Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, gostaria de saber se essa build roda bem jogos de fps e mundo aberto, aceito sugestões de outras builds ou mudancad nessa.

Processador Intel Core i5 10400F

placa-mãe Gigabyte B460M DS3H

Memória DDR4 OLOy Owl Black, 8GB, 2666MHZ 2x8

Placa de Vídeo Gainward GeForce GTX 1650 D6 Ghost, 4GB, GDDR6, 128bit

HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

SSD Patriot P210, 256GB, Sata III, Leitura 500MB/s e Gravação 400MB/s

Fonte SuperFrame, 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Cabos Flat, SF-B500FL

Gabinete Gamer T-Dagger G10B, Mid Tower, Black, ATX,

Sem Fonte, Sem Fan

obrigado

Postado
21 minutos atrás, arrozepastel disse:

Oi, gostaria de saber se essa build roda bem jogos de fps e mundo aberto, aceito sugestões de outras builds ou mudancad nessa.

Processador Intel Core i5 10400F

placa-mãe Gigabyte B460M DS3H

Memória DDR4 OLOy Owl Black, 8GB, 2666MHZ 2x8

Placa de Vídeo Gainward GeForce GTX 1650 D6 Ghost, 4GB, GDDR6, 128bit

HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

SSD Patriot P210, 256GB, Sata III, Leitura 500MB/s e Gravação 400MB/s

Fonte SuperFrame, 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Cabos Flat, SF-B500FL

Gabinete Gamer T-Dagger G10B, Mid Tower, Black, ATX,

Sem Fonte, Sem Fan

obrigado

É um bom setup, o i5 é capaz de empurrar fácil placas bem mais fortes e vai acabar sobrando bastante, porém  pra FPS online vai precisar de mais memória, apenas 8Gb vai te limitar, principalmente se quiser jogar BF ou Cod.
Sobre a fonte, eu pegaria um modelo com melhor qualidade (Apesar da Superframe ter sido aprovada em testes pela teclab) principalmente se for pagar mais de 350 nela, tem fontes impecáveis nesse quesito como a Pichau Niddus e que já são conceituadas.

Sobre o gabinete, recomendo que pegue um modelo com melhor airflow, modelos com o painel frontal restritivo podem te trazer problemas com temperaturas elevadas.

Recomendo também a adição de no mínimo 2 fans sendo uma para inserir ar frio e outra pra tira ar quente, lembre-se de que o sistema de refrigeração é de suma importância para o bom desempenho da configuração e para a conservação de sua vida útil.

Postado
2 horas atrás, arrozepastel disse:

@NIGHT FALL

Teria alguma sugestão de alguma placa, fonte e gabinete da terabyte, se nao for incomodo algum.

Terabyte é um negócio complicado, placas mãe ou é um modelo top (E caro) ou é um modelo de entrada custando preço de intermediário.
Fonte tem poucas opções interessantes, e o pouco que tem custa horrores, sinceramente não ví muita vantagem não.

Essa B460 que você escolheu me pareceu bem fraca pra empurrar um i5 de 10ª geração, o mínimo que se espera de uma placa dessa seria uma dissipador no VRM.

A melhorzinha que encontrei que ainda sim é cara pelo que oferece é da Gigabyte, porém uma D3H.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16141/placa-mãe-gigabyte-b460m-d3h-chipset-b460-intel-lga-1200-matx-ddr4

Fonte a melhorzinha (Que não custa um rim) é essa.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/10541/fonte-deepcool-da500-dp-bz-da500n-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-atx

Gabinetes encontrei esses dois modelos (Levando em conta o sistema de refrigeração)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13931/gabinete-gamer-galax-nebulosa-mini-tower-vidro-temperado-sem-fan-black-sem-fonte-gx700

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16298/gabinete-gamer-silverstone-fara-r1-mid-tower-vidro-temperado-white-sem-fonte-com-1-fan-sst-far1w-g

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, arrozepastel disse:

.@NIGHT FALL

Tem alguma outra sugestao de loja(s) que nao sejam estão caras?

Olha, eu costumo recomendar a ASUS B460M V5 que esta saindo por 569 reais na Kabum.

