Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Um excelente ano à todos!

E lá venho eu querendo extrair o conhecimento de vocês.

O INSS mudou a forma de cálculo deste imposto fazendo por meio de tabela progressiva. Deste modo, um funcionário que ganha até 1.100,00 pagará 7,5%  (até aí tudo bem).

Nova tabela do INSS

image.png.fc1386e50cdd1764844b44105624b21e.png 

Neste exemplo o cálculo para na faixa 2, ou seja, o saldo do INSS a recolher é a soma do valor devido na faixa 1 com o valor do salario, subtraído do teto da faixa 1, multiplicado pela alíquota da faixa 2.

image.png.ed2004a08bbafcdf235d60adc68f18f0.png 

Neste outro exemplo, o funcionário está na faixa 3, então soma-se o resultado da faixa 1 com a faixa 2+ a 3.

Note que neste caso a faixa 2 irá aplicar a alíquota sobre a diferença entre o teto da faixa 1 e 2.

Na faixa 3, aplica-se o valor do salario deduzindo do teto da faixa 2.

OBS: Onde eu escrevi "dedução" considere "teto faixa anterior" e "Teto faixa" é teto faixa mesmo só que na última faixa de cada um é a base de cálculo para O INSS calculada. 

image.png.b5114aec60634a97f80a9709ea985b9c.png 

Esta é a faixa 4, que soma o resultado da faixa 1 + 2 + 3 + a diferença do salario - o teto da faixa 3 para dar o resultado da faixa 4.

image.png.55d8772ddc0a496477642dd151713ca0.png 

Este é o cálculo do teto, acima desta base de calculo, até infinito, o valor do imposto será 751,97.

image.thumb.png.7466be0ec85be9d370676bc94955af90.png 

O problema é, como eu tenho mais de cem funcionários, não dá para ficar fazendo esta tabelinha um a um, mes a mês, então eu preciso de uma fórmula para fazer este cálculo e colocar na planilha mensal:

image.png.6e06c8312bb0a9077328dca9b8a2c67a.png

Estes valores que estão na coluna AH eu tive que copiar do último holerite pois não tinha tempo hábil para buscar a fórmula.

A fórmula irá usar a base de cálculo da coluna AF e me trazer o valor que deverá corresponder ao que eu terei em holerite.

Segue em anexo o modelo com um exemplo de cada faixa. 

Desde já agradeço a atenção,

Luna.

image.png

MODELO DE FOPAG.xlsx

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!