Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoas, tudo certo?

Sei que tem vários tópicos semelhantes a esse, mas parece que poucos tem solução, respostas meio vagas, vou explicar meu caso aqui e talvez possam me ajudar.

Como o título do tópico diz, de uns dias pra cá comecei a notar quedas bruscas no FPS, em qualquer jogo, seja ele pesado ou leve, vou pegar o exemplo do GTA V, o jogo abre normal e roda tranquilo por mais ou menos um minuto (60 - 80FPS), de repente o FPS cai para 20 - 30 fica uns 10 segundos todo lagado e volta ao normal, logo acontece novamente, o tempo todo, independente se esta em movimento ou não, posso deixar o personagem parado e o drop acontece, posso estar de carro a 100km/h e o drop acontece da mesma maneira, dura alguns segundos e volta ao normal. O Valorant (jogo muito leve) sempre rodou cravado em 144FPS, começou a ter esses drops também, caindo pra 30 - 40, dura alguns segundos e volta ao normal (isso atrapalha MUITO a jogatina kkkk).

Sempre monitoro temperaturas e td mais, e esta tudo normal (aqui no sul ta fazendo mó frio kkkk, agora ta 7ºC la fora).

Soluções que já tentei:
Atualizar driver de vídeo (retornar a uma versão anterior também)

Reset BIOS

Limpei todo o PC (fisicamente)

Estou pensando agora em formatar o PC e desfragmentar o disco

Tirei prints do GTA ontem com o MSI afterburner monitorando, de meio dia posto os prints

M5A78L-M/USB3 (vão condenar minha coitada placa-mãe kkkk)

FX 8350

GTX 970 EVGA Superclocked

1TB WD Blue

8GB Kingston

CX600

Postado

pera, qual a temperatura, o que você acha normal? usar cooler box nesse FX é difícil, mas bem, não sei a resposta mas geralmente é temperatura, sempre é temperatura

Postado

O FX fica em torno de 65ºC quando jogando, atinge 70ºC mas nunca passa muito disso. A GTX é mais esquentadinha, rodando em 75ºC geralmente. Mas sempre foi assim e sempre rodou de boa, agora e uns dias pra cá eu notei essas quedas

Postado

Aqui os prints do GTA, tem uma diferença de uns 15 segundos de um print pro outro. Notei que na GPU são maiores as diferenças nos valores, será que é ela a vilã? Muito esquisito

1416606665_Semttulo.png

Não foi os dois prints num comentário só

537897769_Semttulo2.png

Postado

Eai galerinha, problema resolvido!

Não sei dizer exatamente o que estava causando essas quedas, li vários e vários tópicos em vários lugares, e cada um foi resolvido de maneira diferente, alguns caso foram iguais, e muitos não conseguiram resolver, enfim.

No meu caso, notei que não estava sendo usado 100% do hardware, antes dessas quedas começarem, a GPU sempre ficava acima de 90% de uso, consumindo 140-150W, quando essas quedas começaram, notei que ela não passava de 70% de uso e a potência não passava muito dos 100W (como podem ver nos prints), pensei então que podia ser fonte, mas testei com outra fonte e o problema continuou.

Sem ter mais o que tentar, formatei o PC, atualizei o windows pra ultima versão, e não instalei driver de vídeo (o W10 instalou automaticamente uma versão antiga), deixei assim mesmo e fui testar, rodou liso! Problema desapareceu por completo, voltou a ter 100% de uso no hardware, coloquei rodar tomb raider com tudo no talo e não deu nenhuma travadinha (que acontecia seguido), joguei mais ou menos por uma hora e ficou melhor que nunca, pico de consumo da GPU foi de 156W e a temperatura máxima em 78ºC, antes ela ficava em 150W e a temperatura passava dos 80ºC facilmente, ou seja, parece que esse driver "genérico" gerencia melhor a energia da GPU (posso estar errado), vou deixar esse driver antigo enquanto funcionar assim kkkk.

Espero que essas informações possam ajudar alguém! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...