Ela vem com 6 fases no VRM, mas não possui dissipador(o que para um i5 não vai fazer falta). Mesmo para um i7 10700, como são 6 fases ao invés de 4, talvez não tivesse problemas de aquecimento mesmo sem o dissipador, e também futuramente voce poderia colocar uns dissipadores de alumínio com thermal pads sobre os mosfets.

Fonte tem a Cougar VTE 500W por 299 reais na Pichau, o Teclab a testou e ela se saiu bem.

Outra que é muito recomendada aqui no forum é a Pichau Nidus 500W por 339 reais na Pichau, no teste do Teclab ela chegou a segurar 600W antes de desarmar.

E tem tambem a Seasonic 550W S12III por 349 reais na Kabum. Essa marca é Top e esta entre as melhores do mercado, só não sei dizer se esse modelo em específico é apenas uma intermediária da marca.

Postado
1 hora atrás, arrozepastel disse:

.@NIGHT FALL

Tem alguma outra sugestao de loja(s) que nao sejam estão caras?

A loja que tem os melhores preços atualmente é a Kabum.

43 minutos atrás, gutopereira disse:

Olha, eu costumo recomendar a ASUS B460M V5 que esta saindo por 569 reais na Kabum.

Ela vem com 6 fases no VRM, mas não possui dissipador(o que para um i5 não vai fazer falta). Mesmo para um i7 10700, como são 6 fases ao invés de 4, talvez não tivesse problemas de aquecimento mesmo sem o dissipador, e também futuramente voce poderia colocar uns dissipadores de alumínio com thermal pads sobre os mosfets.

@gutopereira Não são 6 fases, são apenas 3 fases com componentes duplicados.

Basicamente o mesmo projeto da H410, mudando apenas o chipset. Tem testes do VRM dela no canal no peperaio, e ele não recomenda CPUS acima do i5, por se tratar do mesmo projeto, a mesma recomendação é válida par essa B460.

Spoiler

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

@gutopereira Não são 6 fases, são apenas 3 fases com componentes duplicados.

Basicamente o mesmo projeto da H410, mudando apenas o chipset. Tem testes do VRM dela no canal no peperaio, e ele não recomenda CPUS acima do i5, por se tratar do mesmo projeto, a mesma recomendação é válida par essa B460.

Mostrar conteúdo oculto

Usando o 10400F, em teste de stress a temperatura do VRM chegou a apenas 65° que é bem longe dos 120° que geralmente é quando começa o throttling.

Eu fiquei curioso pra ver como esse VRM se comportaria com um 10700F sem o "K", pois ele possui TDP 65W. Já o i9 10900K que ele testou possui TDP 125W, então já era esperado que o VRM não aguentaria gerando o throttling...

Nesse outro teste que ele fez usando uma ASUS TUF B460M-PLUS, ele explicou que ela tambem possui um VRM com 6 fases virtuais e componentes duplicados 6+1 (3×2 Vcore + 1 GT) assim como aquela H410 que voce postou. A diferença é que essa placa aqui possui dissipadores sobre o VRM, além de uma melhor construção, mais portas USB, mais porta SATA, dois slot SSD M2, dois slot PCIe 16x, quatro slot DDR4.

Eu não vi exatamente como é o projeto da Gigabyte B460 D3H que voce indicou, mas olhando para a parte do VRM me parece ser inferior ao da ASUS TUF B460. Contei 4 fases no VRM para o Vcore, com 4 capacitores de entrada e 8 capacitores de saída. Já a B460 da Asus, tanto essa TUF quanto aquela outra V5 mais simples que eu tinha indicado, possuem 5 capacitores de entrada e 15 capacitores de saída.

Enfim, qualquer dessas placas levam MUITO tranquilamente um i3, um i5, e na minha opnião tambem levaria um i7 10700F. Obviamente um 10700K ou um 10900K, que são desbloqueados pra overclock, nem faz sentido usar em placa-mãe que não permite overclock.

Postado
16 minutos atrás, gutopereira disse:

Enfim, qualquer dessas placas levam MUITO tranquilamente um i3, um i5, e na minha opnião tambem levaria um i7 10700F.

com base em que você diz isso? 

