Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, recentemente comprei uma fonte da Corsair a HX 850i Platinum... Minha dúvida é sobre o fan dela, sei que ela liga e desliga o fan conforme a necessidade do uso, só que andei observando que a temperatura dela chega atingir a casa dos 57 graus, queria saber se essa temperatura não é muito alta para uma fonte.

A fan não está com defeito pois quando atinge a casa dos 60 graus vejo que ela é acionada fazendo a temperatura da fonte cair para casa dos 42 graus, mas até o momento que ela não é acionada a temperatura atinge esses valores que eu considero meio altos... Será que é normal?

Minha fonte anterior que era uma Cooler Master V1000 ficava com a fan ligada direto... Esse negócio da fan acionar só quando acha que é necessário achei meio estranho.

Postado
11 minutos atrás, qrajuliocezar disse:

Olá pessoal, recentemente comprei uma fonte da Corsair a HX 850i Platinum... Minha dúvida é sobre o fan dela, sei que ela liga e desliga o fan conforme a necessidade do uso, só que andei observando que a temperatura dela chega atingir a casa dos 57 graus, queria saber se essa temperatura não é muito alta para uma fonte.

A fan não está com defeito pois quando atinge a casa dos 60 graus vejo que ela é acionada fazendo a temperatura da fonte cair para casa dos 42 graus, mas até o momento que ela não é acionada a temperatura atinge esses valores que eu considero meio altos... Será que é normal?

Minha fonte anterior que era uma Cooler Master V1000 ficava com a fan ligada direto... Esse negócio da fan acionar só quando acha que é necessário achei meio estranho.

Cara , normal , fazem isso pra economizar energia , eu particularmente no caso de fontes prefiro a fan sempre ligada , nem que seja em baixa rotação . 

Postado
14 minutos atrás, qrajuliocezar disse:

está tudo normal,isso é pra economizar energia,que nem nas placas de vídeo mais novas.

• Curtir 1
Postado

Então, eu também prefiro fontes que ficam com a fan ligada direto... Não gostei muito desse negócio da fan ficar ligando só hora que acha que é necessário.

Mas então, essas temperatura ta normal então? Não tem perigo de prejudicar a fonte?

Postado
5 minutos atrás, qrajuliocezar disse:

Então, eu também prefiro fontes que ficam com a fan ligada direto... Não gostei muito desse negócio da fan ficar ligando só hora que acha que é necessário.

Mas então, essas temperatura ta normal então? Não tem perigo de prejudicar a fonte?

Sim , estão normais , não irá prejudicar sua fonte. 

agora, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Sim , estão normais , não irá prejudicar sua fonte. 

Cara , temperatura alta em fonte , é cerca 100-120 graus com ela em Full Load (100% de uso) , qual seu PC? 

Postado

@Gustavo Muccelin Moreira você perguntou qual meu PC, desculpa não tinha visto...

Mas respondendo:

Processador AMD FX-8350

placa-mãe Gigabyte 990FXA-UD3 R5

16GB de memória RAM HyperX Fury DDR3 1866MHz

Radeon RX 580 Armor X 8GB

SSD Radeon R3 240GB

HD Seagate Barracuda 7200RPM 1TB

Gabinete Corsair Carbide 740 Air 

3 fans de 140mm no gabinete e duas fans de 120mm no water cooler 

Fonte anterior era a Cooler Master V1000 mas por algum motivo que não faço ideia ela deu um estouro, parou de funcionar e agora to com essa HXi 850

Todo sistema está em strock nas frequências padrão de fábrica.

Postado
2 minutos atrás, qrajuliocezar disse:

@Gustavo Muccelin Moreira você perguntou qual meu PC, desculpa não tinha visto...

Mas respondendo:

Processador AMD FX-8350

placa-mãe Gigabyte 990FXA-UD3 R5

16GB de memória RAM HyperX Fury DDR3 1866MHz

Radeon RX 580 Armor X 8GB

SSD Radeon R3 240GB

HD Seagate Barracuda 7200RPM 1TB

Gabinete Corsair Carbide 740 Air 

3 fans de 140mm no gabinete e duas fans de 120mm no water cooler 

Fonte anterior era a Cooler Master V1000 mas por algum motivo que não faço ideia ela deu um estouro, parou de funcionar e agora to com essa HXi 850

Todo sistema está em strock nas frequências padrão de fábrica.

