Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, minha dúvida é a seguinte: Eu vou efetuar eu mesmo a troca da minha placa-mãe, vi vários vídeos, li em vários fóruns e etc sobre a troca da placa-mãe, sinto que já estou pronto, mas eu ainda tenho essa dúvida que me preocupa um pouco...

Ao trocar a placa-mãe do meu computador eu preciso formatar os discos rígidos? Eu uso dois discos rígidos de 1 TB cada, sendo um dedicado para o sistema operacional e outros e o segundo HD é dedicado para jogos e programas secundários.

A minha placa-mãe atual é a P8H61-M LX2 R2.0

A placa-mãe que vou usar após a troca é a H61M-E

E também queria saber se tem alguma diferença de desempenho e etc..

Desde já agradeço :)

Postado
19 minutos atrás, Gablieo disse:

Ao trocar a placa-mãe do meu computador eu preciso formatar os discos rígidos?

Só é recomendado fazer uma instalação limpa do sistema operacional para evitar conflitos de drivers antigos. Contudo, você não precisa formatar totalmente os 2 discos, pode formatar apenas a partição que contém o SO. (unidade "C:")

20 minutos atrás, Gablieo disse:

E também queria saber se tem alguma diferença de desempenho e etc..

Entre as placa-mãe? Não haverá nenhuma alteração notável no desempenho. Considerando que as duas possuem o mesmo chipset, a diferença fica mais em relação a capacidade de peças que podem ser instaladas (slots, portas USB, etc)

Postado
20 minutos atrás, Lost Byte disse:

Só é recomendado fazer uma instalação limpa do sistema operacional para evitar conflitos de drivers antigos. Contudo, você não precisa formatar totalmente os 2 discos, pode formatar apenas a partição que contém o SO. (unidade "C:")

Entre as placa-mãe? Não haverá nenhuma alteração notável no desempenho. Considerando que as duas possuem o mesmo chipset, a diferença fica mais em relação a capacidade de peças que podem ser instaladas (slots, portas USB, etc)

Mas eu posso só simplesmente trocar as duas? Colocar a nova e só usar o PC? Ai mais pra frente formato? Eu formatei o PC não tem um mês ai ficaria meio complicado formatar de novo...

Postado
9 horas atrás, Gablieo disse:

Mas eu posso só simplesmente trocar as duas? Colocar a nova e só usar o PC? Ai mais pra frente formato? Eu formatei o PC não tem um mês ai ficaria meio complicado formatar de novo...

Até pode usar, mas se começar a apresentar falhas, congelamentos aleatórios ou similares, provavelmente será devido aos conflitos de drivers. Não que isto seja prejudicial as peças.
Experimentar não custa nada.

Postado

Apesar de as placas serem semelhantes, vai dar conflito sim, principalmente no BIOS, pois a atual tem menos componentes que a nova. Isso para começar só aí. Depois começam os conflitos de drivers que, mesmo sendo semelhantes, haverá alguma diferença. Terá lentidão, travamentos e telas azuis. Isso se já não começar a não ligar logo de cara. 

Formata o HD do SO que você se livra de pepinos no decorrer do tempo. Evita dores de cabeça futuras. 

Postado
4 horas atrás, Lost Byte disse:

Até pode usar, mas se começar a apresentar falhas, congelamentos aleatórios ou similares, provavelmente será devido aos conflitos de drivers. Não que isto seja prejudicial as peças.
Experimentar não custa nada.

Eu comentei com meu amigo, ele vai formatar e trocar as placas pra mim, ele já faz esse tipo de serviço, então é até melhor deixar na mão dele por ter mais conhecimento...

4 horas atrás, Mega Blaster disse:

Apesar de as placas serem semelhantes, vai dar conflito sim, principalmente no BIOS, pois a atual tem menos componentes que a nova. Isso para começar só aí. Depois começam os conflitos de drivers que, mesmo sendo semelhantes, haverá alguma diferença. Terá lentidão, travamentos e telas azuis. Isso se já não começar a não ligar logo de cara. 

Formata o HD do SO que você se livra de pepinos no decorrer do tempo. Evita dores de cabeça futuras. 

Então essa placa-mãe H61M-E que vai ser colocada no meu PC é melhor que essa minha P8H61-M LX2 R2.0? Se for eu já acelero a troca pra essa semana, meu amigo vai formatar e fazer a troca por mim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!