Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, quando montei o meu PC minha placa de vídeo funcionava de boas, até que um dia eu não estava conseguindo jogar mais nada porque estava dando erro no DirectX em todos os jogos e com muita pesquisa consegui resolver o meu problema reduzindo o clock da minha placa de vídeo com o MSI Afterburner, só que depois de um tempo mesmo com o underclock ela começou a apresentar uns pixels na tela quando iniciava o Windows, ou seja, percebi que enquanto o MSI Afterburner não era executado pelo Windows apareciam os pixels falhados na tela, dai eu reduzi mais ainda o clock da GPU.

Queria um ajuda para saber sobre como posso fazer um underclock na minha GPU de forma correta pois preciso mexer com Core voltage e não sei como balancear os valores, se alguém conseguir me ajudar agradeço.

Configuração do PC:

CPU - i7-8700

GPU - 1660Ti OC 6GB

RAM - 16GB

placa-mãe - Dell/Alienware

SSD - 120 / HD - 2TB

Fonte - 850W

Postado
1 hora atrás, K0MMANDINH0 disse:

Configuração do PC:

CPU - i7-8700

GPU - 1660Ti OC 6GB

RAM - 16GB

placa-mãe - Dell/Alienware

SSD - 120 / HD - 2TB

Fonte - 850W

Qual a marca e modelo da fonte e da placa de vídeo?

Aproveite e cite também marca e modelo do seu gabinete.

Abra o MSI Aftherburner, tire um print da tela principal (Onde mostram os dados da GPU) e poste aqui no tópico para que possamos analisar.

Postado

A fonte ela vem com o gabinete pois é um PC montado, a placa de vídeo é EVGA.

Para mais detalhes, o modelo do PC é o Aurora R8 da Alienware.

Segue print abaixo, esse são os valores padrão que estão me causando o problema.

Reduzi o coreclock para (-160); e o memory clock para (-160); isso para resolver os problemas de erro no DirectX quando abro algum jogo. Teria como eu fazer esse underclock pela BIOS?

Pelo falo da minha placa de vídeo ser uma 1660Ti OC, no caso ela ja vem com overclock de fábrica, certo? mas só tem 1 fan =/

cdhprint.png

Postado

Em 12/03/2021 às 15:01, K0MMANDINH0 disse:

Segue print abaixo, esse são os valores padrão que estão me causando o problema.

Reduzi o coreclock para (-160); e o memory clock para (-160); isso para resolver os problemas de erro no DirectX quando abro algum jogo. Teria como eu fazer esse underclock pela BIOS?

Pelo falo da minha placa de vídeo ser uma 1660Ti OC, no caso ela ja vem com overclock de fábrica, certo? mas só tem 1 fan =/

Esse print foi tirado com o pc rodando algum jogo ou teste de stress? 72ºC é uma temperatura bem alta se o pc estiver em descanso.

O ideal seria elevar a tensão pra não capar sua placa, mas se a temperatura estiver alta não é interessante.

Postado
31 minutos atrás, K0MMANDINH0 disse:

A print foi tirada com um jogo rodando, a temperatura normal com o PC em descanso é de 30 a 40 ºC.

Entendi. Faça o processo como descrito então, ao invés de baixar o clock, aumente a tensão, creio que isso deve resolver, como se trata de um modelo com OC de fábrica, ela pode estar requerendo mais alimentação que a BIOS esta recomendando.

Suba 5% da tensão, salve o perfil e teste, se não der certo, suba pra 10% e teste novamente, retorne com os resultados para análise.

Postado
11 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Entendi. Faça o processo como descrito então, ao invés de baixar o clock, aumente a tensão, creio que isso deve resolver, como se trata de um modelo com OC de fábrica, ela pode estar requerendo mais alimentação que a BIOS esta recomendando.

Suba 5% da tensão, salve o perfil e teste, se não der certo, suba pra 10% e teste novamente, retorne com os resultados para análise.

Não me importo em perder um pouco de desempenho sabe? só gostaria de saber se o underclock que eu fiz está correto ou como posso fazê-lo de forma correta.

Entrei no site do fabricante da minha placa de vídeo e vi que o clock padrão é 1500mhz então, atualmente o meu underclock está assim (segue print abaixo).

Fui reduzindo aos poucos e usando o MSI Kombustor 4 para fazer o teste de stress e foi ai que parou de apresentar os problemas. Daria pra fazer esse underclock pela BIOS?

Porque sempre que o windows está iniciando e o MSI Afterburner ainda não foi iniciado(coloco ele pra iniciar junto com o windows) a tela fica apresentando problemas pixel/piscando/congelando a imagem(as vezes esses eventos acontecem separados e as vezes acontecem todos juntos).

cdhunderclock.png

Postado
16 horas atrás, K0MMANDINH0 disse:

Não me importo em perder um pouco de desempenho sabe? só gostaria de saber se o underclock que eu fiz está correto ou como posso fazê-lo de forma correta

Underclock é simplesmente o processo de reduzir a frequencia da GPU, se após o procedimento não houveram travamentos, telas azuis ou mesmo artefatos significa que ficou estável, ou seja, está tudo correto.

16 horas atrás, K0MMANDINH0 disse:

Fui reduzindo aos poucos e usando o MSI Kombustor 4 para fazer o teste de stress e foi ai que parou de apresentar os problemas. Daria pra fazer esse underclock pela BIOS?

Eu não sei se essa arquitetura da Nvidia permite alteração de BIOS, é preciso pesquisar mais a fundo.
Atualização eu sei que tem, no site da techpowerup você encontra versões diferentes da BIOS original, porém se der algo errado ou tiver alguma incompatibilidade, terá que iniciar a máquina pelo vídeo onboard e regravar a bios novamente até encontrar uma versão que funcione 100%, ou apenas regravar a versão original.

De imediato a única forma é realmente manter o perfil de downclock no MSI e deixa-lo iniciar com o sistema como você já faz hoje.

17 horas atrás, K0MMANDINH0 disse:

Porque sempre que o windows está iniciando e o MSI Afterburner ainda não foi iniciado(coloco ele pra iniciar junto com o windows) a tela fica apresentando problemas pixel/piscando/congelando a imagem(as vezes esses eventos acontecem separados e as vezes acontecem todos juntos).

Acho que o mais interessante aqui seria entrar em contato com a EVGA e informar o problema, creio que seja algum problema na versão da BIOS mesmo, talvez uma simples atualização possa resolver porém com a devida orientação deles para evitar dor de cabeça, principalmente se a placa ainda estiver no período de garantia.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...