Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, Estou com problema em um carregador de baterias automotivos 12v igual ao modelo da foto. Ele está ligando porém não está carregando. Como está ligando ignorei a entrada do transformador e fui verificar a pci interna e pra minha sorte os códigos dos componentes da placa foram raspados. kkkk Fiz alguns testes com o multimetro pra ver se tinha algum componente em curto mas aparentemente nenhum componente está em curto. 

carregador de bateria .jpg

WhatsApp Image 2021-08-08 at 12.10.04.jpeg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 08/08/2021 às 12:15, Luciano dorneles disse:

aparentemente nenhum componente está em curto. 

Não necessariamente entram em curto quando dá defeito: pode abrir também. 1ª coisa: verifique (óbvio) o fusível e meça a saída do trafo

• Obrigado 1
Postado
Em 13/08/2021 às 09:45, .if disse:

Não necessariamente entram em curto quando dá defeito: pode abrir também. 1ª coisa: verifique (óbvio) o fusível e meça a saída do trafo

Boa noite amigo, já tinha verificado os fusíveis, tanto o fusível principal do equipamento quanto o da saída do carregador que utiliza um fusível do tipo automotivo. Existia um fusível principal rompido pois o equipamento foi ligado em 220V. Mas ainda estava ligando pois utiliza dois fusíveis em paralelo. Fiz a medição do trafo que é de 6 + 6 e está ok. Fiz também algumas medições com o multímetro em escala de continuidade na placa placa principal e desconfio dos transistores de potência da placa. 

agora, Luciano dorneles disse:

Boa noite amigo, já tinha verificado os fusíveis, tanto o fusível principal do equipamento quanto o da saída do carregador que utiliza um fusível do tipo automotivo. Existia um fusível principal rompido pois o equipamento foi ligado em 220V. Mas ainda estava ligando pois utiliza dois fusíveis em paralelo. Fiz a medição do trafo que é de 6 + 6 e está ok. Fiz também algumas medições com o multímetro em escala de continuidade na placa placa principal e desconfio dos transistores de potência da placa. 

1 minuto atrás, Luciano dorneles disse:

62AF76C6-6BC1-49ED-887E-FE607C3EA91F.jpeg

27BF18A8-CF32-4935-BDC4-40B0ED7D1B32.jpeg

F5F7459D-A578-4F3C-91F7-4D00162C38AA.jpeg

10BDF0AD-8654-4A0F-8D4A-C1E55FDFDAE9.jpeg

064F6D29-DD9D-4C43-9137-F475720DB36A.png

Minha desconfiança está nesses dois transistores da última foto. Não sei dizer ao certo se é do tipo NPN ou PNP. Acredito ser do tipo PNP pois o terminal do meio de ambos está conectado a ponteira negativa da saída do carregador.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Boas análises amigo. Os 'transistores' usam ser de fato um scr tic126, bt152 ou do gênero. Aparentemente bons. Meça as d+ peças da placa: diodos e transistores. Seu trafo parece ser 12+12 6A (usa dar + que 13). Meça entre os fios e confirme...

Verifique se acende algum led. Geralmente este carregador 'se faz de morto' se não conectar bateria. Conecte  e teste...vê se carrega... Leia seu manual.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@.if sim,  trafo é de 12 + 12 6A, me equivoquei na hora de escrever na foto kkkkk. Já tinha testado ele e estava bom. Infelizmente não tenho o manual do equipamento. Lembro de ter testado ele antes em uma bateria e nenhum led acendeu. Testei os demais equipamentos da placa e aparentemente nenhum apresentou defeito. Por isso desconfiei desses transistores.

• Membro VIP
Postado

Se você prometer que não vai:

• dar curto na saída
  • ligar invertido
  • deixar mais de 1H carregando uma bateria de 60Ah cuja tensão não esteja abaixo de 10V
  • ... etc

eu deixo você usar só o trafo e usar um diodo da saída 5V de uma fonte de PC como retificador acoplado num dissipador.

Caso contrário vai ter que continuar a procurar o problema do circuito que a princípio tem as proteções acima

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...