Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com um projeto onde preciso realizar a medição de 15 resistores ao mesmo tempo, gostaria de saber se existe um sensor de corrente onde eu possa realizar a medição de mais de um resistor por sensor, porque não quero comprar um sensor para cada resistor. 

• Membro VIP
Postado

Olá.

Neste caso uma opção seria um multiplex analógico (clique) e claro um sistema inteligente que seleciona-mede-guarda-mostra.

Outra opção seria você saber mais sobre seu próprio projeto. P.ex. vai que sua rede tem um ponto em comum e você tem o controle da corrente de cada resistor individualmente. Assim sendo basta enviar a corrente pra cada e medir sua corrente naquele ponto comum.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@.if Muito obrigada pela sua resposta, vou pesquisar melhor o multiplexador. 

A questão do projeto é que queremos saber quando um desses resistores queima, não sei se a ideia de medir a corrente em um ponto comum solucionaria. Também não sei se o sensor de corrente seria a melhor alternativa para esse caso, se tiver alguma outra sugestão de sensoriamento para essa situação, eu ficaria grata :)

@.if Esqueci de citar outra questão importante, a corrente que irá passar pelos resistores é de aproximadamente 40A, não sei se existe no mercado um multiplex que suporte esse nível de corrente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Tenho sim.

Suponho que o projeto consiste em monitorar a vida de alguma resistência ou do gênero né?

Como o quesito custo não entrou na pauta portanto nem sei quanto pode investir, há alternativas como sensor de corrente não invasivo.

IMG_2909.png

Existe também opção baixo custo mas requer algum conhecimento e criatividade. P.ex. um pequeno núcleo toroidal algo como

Screenshot-15.png

sendo passado por um fio pode ser usado pra capturar corrente ac.

O multiplex é um trabalho à parte portanto não se enquadra na questão da corrente suportada ok? Ele seria um braço (ou uma mão) do sistema cujo cérebro ainda me permanece um mistério🤔

😁

Postado

@.if então, a ideia seria usar algo de baixo custo mesmo haha mas como é um sistema pra industria, que teria comunicação com um CLP, teria que ser robusto. Só nao entendi a parte em que você diz que o multiplex não se enquadra na corrente suportada. O que eu tinha entendi do circuito seria: em cada entrada do multiplex entraria a saída dos resistores e ele mediria a corrente de cada um e na sua saída unica ele exibiria essa corrente de acordo com a resistencia que tivesse selecionando no momento, igual a imagem abaixo.
Eu sou bem nova nessa questão de eletrônica, então me desculpa se eu tiver falando alguma besteira haha

image.png.b4df9dd161451fdfb59a61b465a69f0f.png

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Ah sim ... sua ideia foi boa e sua intuição está certa. Neste caso você mediria a corrente de cada um como foi a proposta que fiz. No entanto vai complicar por teria que usar relés ou contatores ou algo bem parrudo além do fato de ter que ficar ligando e desligando as (supostas) resistências pra individualizar a medição. Quando falei multiplex imaginei o sistema do sensor não invasivo e o multiplex seria na sua saída isolada, entende? A corrente vai continuar fluindo em todos mas vou medir apenas o que quero. Numa varredura rápida por todos vai até parecer que foi simultâneo 😁. Pra conversar com o clp o buraco é mais em baixo

Baixo custo e robusto e com precisão que se aproxima muito da aceitável, o lance dos toroides é uma opção. Mas antes estude o funcionamento de um alicate amperímetro p.ex.

Ah.. há tambem o sensor de corrente efeito hall que lhe é +1 opção. P.ex. deste "frutinha" mas que pode quebrar o galho...

sensor_decorrente_1.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!