Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um C2Q Q9400 4C/4T 2.66ghz com uma r9 380 da xfx 256b 4gb levemente com overclock no msi pra 1000mhz e memorias em 1500mhz, 8gb (2x4gb) DDR3 1066mhz tudo numa placa-mãe ECS g41t-m7, jogo tudo de um SSD de 512gb, uso a resolução 1366x768 em todos os games, jogo principalmente gta V e BF4 e em ambos no médio/alto fica sempre por volta de 40-30fps, e o mais estranho é que se eu tacar tudo pra cima ou pra baixo o fps fica relativamente estatico, só se eu forçar jogando muito efeito no gta v que o fps baixa demais pros 20, eu vi umas benchmarks e minha gpu deveria rodar tanto gta v como bf4 no alto tranquilamente, como não sei muito sobre hardware pois nunca tive um computador com uma placa de vídeo decente resolvo pedir ajuda aqui.

1a questão: Aparentemente a minha placa-mãe é pcie 1.0 enquanto a minha gpu é 3.0, o quanto isso afeta a perfomance?

2a questão: A minha gpu fica sempre pulando o uso e nunca fica em 100%, nem meu processador, porém meu processador está quase sempre a 90%, nunca 100%, porque isso acontece, é gargalo do processador? se é porque ele não fica direto em 100%?

3a questão: Eu estou pensando em mudar pra uma H61M-VS da ASRock que eu tenho aqui, com um xeon E3-1270 e + 12gb (8gb + 4gb) rodando a 1333mhz, com a r9 será que vai resolver todos os gargalos?

4a questão: Eu uso um HD maxtor de 80gb que eu tinha aqui pro S.O pois não confio em SSD chines pra colocar nada do S.O (vou mudar no futuro proximo), isso afeta muito? não jogo nada nele, só tem o S.O

Temperaturas: CPU em full load não chega nem na casa dos 65 direito.

GPU com os cooler em stock chegava em 80C, troquei de pasta térmica e fiz uma curva de fan customizada no MSI não passa dos 75 agora.  

temp ambiente girava em torno dos 21C quando testei tudo, agora no inverno de 3C não passa nada dos 65C, então acho impossível ser thermal throttling.

• Membro VIP
Postado

@Lopinhoa Boa tarde.

Em 19/07/2021 às 00:03, Lopinhoa disse:

1a questão: Aparentemente a minha placa-mãe é pcie 1.0 enquanto a minha gpu é 3.0, o quanto isso afeta a perfomance?

Não encontrei referência da placa para ter certeza se de fato é 1.0, contudo dependendo da placa pode vir a dar diferença, essa R9, creio eu que no seu caso não, pois o CPU está limitando ela, sem dúvidas.

2a questão: A minha gpu fica sempre pulando o uso e nunca fica em 100%, nem meu processador, porém meu processador está quase sempre a 90%, nunca 100%, porque isso acontece, é gargalo do processador? se é porque ele não fica direto em 100%?

Sim, se ele fica em 90% já não é bom sinal, a GPU em si, vai ficar variando pois o CPU não aguenta processar tudo e acaba ocorrendo esse "gargalo".

3a questão: Eu estou pensando em mudar pra uma H61M-VS da ASRock que eu tenho aqui, com um xeon E3-1270 e + 12gb (8gb + 4gb) rodando a 1333mhz, com a r9 será que vai resolver todos os gargalos?

Acredito que sim, se não resolver em jogos específicos, ao menos vai melhorar bastante.

4a questão: Eu uso um HD maxtor de 80gb que eu tinha aqui pro S.O pois não confio em SSD chines pra colocar nada do S.O (vou mudar no futuro proximo), isso afeta muito? não jogo nada nele, só tem o S.O

Provavelmente esse HD é antigo, e sinceramente um SSD melhora muito o sistema em si, contudo a questão de ser chines ou não, fica a critério.

gta v como bf4 no alto tranquilamente

Mas não exatamente com esse processador, certo ?

Importante, qual sua fonte ?

• 5 semanas depois...
Postado

@LNPott  A minha fonte é uma Corsair CX 650, a r9 380 é bem brutal sem dúvidas, são 2 conectores de 6 pinos pra alimenta-la, mas acho que a fonte deve aguentar de boas.

Em 23/07/2021 às 13:07, LNPott disse:

Não encontrei referência da placa para ter certeza se de fato é 1.0, contudo dependendo da placa pode vir a dar diferença, essa R9, creio eu que no seu caso não, pois o CPU está limitando ela, sem dúvidas.

A placa consta como PCIE 1.0 tanto no CPU-Z quanto no site da ECS. Minha principal duvida é se a gpu esta "estourando" a bandwidth da placa-mãe pois a gpu é 2 gerações a frente da 1.0. Essa é a minha principal dúvida, desculpe pela demora, abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!