Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, não achei nenhuma área em específico para esse assunto mas vamos lá. Como não conheço ninguém dessa área gostaria de ver com vocês do fórum sobre o que acham da atitude da minha provedora de internet. Eu como sou leigo no assunto não sei se isso é comum, mas a minha última provedora abriu as portas no modem sem problema nenhum e não falou nada sobre valor adicional. O pouco que eu sei é que cada computador tem seu IP ele pode ser dinâmico ou estático, o meu era dinâmico, vi um tutorial simples no Youtube e deixei ele fixo, e meu provedor queria me cobrar 20 reais por mês a mais para fazer esse simples serviço. 

WhatsApp Image 2021-06-29 at 15.48.23.jpeg

Postado

@Cristian Villarinho isso depende da politica da empresa, eles podem cobrar ou não, não há nada que obrigue um provedor e te realizar qualquer serviço de graça a menos que esteja relacionado no contrato, inclusive podem bloquear portas por que o serviço é de acesso a internet e não prover serviços à internet.

A menos que seja um plano empresarial que relacione esses serviços em contrato.

E você cnão consegue trocar o ip dinamico por fixo, quem faz isso é a operadora, o que você pode fazer é configurar o DDNS, que seria o dns dinamico, sendo o mais famoso o noip.com

Postado

59 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

O pouco que eu sei é que cada computador tem seu IP ele pode ser dinâmico ou estático, o meu era dinâmico, vi um tutorial simples no Youtube e deixei ele fixo

WhatsApp Image 2021-06-29 at 15.48.23.jpeg

Você está totalmente equivocado. 

Seu IP é dinâmico, pois o provedor apenas te empresta ele, caso você queira utilizar apenas um determinado endereço o provedor pode sim te cobrar por isso.

Outro detalhe, o IP que você colocou como "FIXO" é apenas o IP da sua rede, não o IP que te identifica na internet.

Na questão do IP a atendente está correta, toda operadora trabalha assim, porém na questão do encaminhamento ela também está equivocada, pra fazer um encaminhamento não é preciso ter um IP FIXO, um simples DNS resolve o problema.

Talvez você não soube explicar a ela qual a sua necessidade. Provedores de internet locais tendem a deixar portas de acesso bloqueadas por medida de segurança, você não precisa solicitar um encaminhamento, apenas que as portas não sejam bloqueadas pelo provedor.

Postado

@wagner2029 Eu sou meio leigo no assunto, eu achava que meu IP era fixo, pois procurei na internet "como tornar IP dinâmico em fixo" então fiz o procedimento nas configurações do modem, um lance de "reserva de IP" mas então isso não tem haver com o que o provedor está falando?

@NIGHT FALL Pois então, eu sou leigo no assunto, o que eu fiz, junto aos tutoriais na internet é reservar o IP nas configurações do modem, assim deixando o IP do computador fixo, mas então isso não tem haver com as portas? por exemplo, eu quero abrir a porta 28015 o servidor de um jogo, então eu fui em um lugar de portas lá nas config do modem e coloquei certinho, TCP e UDP mas ainda sim meu servidor não está funcionando, no caso as portas estão bloqueadas pelo provedor? o que eu deveria fazer é pedir pro provedor desbloquear as portas e não "reservar" tais portas a um preço?

Postado
10 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

Pois então, eu sou leigo no assunto, o que eu fiz, junto aos tutoriais na internet é reservar o IP nas configurações do modem, assim deixando o IP do computador fixo

18 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

o IP que você colocou como "FIXO" é apenas o IP da sua rede, não o IP que te identifica na internet.

10 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

mas então isso não tem haver com o que o provedor está falando?

IP é uma coisa, porta é outra, IP identifica um equipamento, Porta identifica um serviço.

13 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

no caso as portas estão bloqueadas pelo provedor?

Alguns provedores bloqueiam, outros não, é  confirmar com o seu provedor, infelizmente não há como eu saber.

14 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

que eu deveria fazer é pedir pro provedor desbloquear as portas e não "reservar" tais portas a um preço?

Eles não cobram para liberar portas, mas sim para lhe emprestar um IP específico.

Basta pedir para eles liberarem a porta 28015 que você precisa, se eles falarem que não fazem bloqueio então a regra que você criou no modem está errada.

Postado

@Cristian Villarinho existe o ip interno e o ip externo, o ip interno você pode fixar no seu computador lá nas configurações de rede, vai nas propriedades e anota as configurações e define elas no protocolo tcpip v4.

fixando o ip você pode encaminhar uma porta para o seu ip, não precisa de ip fixo para isso, você pode usar o ddns.

nesse site você testa pra ver se deu certo o encaminhamento de portas

https://testeportas.com.br/

Postado

@wagner2029 Entendi, no caso nesse site onde tem pra colocar o IP eu coloco o interno ipv4 ou externo? outra coisa sobre o IP externo, como eu vejo ele? nesse site que você mandou diz que meu IP é x mas em um outro site com a mesma finalidade diz que meu IP é y... aliás fiz o teste com a porta e apareceu "inacessível" não sei se estou colocando o IP errado, se configurei errado no modem, ou como o amigo ali disse, o provedor deixou bloqueados as portas

Postado

@Cristian Villarinho o seu ip externo você pode ver nesse mesmo site ou no meuip.com.br

o ip interno não vai aparecer na internet, na internet o que aparece é o ip externo e a porta.

nesse site teste de portas você só vai colocar a porta, o ip externo ele detecta sozinho.

pesquisa pelo modelo do teu modem no youtube que deve aparecer tutoriais ensinando a abrir as portas dele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...