Ir ao conteúdo

Tela do computador QUASE totalmente escura após queda de energia

Ir à solução Resolvido por João_Oli,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal. Hoje caiu uma chuva estrondosa aqui na minha cidade (RJ) e antes que eu pudesse desligar o computador, um raio atingiu alguma região próxima a minha casa. Nessa queda de energia, eu simplesmente não liguei mais o computador até que a tempestade acabasse. Assim que voltei a ligar, reparei que meus periféricos demoraram mais que o normal para ativar e pensei não ter tido vídeo no monitor, mas observando bem de perto, percebi que estava na tela inicial do Windows, porém, muuuito escuro. 
Realizei que pudesse ser problema no monitor durante a queda, peguei outro monitor que estava parado aqui em casa e o resultado não mudou, nem mesmo com outros cabos. Já fiz muitos procedimentos quais achei por aí na internet em relação a brilho, reset de bios, borracha nos contatos de placa de vídeo e RAM e nada. Neste momento, estou usando um app para espelhar a imagem que consigo no computador no celular, ou seja, sistema operacional funcionando perfeitamente. Imaginei que poderia ser que a energia necessária pra alimentar a placa decentemente não estivesse chegando, mas acho menos provável que um possível problema na GPU. Todos os meus drivers estão atualizados, então descartei isso. Queria testar sem a GPU, mas meu processador não possui vídeo integrado, então fiquei no escuro aqui também.

Minha configuração atual é quase toda nova, MOBO e processador foram comprados mês retrasado, só a GPU é antiga (2015/16?).

ASUS TUF Gaming A520m-plus
Ryzen 3 3100
HyperX 8GB
PNY GTX 750ti
SATA 1TB
SSD 120GB (onde se encontra o SO)

A única maneira de enxergar qualquer conteúdo é olhando o monitor por cima e com muito custo e.e

Eu espero que o problema realmente seja na GPU, pois é a peça mais antiga, como dito antes. Estou correndo atrás de uma possível solução pois minhas aulas logo retornam e eu necessito do computador (curso Ilustração e Design Gráfico). Quem souber de algo que eu possa ter deixado escapar, por favor, me diga. Desde já, agradeço a atenção!

Postado

Tem outra placa de vídeo a qual possa testar, não? ACho que esse Ryzen não tem vídeo integrado, né? mas caso tenha, poderia testar direto, sem a placa de vídeo. 
Quando comecei a ler, eu ja pensei de cara que era o monitor kkkk até tu ta falar que testou outro.
Você castelou trocar inclusive os cabos do monitor (vai que né)?

• Solução
Postado
11 horas atrás, vinichaves94 disse:

Tem outra placa de vídeo a qual possa testar, não? ACho que esse Ryzen não tem vídeo integrado, né? mas caso tenha, poderia testar direto, sem a placa de vídeo. 
Quando comecei a ler, eu ja pensei de cara que era o monitor kkkk até tu ta falar que testou outro.
Você castelou trocar inclusive os cabos do monitor (vai que né)?

Pois é, os cabos não são não, testei o outro monitor com outro cabo também. Eu fiz o seguinte pra tirar a prova real. Procurei aqui as peças do meu setup antigo, um Intel G4560 e uma B20m pro-vdh. Nem tem mais pasta térmica pra CPU, mas pro teste foi suficiente. Montei sem a placa de vídeo e correu tudo normal. Ainda assim, decidi colocar a placa nesse setup pra ver se o erro persistia e, como esperado, mesmo problema. Então concluí que a placa tá bichada mesmo. Pelo menos é o cenário menos pior disso tudo aushua Agora vou correr atrás de uma placa pra conseguir estudar e trabalhar de forma apropriada. De toda forma, agradeço seu tempo em me responder! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!