Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurações QoS / Controle de banda num TP-Link Archer C20


Posts recomendados

Boa tarde!

 

Possuo noção de alguns controles básicos na parte de "Controle de banda" ao acessar o Archer C20. É uma rede com muitos dispositivos conectados (considerando um ambiente doméstico). Nosso link é de 120 Mb/s

 

A nossa LAN é usada pelos seguintes dispositivos:

 

  • 1 Desktop
  • 1 Notebook (wifi)
  • 4 celulares (wifi)
  • 2 tablets (wifi)
  • 4 Smartvs. Duas delas 4k com plano 4k da Netflix. Entre as tvs: Uma 4k e uma 1080p se conectam através do wifi. As outras são cabeadas.
  • 1 repetidor tp-link. O terreno é comprido. O sinal simplesmente não alcança toda a extensão da casa, mesmo estando relativamente no meio da casa.

 

O que eu já fiz:

Defini endereços IP atrelados aos endereços MAC das TVs no servidor DHCP do Archer C20.

Limitei a banda para as tvs com pouco mais do mínimo necessário que o Netflix recomenda para cada plano. Eles recomendam 5Mb/s para planos até 1080p e 25Mb/s para planos 4k.

 

O que mais eu posso fazer para limitar assistir vídeos no youtube nos celulares/ tablets / pc / notebook? Creio que seria algo relacionado à protocolos / portas. Alguém pode dar uma luz?

 

A ideia é apenas limitar todo o download de streaming de forma que fique transparente para os que usam. Impedir que não "puxe" mais que o necessário para uma reprodução ininterrupta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB Você pode permitir nas configurações avançadas do seu roteador, limitar uma certa banda para cada dispositivo, lembrando uma tv smarth puxa em media 20 megas para netflix e outras coisas!

 

Lembrando também, o uso das configurações internas do seu roteador só é permitido que o seu provedor faça esse tipo de configuração!

 

Entra em contato com eles pra ver se eles liberam algumas portas 8080 pra tu usar, ou fazerem a configuração de banda pra você!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Cristian  Esse TP-Link é nosso. Ele é conectado numa porta do modem fornecido pela NET. O controle de banda por dispositivo é fácil de implementar. Eu queria é impedir que qualquer um da rede interna (incluindo eu mesmo) não possa usar mais que o necessário para youtube / spotify, etc.

 

Edit: Aparentemente o aparelho não tem um controle mais refinado para o que eu quero. Vi que ele tem suporte ao OpenWRT, vou me divertir um pouco tentando instalar. Eu usava um Lynksys com o DD-WRT instalado, então não é exatamente uma novidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!