Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Pseudonomio disse:

ára terminar se eu pôr um nobreak desses baratos e depois um filtro iclampe 8 além de proteger minimizaria os efeitos danosos que o nobreak faz as fontes como muitos dizem?

Não, pois os liga e desliga do estabilizador interno e da comutação da rede para a bateria continuariam ocorrendo.

Postado
11 horas atrás, Pseudonomio disse:

@donzmaker Obrigado pela resposta, aproveitando tua boa vontade me esclarece outras dúvidas, tu disse que não necessita por esse modelo ocket em todas tomadas, se eu pôr numa principal e depois ligar o filtro de linha da iclampe 5 teria uma proteção "mais reforçada"? e porque o iclampe 8 está3 melhor eles estão usando bons componente nele ainda? ára terminar se eu pôr um nobreak desses baratos e depois um filtro iclampe 8 além de proteger minimizaria os efeitos danosos que o nobreak faz as fontes como muitos dizem? aguardo tua resposta ok

Não haveria necessidade de usar Iclamper pocket + iClamper 5 pois os 2 tem varistores + fusivel termico mas não irá fazer mal fazer isso, pode ser que em caso de falha de algum varistor atuar o outro possa, mas se você não mora em uma região repleta de raios não acho necessário

Se você mora em uma região com muitos raios por ano o ideal é colocar um DPS classe I + II direto no quadro, mas geralmente não é necessário em área urbana se você tiver bom aterramento

Em relação a Nobreak evite usar nobreak barato. Eu recomendo a não utilização

• Curtir 1
Postado

@donzmaker ok obrigado pelas dicas, porém vamos ser francos e realistas, cerca de 80% do brasil não possui aterramento e quando possui émal feito, por isso é sdempre ótimo previnir, qualquer técnico de eletrônica pode instalar DPS classe I + II direto no quadro, ou tem que ser funconário da empresa energia no meu caso a light

Postado
16 minutos atrás, Pseudonomio disse:

@donzmaker ok obrigado pelas dicas, porém vamos ser francos e realistas, cerca de 80% do brasil não possui aterramento e quando possui émal feito, por isso é sdempre ótimo previnir, qualquer técnico de eletrônica pode instalar DPS classe I + II direto no quadro, ou tem que ser funconário da empresa energia no meu caso a light

A questão do DPS vai depender de vários fatores. Se é casa, apartamento, qual tipo de aterramento, etc.

Tem que ser um técnico em eletricista mas um eletricista capacitado pode te ajudar.

Aí no RJ eu recomendaria uma firma de engenharia elétrica para fazer uma inspeção em primeiro lugar e ver se o seu aterramento está bom

O mais importante em primeiro lugar é ter um IDR (ou DDR) em toda instalação, por isso precisa verificar se o seu aterramento é TN-S ou TN-C-S, caso não tenha aterramento eu recomendo fazer TN-S. Esse pessoal aí do vídeo é aí do RJ, quem sabe tenta entrar em contato com eles

Evita-se colocar DPS antes de fazer toda uma verificação no seu aterramento primeiro, o vídeo abaixo ilustra como ficaria num cenário ideal.

Assiste esse vídeo: 

Pode utilizar um filtro de linha Embrastec de 20kA por exemplo, vai te proteger melhor que o Clamper apesar de não ter fusível térmico. Pode combinar o Embrastec 20kA com um iPocket da clamper

No vídeo acima quando ele fala que o neutro já está aterrado ele quer dizer que na entrada do padrão já foi feito uma conexão indireta entre neutro e terra, ou seja, TN-S. Essa interligação indireta pode ser feita no quadro dentro da sua casa mas como já foi feita lá no padrão de entrada, não poderá jamais unir o neutro e o terra , então está correto como ele fez.

É melhor você gastar com um aterramento e IDR bem feito do que  se preocupar com DPS por ora, mas se o seu orçamento permitir já faça os 2. Aterramento inclusive ajuda na questão de ruídos da rede elétrica 

Postado

@donzmaker  é porém tenho um enorme problema, resido com escrizôfenico que estudou por muitos anos eletrônica e um pouco elétrica e usa até hoje chaves de fusíveis liga/desliga o ideal seria usar DDR que é bem melhor que dijuntores (que ele também detesta, e preferiu usar essa chave de fusíveis mesmo), mas como convencer um doente a fazer isso? Além disso resído cerca de 100 metros distância numa rua transversal que corta a rua que adentra a uma favela (ode tem im monte de fdps e fofoqueiros) e é difícil convencer técnicos da light ficarem por muito tempo