TDP não é consumo, sempre digo isso, pessoal sempre confunde dissipacao termica com consumo

image.png.96a53edc308991dc8abc38e0cf19ccd3.png

me diz qual H410 segura 214W? Fora a tensão e a corrente

Postado
7 minutos atrás, Yan_ disse:

com base em que você diz isso? 

TDP não é consumo, sempre digo isso, pessoal sempre confunde dissipacao termica com consumo

image.png.96a53edc308991dc8abc38e0cf19ccd3.png

me diz qual H410 segura 214W? Fora a tensão e a corrente

Então mostre um teste de uma H410 ou B460 abrindo o bico com um i7 10700F? 

Por enquanto o que voce falou são apenas suposições...

No teste do Peperaio ele rodou o i9 10900K numa H410, e o VRM entrou em throttling apenas quando ele rodou um teste de estresse com todos os 10 núcleos e 20 threads serem exigidos em 100%. 

Um i7 10700F eu continuo achando que a H410 ou B460 conseguiria manter tirando por base que o 10400F ficou muito longe do limite daquele VRM.

Postado

@gutopereira quem tem que mostrar algum vídeo é você, pois não há videos de um i7 10700 com uma H410 mostrando as temperaturas das fases do VCore ( afinal ninguem vai colocar um i7 com uma placa básica da série H )

o mais próximo que achei foi uma H410M-E com um i9 10900K

10 minutos atrás, gutopereira disse:

No teste do Peperaio ele rodou o i9 10900K numa H410, e o VRM entrou em throttling apenas quando ele rodou um teste de estresse com todos os 10 núcleos e 20 threads serem exigidos em 100%. 

ìsso é um tanto quanto obvio, pois os núcleos ficam "dormindo" enquanto não há estresse

Postado
35 minutos atrás, Yan_ disse:

@gutopereira quem tem que mostrar algum vídeo é você, pois não há videos de um i7 10700 com uma H410 mostrando as temperaturas das fases do VCore ( afinal ninguem vai colocar um i7 com uma placa básica da série H )

o mais próximo que achei foi uma H410M-E com um i9 10900K

É exatamente desse video que eu estava falando. No teste do i9 10900k, o VRM entrou em throttling apenas quando submetido ao teste de estresse com os 10 núcleos e 20 threads serem exigidos em 100%. Em jogos não é isso que acontece...

No teste de estresse do 10400F, o VRM dessa H410 ficou bem longe do limite dela. Tirando isso por base eu acredito que o 10700F, apesar de exigir mais do VRM, ainda sim aguentaria...

@Yan_

Nesse teste aqui com o i7 10700F foi utilizado uma B460 de VRM aparentemente mais simples que esse que estávamos falando. Em todos os jogos não houve nenhum sinal de throttling, e o consumo do processador ficava entre 60 e 70W. É claro que aqui estamos falando de jogos e não de teste de estresse...

Postado

@gutopereira pra saber se teve diferenca tinha que ser num CPU Bound que usa todos os núcleos otimizadamente, como Rainbow Six Siege

2 horas atrás, gutopereira disse:

No teste de estresse do 10400F, o VRM dessa H410 ficou bem longe do limite dela.

de fato, mas ele consome menos que 76W do 5600X, por isso não está naquela tabela ali em cima

Postado
55 minutos atrás, Yan_ disse:

@gutopereira pra saber se teve diferenca tinha que ser num CPU Bound que usa todos os núcleos otimizadamente, como Rainbow Six Siege.

Nesse video aqui, o ultimo jogo é justamente o Rainbow Six Siege.

O i7 10700K esta consumindo em torno de 115W durante o jogo. (o TDP dele é 125W).

Esse consumo de 200W que voce falou é apenas o consumo de pico que ocorre durante alguns poucos segundos enquanto o processador utiliza o turbo boost numa tarefa pesada como num benchmark de estresse da CPU, isso não vai acontecer durante um jogo mesmo nos CPU Bound...

O TDP anunciado pelos fabricantes é na verdade o consumo do processador quando o mesmo funciona em uma frequência de clock base com todos os núcleos ativos de acordo com uma carga de trabalho de alta complexidade. Isso é o que esta escrito lá no site da Intel. 

O turbo boost é na verdade um tipo de overclock de fábrica, por isso que o consumo pode aumentar tanto, e ele pode variar bastante em cada tipo de processador...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...