Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Estou passando por um problema bem estranho.

Ocorre que ontem o PC deu tela azul rapidamente e reiniciou. Quando tentou ligar, começou a rodar a ventoinha, porém em 3 segundos desligou. Fez isso diversas vezes até eu tirar da tomada.

Abri o gabinete, retirei memórias, processador, troquei pasta térmica (que ainda estava nova porque troquei há menos de 1 ano), removi a bateria pra zerar a BIOS, montei tudo novamente e ligou normal.

Usei umas 2 horas e o problema voltou a acontecer, porém dessa vez sem apresentar tela azul, simplesmente reiniciou e ficou no loop tentando reiniciar. Novamente retirei da tomada, deixei um tempo e voltei a ligar e ligou normal.

Fiz alguns testes de disco (apresentou alguns erros e corrigiu), memória (sem erros) e monitorei a temperatura que estava excelente (entre 33 ~ 38 graus).

Estou usando ele normalmente agora sem problemas, porém fiquei preocupado que possa voltar a ocorrer.

Meu setup atual: placa-mãe ASUS H81m-A/BR que tenho há uns 9 anos, SSD Crucial com uns 3 anos, HD normal um pouco mais antigo, memórias DDR3 2x8GB Kanmeiqi (novas) e processador Intel 4460 (usado) comprados no Ali há um pouco mais de um ano, fonte Cooler Master Masterwatt 450 semi modular comprada há menos de um ano e placa de vídeo NVIDIA 750Ti. O mais antigo é a placa-mãe, o resto dos componentes mais crítico (fonte, memórias) são praticamente novos.

Olhei no log de eventos do Windows e achei as seguintes informações mais relevantes no dia de ontem:

Nível crítico:

O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.

Erro:

Falha na inicialização rápida do Windows com o status de erro 0xC00000D4.

Erro:

O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x000000c7 (0x0000000000000008, 0x0000000000000001, 0xffff940167109180, 0x0000000000000080). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\MEMORY.DMP. Id de Relatório: 5a33d639-9f75-4b18-abef-c5986309ed5a.

Alguma sugestão ou teste que eu possa fazer?

Postado

Observe se não tem capacitores estufados ou vazados na placa-mãe. Teste o HD com HDTunePro abas Health e error scan e poste as telas de resultado. Limpe os contatos das memórias com alcool isopropílico. Monitore as temperaturas.

Postado

@Ricardov

Obrigado pela resposta.

Adicionei na perguntas alguns eventos do Windows que me chamaram atenção no dia de ontem.

Vou fazer os testes/análises sugeridas e posto o resultado

Fiz os testes do HD e SSD. Como pode ver o SSD tem um warning ali relacionado a temperatura

hd.JPG.425ef15619a5bf42d84db4c3c33a1232.JPG

ssd.JPG.e1ec4dd53c340a0123299ad29b9b1dae.JPG

Uma pergunta que esqueci de fazer: quando ele tentou ligar o computador, nem sequer chegou na tela da BIOS. Isso pode ser falha no HD/SSD? Memória geralmente apita, fonte geralmente nem liga. Por isso suspeitei mais da placa-mãe.

Postado

@guidadall  faça o teste da aba Error scan no HD. Essa indicação de temperatura no SSD deve ser algum bug. Se nem chega no BIOS pode ser a placa-mãe mesmo. Deixe uma configuração mínima para testar, desconecte tudo o que não for essencial.

Postado

@Ricardov 

Error scan sem erros

HD:

hd-scan.JPG.aff9abbb9b82f44fdd16d8ef142229c1.JPG

SSD:

ssd-scan.JPG.4d83b3b791b8bd30aff8ab6177aa44b4.JPG

Levando em conta cada componente:

Memórias - já estão instaladas há um bom tempo, por isso desconfio menos delas e nos testes não acusou nada
Fonte - poderia ser algum curto, porém como tive tela azul por duas vezes que reiniciou já meio que descarto, pois se fosse curto ou algo parecido o PC simplesmente desligaria
Processador - também já está instalado há algum tempo, mesmo assim removi ele e aparentemente não tem nada errado, inclusive já reapliquei a pasta térmica
HD / SSD - fiz os testes de saúde e scan de erros e a princípio tudo ok

Então só resta a placa-mãe mesmo, porém pra essa não tem nenhum teste que possa ser feito, mas vou seguir monitorando e caso volte a ocorrer testo somente com

componentes essenciais

Edit: li inclusive que em alguns casos era curto no botão de power

Valeu pela ajuda

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...