Postado
1 hora atrás, Pseudonomio disse:

@donzmaker  é porém tenho um enorme problema, resido com escrizôfenico que estudou por muitos anos eletrônica e um pouco elétrica e usa até hoje chaves de fusíveis liga/desliga o ideal seria usar DDR que é bem melhor que dijuntores (que ele também detesta, e preferiu usar essa chave de fusíveis mesmo), mas como convencer um doente a fazer isso? Além disso resído cerca de 100 metros distância numa rua transversal que corta a rua que adentra a uma favela (ode tem im monte de fdps e fofoqueiros) e é difícil convencer técnicos da light ficarem por muito tempo

não precisa chamar tecnica da light chamna um eletricista para fazer a instalação do IDR pelo menos para banheiro e cozinha

Postado

@donzmaker sim, porém tu não entendeu direito o meu primeiro problema? como vou instalar isso sem que esa pessoa vá e retire depois? ele tem uma anormalidade que chamasse sindrome do imperador (que atinge mais mulheres, mas afeta alguns homens também) e faz com que tudo tem que ser do jeito dele conforme ele pensa, perdi a conta de quantas vezes pus algo num lugar como uma simples lámpada e foi retirada por não concordarcom modelo dela, felizmente tem como contornar isso de forma fácil do tanto que econtre aç=lguém que o convença que isso é eficaz e necessário dai ele aceitará normal, a dificuldade e encontrar alguém com conhercimento e paciência para explicar tudo sem se aborrecer

Postado

@Pseudonomio Uso nobreak a mais de 10 anos e sempre ouvi a lenda urbana dos senoidais.

Aconselho ver esse video: 

Sempre usei nobreaks comuns nos meus computadores - que sempre foram similares ao da minha assinatura atual  - top de mercado - e nunca tive qualquer tipo de problema.
Hoje estou usando nele um equipamento de 1300va que comprei em 2008.

Na época que comecei a utilizar nobreaks so tinhamos 2 marcas no mercado - uma delas dava muito problema - a outra não - e optei por ela - que estou usando ate hoje. Tenho mais de 8 nobreaks em casa dessa mesma marca - so troco a bateria a cada 2 anos por bateria generica (a original dura o dobro).

O que muitas pessoas fazem de errado é querer um nobreak pra servir de "gerador portatil" - ou seja, ficar horas e horas na dependencia dele, quando o equipamento deveria servir apenas para proteger o seu equipamento e conduzi-lo para um desligamento seguro.

Outra coisa é que muita gente confunde ou não sabe - é como um nobreak funciona - de forma basica. (tb não sou um expert, longe disso - não tenho qq formaçao na area) - mas basicamente um erro comum é acharem que o nobreak ira abastecer o seu equipamento de forma continua "pra sempre" - ou seja - voce ligou - ele virou sua fonte de energia. não. o nobreak so entra em funcionamento quando você fica sem luz. Isso é um ponto importante porque muita gente acha que o nobreak ira fornecer a energia pro equipamento pra sempre e por isso - ser senoidal ou não ou isso ou aquilo - é algo fundamental pra voce decidir a compra. E não é, justamente por isso. O Nobreak so sera responsavel pela energia do seu equipamento quando voce ficar sem luz. Ou seja - muito provavelmente em 99% do tempo de uso - voce estara usando a energia eletrica da sua rede eletrica.

E dai entra os diversos BENEFICIOS do nobreak - que é controlar a passagem dessa energia - protegendo o equipamento contra surtos, e outros eventos que o fabricante eventualmente informa - de forma muito mais eficiente do que um filtro de linha ou similares.

Ai vamos pensar - acabou a luz - o seu nobreak começa a funcionar - e "gerar a energia" pro seu equipamento. O qto de stress a onda "quadrada" ira causar na sua fonte? Eu não sou tecnico par dizer, mas sou usuario com mais de 10 anos de uso - pra te dizer - "IMPERCEPTIVEL" - nunca tive qq tipo de problema. (o video acima q postei mostra o teste disso - de forma mais tecnica). E dai se é imperceptivel - (e você vera que no teste existe sim uma diferença - mas sem spoiler - pra não dizer que não tem nada) - a pergunta que fica é -  SE você É O TIPO DE USUARIO QUE PRETENDE USAR O NOBREAK PRA DESLIGAR SUAS COISAS COM SEGURANÇA DE IMEDIATO - seu computador sera alimentado pelo nobreak num tempo estão insignificante que praticamente nem conta (e digo por experiencia tb - nunca tive problema) - agora se voce é do tipo HARDCORE q quer manter o equipamento ligado direto no nobreak - o video acima tb faz um teste de desempenho. E pelo teste tb se pode tirar algumas conclusoes sobre o uso do nobreak.