é ,  teu PC , curte "sentir" a energia , agora uma V1000 estourou ? bizarro em , eu tentaria verificar como está a qualidade da sua rede elétrica , vendo teu PC agora , não era pra sua Corsair chegar a 60 graus , tu tem algum overclock no PC? ou tensões muito altas?  

Postado

@Gustavo Muccelin Moreira Então a casa é nova, rede é toda novinha... Eu já verifiquei a rede com multimetro e ta bem estável, não sei por qual motivo ela estourou... Pois nem queimou fusível do filtro de linha nem nada foi um defeito direto da fonte mesmo acredito eu...

Então eu sempre usei meu pc com as frequencias padrão de fábrica mesmo, as coisas que faço no dia a dia nele nem necessita de overclock que é ver filmes e criar documentos de texto no word e de vez em quando jogo o The Witcher 3 só... A temperatura ambiente aqui ta na faixa dos 35 graus, sem eu ligar o ar condicionado a fonte chega nessa temperatura que te falei, se eu ligar o ar e manter o ambiente em 24 a 25 graus ela fica em torno dos 46 graus... O problema é essa fan dela que liga muito poucas vezes, pois quando liga a temperatura fica na faixa dos 42 graus... Eu achei bem esquisito esse sistema de trabalho da fan dessa fonte.

Vou postar uma foto da temperatura dela agora, com pc em idle e com temperatura ambiente de 24 graus.

Sem título.png

Postado

@Gustavo Muccelin Moreira Então a casa é nova, rede é toda novinha... Eu já verifiquei a rede com multimetro e ta bem estável, não sei por qual motivo ela estourou... Pois nem queimou fusível do filtro de linha nem nada foi um defeito direto da fonte mesmo acredito eu...

Então eu sempre usei meu pc com as frequencias padrão de fábrica mesmo, as coisas que faço no dia a dia nele nem necessita de overclock que é ver filmes e criar documentos de texto no word e de vez em quando jogo o The Witcher 3 só... A temperatura ambiente aqui ta na faixa dos 35 graus, sem eu ligar o ar condicionado a fonte chega nessa temperatura que te falei, se eu ligar o ar e manter o ambiente em 24 a 25 graus ela fica em torno dos 46 graus... O problema é essa fan dela que liga muito poucas vezes, pois quando liga a temperatura fica na faixa dos 42 graus... Eu achei bem esquisito esse sistema de trabalho da fan dessa fonte.

Ok , pode ser realmente um problema que já veio de fábrica da V1000 , agora , eu sugiro que você baixe o Hwmonitor , jogue o The Witcher 3 , e depois tire print das métricas que ele registra , isso é pra ver se o processador principalmente está trabalhando em voltagens muito altas , que fazem o consumo do PC aumentar bastante 

Postado

@Gustavo Muccelin Moreira rodei o prime95 aqui estressando o processador, abaixo ta a tensão que ele trabalha... E jogando ele mantem essas voltagens também, as vezes chega a 1.416V

Esse FX-8350 tem TDP de 125W.

Sem título.png

é , 1.4 é sim alto, porém , seu processador é antigo , então para ele atingir seus clocks turbo (se o seu tiver) , ele sobe a tensão , e cara , 125Watts de TDP a 1.416 , é realmente alto pra caramba , o consumo deve aumentar bastante , creio que só ele esteja pegando quase 200Watts , seu PC eu chuto entorno de 400Watts em tudo a 100% , sua fonte teoricamente não deveria sofrer tanto ao ponto de esquentar até 60 graus , é uma temperatura normal , porém , está longe de sua capacidade máxima , já vi uma Corsair bem parruda também , com o fan desligado , há cerca de 35 graus em seu interior...

Postado

@Gustavo Muccelin Moreira então, to começando achar que esse sistema da Corsair de manter a fan desligada não presta muito não... Ela chega nessa temperatura com a fan desligada, somente quando a fan é acionada que a temperatura abaixa bastante.

é o mundo moderno , daqui a pouco , os coolers de processadores vão ficar desligado se ele estiver abaixo de 60 graus .... 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...