Ir ao conteúdo

Python Desenvolvimento de exercício de dicionário e função set

Ir à solução Resolvido por Midori,

Posts recomendados

Postado

@Felipe2719  Crie a função com os parâmetros, p.ex,

def dicionario(produtos, pedidos):

Passe os dicionários como argumento para a função e faça a verificação com set como explicado no enunciado,

set_chaves = set(pedidos.keys()) - set(produtos.keys())

Para saber se todas as chaves são válidas verifique set_chaves com a função len, se for diferente de zero é porque tem chave inválida.

Para o cálculo do total gasto pode usar o for no dicionário dos pedidos assim,

for dicionario_pedido in pedidos.items():

O índice 0 de dicionario_pedido é a chave e a quantidade é o 1, use essa chave no dicionário dos produtos para pegar os preços.

• Curtir 1
Postado

@Midori Tô com uma dúvida na hr de fazer o cálculo do gasto total.

Por ex , se tiver :

#Pedidos 
{...,'caneta':5}
#Produtos
{...,'caneta':2.4}

Eu teria que fazer a multiplicação 5*2.4, certo ?

Mas não tô sabendo fazer isso no dicionário

• Solução
Postado

@Felipe2719 Para calcular o gasto acumule a soma da multiplicação do valor pela quantidade, é como comentei onde você usa o índice no dicionário do pedido assim,

soma += produtos[dicionario_pedido[0]] * dicionario_pedido[1]

Em pedido[0] a chave é passada para o dicionário dos produtos para retornar o valor e assim multiplicar pela quantidade [1].

• Obrigado 1
Postado

@Midori Obrigado mais uma vez, agora entendi.

Não tem ideia de como tá me ajudando, se não fosse você já tinha trancado Computação 1 a muito tempo kkkk.

Só gostaria de entender melhor a parte do for

... in pedidos.items():

percebi que se eu colocar só 'in pedidos:' ele dá erro. qual seria a diferença ?

Postado
4 horas atrás, Felipe2719 disse:

percebi que se eu colocar só 'in pedidos:' ele dá erro. qual seria a diferença ?

Assim só vai retornar a chave dos pedidos (nesse caso uma string), aí na parte que seu código faz dicionario_pedido[] vai pegar apenas uma letra dela. O erro vai acontecer quando tentar calcular e usar esse retorno como chave do outro dicionário. Da outra forma com o método items() retorna a chave e do valor dela como uma tupla.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!