Em resumo, muita coisa se propaga sobre o assunto - e por ter fundamentação tecnica - é FATO que a onda quadrada não é adequada - e vai causar um incomodo na fonte etc etc (não vou me alargar na parte tecnica porque não sou expert como disse - falo como usuario) - e dai se cria um MITO - q vira verdade absoluta - mas a pergunta correta nunca foi respondida- o qto afeta? o que afeta? a gente so ouve falar não pode, que não da, que não funciona, que não serve.. muito pela força do mito - e muito tb porque a industria de nobreaks - o vendedor - quer que voce compre o mais caro. Sabe-se la.

Agora eu - como usuario - te digo - nunca tive problema. So tive beneficios - em proteger meu PC que não é barato - em poder desligar ele com segurança mesmo sem luz. Eu uso nobreak praticamente em tudo aqui em casa - menos geladeira, essas coisas claro. Mas por exemplo - coloquei um nobreak na minha SKY porque é insuportavel o tempo q ela leva pra reiniciar o sistema depois de uma queda de energia, 5-10 min... coloquei pra evitar da sky reiniciar porque deu aquela piscada na luz. (eu moro em SP - aqui a rede eletrica é ate que bem segura comparada a outros locais)

A unica coisa que eu recomendo é que voce opte por uma marca de confiança. Verifique reviews - ouça experienca de outros usuarios. Eu como disse - so usei uma marca ate hoje - por que comecei a comprar ela - e passei a confiar nela - que é a APC - tdos os meus nobreaks sao dela - desde os menores ate os maiores.

porém.. o ultimo modelo (exatamente o que você menciona) - esta me dando muito problema. ok - que ele é o mais novo - e agora o grande problema de tudo é a fabricação made in china e nessa caso pra mim isso esta claro - os modelos antigos tinha um melhor acabamento em tudo - esse modelo novo (q nem é estão novo - eu ja tenho ele a uns 5, 6 anos) - ta bem complicado.

Tive problema na ventoinha (na garantia - EU NUNCA USEI UMA AT NA VIDA - porque sempre opto por equipamentos de marca mais confiavel - a primeira vez que fui numa AT foi pra trocar a ventoinha desse nobreak - que trocou e em 3 meses deu problema de novo.. enfim.. vicio de produto total) - em 5, 6 anos ja troquei a bateria dele 4x.. o meu modelo de 1300va q esta no computador - so troquei ela 2x em 10 anos (a original durou 6 anos e as reposicoes GENERICAS tem durado 2 anos em media) - e ontem ele voltou a dar problema - e dessa vez cansei dele e vou comprar um novo - e estou pensando em outra marca.

E ai a maior questão é confiabilidade. talvez eu ate volte pra APC, mas outro modelo. Eles tem credito - e acho extremamente confiaveis.. ou posso tb ter dado azar com o lote. enfm.

A unica questão q você tem que verificar é se a potencia NOMINAL EM WATTS do nobreak q escolher é suficiente para os equipamentos que voce quer ligar - e considere tb um margenzinha..  é o mesmo processo que você faria pra comprar  a fonte do seu PC..

Se o seu objetivo é so proteger o seu PC contra surtos, etc etc - e a hora que cair a luz você se dispoe a desligar tudo de imediato - não vejo problema em voce usar um nobreak comum - so claro, opte por uma marca de renome - mas isso é recomendacao basica pra qq equipamento que você for comprar - ainda mais um que é estão tecnico como um nobreak. 

Agora se você pretende fazer um uso mais HARD, jogar no nivel mais punk mesmo sem luz, etc etc - talvez um nobreak senoidal seja mais adequado pra não perder desempenho (mas veja o teste do video tb) - ja que qq coisinha a mais num jogo pode ser significante pro seu desempenho. Mas fora isso... como usuario a mais de 10 anos - não vejo porque gastar com isso, a não ser que voce seja comissionado da empresa de nobreak..rs

Como usuario, minha unica preocupacao era so o equipamento poderia ser danificado de alguma forma a longo prazo - e o teste dismistifica um pouco isso. De resto - como usuario - nunca tive qq problema em nada - comprei meus equipamentos, usei anos - fiz upgrade - e continuo usando sem problema algum.

beleza?

