Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema de rede. Tenho 40 computadores na empresa e todos têm acesso normal ao servidor, internet, pastas de rede etc. Recentemente formatei um computador que já estava dentro do domínio e agora ele recebeu outro nome, outro IP. Ele ingressa na rede, acessa as pastas da rede, pinga servidor porém não têm acesso a internet. Isso acontece apenas com ele e creio que vai ocorrer com os próximos que forem comprados ou formatados.

Todos os computadores que fizemos testes conseguem pingar gateway menos os novos computadores.

Postado

Marlon, atualmente eu sou o responsável pela infraestrutura da empresa, é que sou novo na mesma e ainda não consegui identificar onde está o problema. Atualmente utilizamos o load balance TL-R470+ com duas WAN. O DHCP do equipamento está desativado, só que verifiquei que o do DC está com o serviço ativado.

Gostaria de acrescentar que, se eu colocar esse mesmo computador com IP fixo no Wifi ele funciona normalmente. No caso do Wifi existe um outro equipamento que está entre o computador e o load balance. no caso do cabo vai direto para o switch. e no caso do Wifi vai para o roteador e depois aponta para o mesmo gateway.

Computador cabeado --> IP 192.168.0.166   --> Cabo de rede -->> Load Balance (Gateway) 192.168.0.24    NÃO FUNCIONA.

Computador no Wifi --> IP 192.168.0.167 --> Roteador (192.168.0.19) --> Load Balance (Gateway) 192.168.0.24.   FUNCIONA.

Postado

@guibuit vai em usuarios e computadores do active directory

clica em computers, exclui o que foi formatado, deve estar com o nome antigo.

dá uma fuçada no dhcp tb que pode ter algo em duplicidade lá.

image.thumb.png.c9f3b107bcebb22846553b0f7bfa410d.png

Postado

Wagner, boa tarde! Nem mesmo encontrei o serviço de DHCP conforme sua imagem. Aqui ele aparece apenas que está com o serviço DHCP ativo. porém não encontro ele em nenhuma outra configuração. Acredito que deve ser alguma configuração que se perdeu.

image.png.bd1355de9dfc39ca3544dbec462e1836.png

Postado

Essa questão de redes é um pouco mais complexa que as outras, é necessário toda uma verificação na rede pra identificar o problema, feito por alguém com certo conhecimento técnico. Procure conhecer melhor a rede  para solucionar o problema, ou refaça ela do zero (recomendo que não faça isso).

• Curtir 1
Postado

Não há nenhum teste que possa ser feito no load balance para saber está com problema ou configuração incorreta ? Quase não encontro solução de problema relacionado a esse equipamento....

Estou usando o ARP Spoofing Defense em meu equipamento, que bloqueia o acesso a internet dos computadores que tiverem seu IP/MAC diferente da lista do último ARP Scanning que foi executado, pode ser isso ? No caso os computadores sempre recebem um IP diferente do anterior e o MAC sempre é fixo pra cada um. Vou tentar desativa-lo para verificar ou alterar o antigo para o IP novo.

Postado

Resolvido, era exatamente isso. O antigo responsável pela infraestrutura realizava esse tipo de controle, pelo IP-MAC Binding, e após verificar o MAC do computador que foi formatado estava vinculado a outro IP, foi excluído e incluído um novo com IP/MAC correspondente.

Que falta faz uma documentação. :(

Obrigado a todos pela ajuda. Fiquem bem.

• Curtir 1
Postado

Wagner, sim. Como a opção Enable ARP Spoofing Defense estava habilitada, em List of Rules o  IP destinado para o MAC 90-F6-52-FD-31-56 estava apontando para outra máquina, conforme mencionei após excluir a linha 30 e criar uma nova com IP/MAC corretos deu certo.image.png.b94ba395f808fbd7045b5e5dd00bae78.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!