Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, tenho 2 ssds A400 da Kingston, um de 240gb está no meu notebook e um de 480gb no pc. Tenho a mais tempo o ssd do notebook, porém ele está com mais saúde (97%) e tenho a mais de 1 ano, já o do pc estou com ele faz 5 meses e já está com 88%. 

PC: Ligado 975 vezes                   Notebook: Ligado 2070 vezes                 

Total Host Writes 4tb                               Total Host Writes 4tb

OBS: TBW do de 240gb que esta no notebook é de 80tb, já o do pc de 480gb é de 160tb.

• Membro VIP
Postado
agora, Arthur Pineli de Sá disse:

Queria saber o porque a saúde do meu ssd do pc está descendo tão rápido ( 88% em 5 meses ), enquanto a do notebook já tenho faz mais de 1 ano e está com (97%), ambos são o mesmo modelo porém um é 240gb e outro 480gb.

Você pode ter sido premiado com um disco com defeito de fábrica, ou mal armazenado até chegar em suas mãos... agora, esse cabo sata e de alimentação, sao novos? 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Quanto mais regravações, ou seja, instalar e desinstalar programas, mais a saúde cai. Você deve ser mais ativo no desktop do que no notebook, é isso.

• Curtir 2
Postado
23 minutos atrás, Phoenyx disse:

Quanto mais regravações, ou seja, instalar e desinstalar programas, mais a saúde cai. Você deve ser mais ativo no desktop do que no notebook, é isso.

exatamente.. ou entao a capacidade do nivelamento de desgaste dos SSDs é diferente entre ambos, o famoso wear leveling count, sempre quando há um numero X de nivelamentos de desgaste proporcionados pela leitura/escrita dos dados e uso diário, a saude vai caindo aos poucos.. isso é normal.. você pelo visto liga e desliga muito esses SSDs, o menor deles foi ligado 975 vezes, é algo bem elevado ao meu ver..

verifique os valores contidos nesse parametro e compare entre ambos

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@rodrigo.dcvieira Concordo contigo, muitas reinicializações. Ele deve ir no banheiro e desliga o aparelho.

@Arthur Pineli de Sá Em um ano, se desliguei meu PC 20 vezes foi muito. Mas sou heavy user, ou seja, ele só é reiniciado se cai a energia ou preciso fazer alguma manutenção, do contrário apenas o monitor é desligado.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

12 minutos atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

@Phoenyx É porque no notebook tenho 2 ssds, um a400 que é para jogos e um de outro modelo que esta o sistema, o que esta o sistema tenho a 3 anos e esta 79%. Então o ssd do pc esta normal? já que nele tem os jogos que mais jogo e o sistema.

Sim e não. Acho que 88% em 5 meses é muita coisa, mas se encaixa no seu perfil de uso. Meu Samsung 840 de ~2014 só agora chegou aos 50%, mas não dá pra comparar um com o outro (TBW e aplicações diferentes).

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Arthur Pineli de Sá Perceba nesta screen que você tem +- 1 hora ligado para cada reinicialização. Tu desliga muito este PC aí na minha opinião, e isto não é bom por mais contraintuitivo que possa parecer. Quanto mais "liga e desliga" maior será a dilatação e contração das ligas metálicas (soldas), que com o tempo sofrerão desgaste e ocasionarão erros (placa de vídeo com problemas, erro de memória, chipset, etc).

• Curtir 3
Postado

Sempre achei q seria bom deixa-lo um pouco desligado, como divido o pc com meu irmão agente costumava a jogar 1h30min cada, depois deixava 15min desligado para o outro jogar, de um tempo para cá parei de fazer isso, pois ele parou de jogar. Obrigado pela ajuda.

• Membro VIP
Postado

@Arthur Pineli de Sá Para efeito de comparação, olhe o meu 840:

Eu se fosse você só desligaria quando ficasse ausente por muito tempo, no máximo quando for dormir.

E quando digo isso não é deixar em estado de hibernação e etc como o notebook, deixa full ligado ou full desligado. Eu aqui programo apenas o HD para desligar após 30m ocioso, e a tela em 10m.

840.jpg

• Curtir 1
Postado
25 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Arthur Pineli de Sá Para efeito de comparação, olhe o meu 840:

Eu se fosse você só desligaria quando ficasse ausente por muito tempo, no máximo quando for dormir.

E quando digo isso não é deixar em estado de hibernação e etc como o notebook, deixa full ligado ou full desligado. Eu aqui programo apenas o HD para desligar após 30m ocioso, e a tela em 10m.

840.jpg

isso ai mesmo

pra efeitos de comparacao também tenho um ssd m.2 da crucial q uso como pendrive numa case, ele é bem usado por mim mesmo e já comeu 6% da vida util, tendo mais de 800 ciclos de contagem de liga-desliga(normal pois uso como pendrive e nao como uma unidade fixa do pc)

alem de 95 nivelamentos das celulas, ou seja, tem um uso bem severo.. meu outro ssd da samsung q uso apenas para jogos tb tem quase 3TB de dados escritos/lidos e só tem 7 nivelamentos 

image.png.606ed9063b2a42e8bd7c042577033526.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!