= em tempo - estou pensando em comprar um intelbras - nem curto tanto a marca - mas tb não curto muito as outras - porém o intelbras tem prometido potencias nominais mais altas a um menor custo. A questão é se isso é realmente confiavel.  

= ah e digo mais.. pensando num cenario mais "terrivel" - coisa q em 10 anos nunca aconteceu comigo - mas digamos que possa ocorrer - o uso do nobreak va fazendo sua fonte perder longevidade. O que vale mais? você ter que trocar sua fonte com menos 10% de vida util (e aqui ja inflando bem o desgaste) - ou correr o risco de perder um trabalho que você ficou horas fazendo - ou de repente ter um surto violento ai e queimar todo equipamento? eu não tenho duvida.. e se estou fazendo algo errado perante o mercado - a mais de 10 anos - so o fato de não perder mais trabalhos por falta de luz durante 10 anos - nem ter meu equipamento queimado - tem valido a pena...rs

Postado

@DanielRodrigo  Muitíssimo obrigado por teu depoimento, porém acabou me deixando um pouco confuso, qual modelo da apc exatamente tu usou por 10 anos e gostou? e quais as configurações ele possuia?  e se possível quias componentes internos foram usados

Postado

estou usando ele ainda na maquina da minha assinatura (no rodape abaixo) - mas ele ja saiu de fabrica a um bom tempo - ele tem um "irmaozinho" mais novo no mercado - mas eu não tenho dele - e como disse o acabamento do modelo novo pra esses mais antigos é beeem diferente.

o meu é esse: https://www.apc.com/shop/br/pt/products/APC-BACK-UPS-RS-1300VA-LCD-120V/P-BR1300LCD
tenho 2 dele em casa - o outro esta no aquario controlando as bombas. (q sao de ima - muita gente acha que é motor)

esse é o irmão mais novo q esta a venda: https://www.apc.com/shop/br/pt/products/APC-Back-UPS-1200-115V-220V-Brazil/P-BZ1200-BR

ele é um nivel acima do modelo que você indicou.. mas so por causa da W..

eu uso ele ate hoje no meu PC por causa da fonte de 750w. Inclusive estou usando ele agora pra escrever aqui.

O que deu problema é o modelo novo (exatamente o que você mencionou - mas o meu é o de 700va / 350w) - estava usando ele na minha TV. Esse esse viveu dando problema.. ultimamente ele tava mais como um "estabilizador" -- so protegendo a TV de surtos etc - do que efetivamente como nobreak - faz um tempo q ele não tava mais sustentando carga - mas com a pandemia enrolei pra trocar a bateria (de novo - porque ja troquei 4x - em 5-6 anos - e se pensarmos tb - 5/6 anos pra um equipamento "chines" ate q durou bem) - e assim, provavelmente se eu trocar a bateria de novo - ele funciona beleza.. mas eu ja to sentido que ele ta cada vez mais cansado, cada vez mais ficando sem bateria mais rápido (de ter que trocar) - etc.. e acho q ta na hora de aposentar ele. ontem tive um pico de energia aqui em casa (normal - as vezes ocorre isso direto e nem vemos - mas o nobreak sente essa variacao porque eles apitam... - se você comprar vai verificar isso - se tiver uma sobrecarga ou algo assim - ele da uma apitadinha - mas a gente nem percebe a oscilacao muitas vezes.. ontem teve uma dessas, bem leve (so percebi porque ele apitou), e ele derrubou a TV (o normal seria ele manter a tv ligada) e não consegue mais dar carga por causa da bateria. Entao acho q ja é hora de dar um descanso nele..rs

o q esta no meu PC ele apenas ligou o led e mostrou a oscilacao no painel. e voltou "a dormir".

Ah meu PC fica ligado 24h. e não costumo desligar ele pra nada. ou seja - 10 anos com o mesmo nobreak ligado 24h.. - não no mesmo PC porque eu ja troquei ele em upgrades.. esse novo estou com ele vai fazer 2 anos.

= antigamente o nobreak era carissimo, não que mudou muito - mas pra comprar um senoidal mesmo - era muito difícil pra achar pra comprar - e quando você achava custava o preco de dois rins.. ai não tinha escolha. Hoje não mudou muita coisa nesse sentido.. o senoidal agora custa so um rim, ta mais baratinho..rs - mas mesmo assim - continua inacessivel pra muita gente. e ai - você fica sem? Essa é outra questão - entendo o mito do senoidal - mas tb imagino que um engenheiro que criou um nobreak jamais criaria algo que não pudesse ser vendido pra todo mundo - a ponto de danificar o equipamento ou coisa do tipo - porque estaria abrindo mao de um mercado importante - e comercialmente isso não é interesse. O mito do senoidal tb cresceu muito porque a industria tinha uma "solucao" paleativa pra esse mercado que eram os estabilizadores - solucao que caiu de vez.

