seu

31 minutos atrás, Caiphas disse:

ai so vendo no proprio manual do mesmo ou usando algum software como o cpu-z

35 minutos atrás, Caiphas disse:

nao, soldada na placa-mãe

35 minutos atrás, Caiphas disse:

- Existe algum tipo de acessório de resfriamento externo para esse note? Ele tem esquentado muito, às vezes quando estou usando um simples editor de texto.

existem varios, basta da uma pesquisada sobre base refrigerada para notebooks

36 minutos atrás, Caiphas disse:

- Esses upgrades valem a pena?

upgrade em notebook só se for muito essencial pra você..

Postado

@Caiphas

Qual a placa-mãe e que upgrades seriam possíveis nela? Estou preocupado com compatibilidades.

Apenas de SSD e memoria RAM.

Provavelmente 2400mhz, lembre se que notebooks usam memorias diferentes das de PC.

Não, apenas se você for um mestre soldador e consiga subistituir soldando sem causar danos (eu não recomendo fazer isso nunca).

37 minutos atrás, Caiphas disse:

Deve ser pasta térmica seca ou Note ta sujo.

38 minutos atrás, Caiphas disse:

Esses upgrades valem a pena?

Aumentar um pouco a RAM seria legal.

Postado
3 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

odelo de placa-mãe deve ser algum especifico da propria marca

A minha pergunta é porque suponho que se eu souber qual a mobo, seria mais fácil de saber quais upgrades ela aceita.

7 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

ai so vendo no proprio manual do mesmo ou usando algum software como o cpu-z

O manual da Samsung é genérico, não informa nada sobre o modelo, vou testar esse programa.

8 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Provavelmente 2400mhz, lembre se que notebooks usam memorias diferentes das de PC.

To ligado que são diferentes, queria mesmo saber qual a frequência mínima, máxima e qual a desse pente de 4Gb que vem soldado nela.

11 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Deve ser pasta térmica seca ou Note ta sujo.

Pode ser. Nunca abri ele pra limpar desde 2018.

Postado

@Caiphas

40 minutos atrás, Caiphas disse:

queria mesmo saber qual a frequência mínima, máxima e qual a desse pente de 4Gb que vem soldado nela.

Tanto faz, não tem tanta diferença de desempenho em memorias mais rápidas nos intel,

41 minutos atrás, Caiphas disse:

A minha pergunta é porque suponho que se eu souber qual a mobo, seria mais fácil de saber quais upgrades ela aceita.

Notebook só faz upgrade de RAM e SSD, mais nada, só quando raramente eles usam PGA ou um soquete de computador que da para fazer upgrade de processador, mas tirando esses modelos é só RAM e SSD mesmo.

Postado
1 hora atrás, PlayerUzumaki disse:

Tanto faz, não tem tanta diferença de desempenho em memorias mais rápidas nos intel,

Então é melhor optar pela mais barata.

Abri ele aqui agora. A frequência da memória é 2133Ghz mesmo.IMG_20201225_105935.thumb.jpg.734704970e21531030d970118d881590.jpg

O conector do HD me parece que é Sata. Alguém sabe se eu consigo usar o nmve nele?

IMG_20201225_110717.thumb.jpg.1b215d9abb5d8fa72c630e7d2c093d41.jpg

Outra coisa, diferente do que encontrei nos outros tópicos, me parece que eu terei que substituir o HD pelo SSD, não encontrei outro slot.IMG_20201225_112310.thumb.jpg.844d4bc8170618d1459df141a79ba10a.jpg

2 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

Deve ser pasta térmica seca ou Note ta sujo

Como você pode ver, não está sujo e a pasta termica está em dia. Mesmo assim uma das borrachinhas no cooler do processador derreteu.

Achei em outro Fórum a sugestão de alterar a configuração de desempenho máximo do processador nas configurações de energia de 100% para 99%.

Espero que resolva.

Postado

@Caiphas

6 minutos atrás, Caiphas disse:

O conector do HD me parece que é Sata. Alguém sabe se eu consigo usar o nmve nele?

Não, NVME usa um conector próprio, o que da para por ai é SSD SATA.

7 minutos atrás, Caiphas disse:

Como você pode ver, não está sujo e a pasta termica está em dia. Mesmo assim uma das borrachinhas no cooler do processador derreteu.

Mas você nem tirou o Cooler, a pasta térmica fica abaixo desse cooler.

Postado
2 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Mas você nem tirou o Cooler, a pasta térmica fica abaixo desse cooler.

Tirei, só que eu bati a foto antes.

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!