Postado

@danielrodrigo é realmente esse teu antigo era muito bom, e aparenta ter mais dispositivos de proteção. agora vou te fazer 3 perguntas ok. 1º porque tu deixa teu pc 24 horas ligado direto? (além de gastar muita energia, tu deve ser rico hehehe, força desgaste dos componentes) 2º se tu puder tente ver para eu qual nobreak actualmente presta e cumpre o que promete de verdade (pesquise na tua cidade com técnicos em eletrônicas e elétrica) e me fale, 3º eu não tenho a mínima ideia de quanto custa o valor de um rim pois nunca comprei e nunca soube de alguém que vendeu, portanto não posso quantificar isso, qual seria o valor aproximado para eu ter uma ideia de quanto custa esses nobreaks mega caros, obrigado

• Membro VIP
Postado

@DanielRodrigo Temos um tópico sobre Nobreaks em nosso fórum:

Seu post está equivocado em diversos pontos:

21 horas atrás, DanielRodrigo disse:

Outra coisa é que muita gente confunde ou não sabe - é como um nobreak funciona - de forma basica. (tb não sou um expert, longe disso - não tenho qq formaçao na area) - mas basicamente um erro comum é acharem que o nobreak ira abastecer o seu equipamento de forma continua "pra sempre" - ou seja - voce ligou - ele virou sua fonte de energia. não. o nobreak so entra em funcionamento quando você fica sem luz. Isso é um ponto importante porque muita gente acha que o nobreak ira fornecer a energia pro equipamento pra sempre e por isso - ser senoidal ou não ou isso ou aquilo - é algo fundamental pra voce decidir a compra. E não é, justamente por isso. O Nobreak so sera responsavel pela energia do seu equipamento quando voce ficar sem luz. Ou seja - muito provavelmente em 99% do tempo de uso - voce estara usando a energia eletrica da sua rede eletrica.

Nobreaks do tipo off-line têm estabilizadores internos que possuem os mesmos problemas de um estabilizador comum, a saber:

A onda quadrada em si é o menor dos problemas, o grande problema aí é o estabilizador atuando em modo rede.

Em resumo, muita coisa se propaga sobre o assunto - e por ter fundamentação tecnica - é FATO que a onda quadrada não é adequada - e vai causar um incomodo na fonte etc etc (não vou me alargar na parte tecnica porque não sou expert como disse - falo como usuario) - e dai se cria um MITO - q vira verdade absoluta - mas a pergunta correta nunca foi respondida- o qto afeta? o que afeta? a gente so ouve falar não pode, que não da, que não funciona, que não serve.. muito pela força do mito - e muito tb porque a industria de nobreaks - o vendedor - quer que voce compre o mais caro. Sabe-se la.

Não é questão de "mito que vira verdade absoluta" e sim que a fonte dos equipamentos foram projetadas para trabalhar com ondas senoidais (que vêm da tomada). Apesar da própria fonte fazer a conversão e a "limpeza" na energia, isso reduz a vida útil desnecessariamente.

e muito tb porque a industria de nobreaks - o vendedor - quer que voce compre o mais caro. Sabe-se la.

A maioria dos vendedores se quer sabem os detalhes técnicos dos produtos que são vendidos, justamente porque o que importa é vender o máximo possível, não importando se aquele equipamento prejudicará os aparelhos do consumidor (vide a indústria de estabilizadores).

Agora eu - como usuario - te digo - nunca tive problema.

Nunca ter tido problema não é sinônimo de qualidade por parte do Nobreak. Uma pessoa que leva uma vida nada saudável pode nunca ter tido problema algum (não até o momento), mas não quer dizer que isso seja bom. 

Quedas de energia não danificam equipamentos eletrônicos e sim os surtos que vêm associados a estes e isso pode ser combatido com um bom protetor de surtos, como os da Clamper.

Postado

@Éric H.X Teria como por favor achar ou pedir para refazerem estes tópicos sobre Nobreaks, pois estão bem defesados devido a terem dez anos ou mais, e na infórmática 2 ou 3 anos já muda muita coisa para melhor ou pior por ex esse protetor iclamper 5 tão falado e aclamado que até 2017 era realmente top bem constituido e elaborado e segundo um próprio membro do ch Donzmaker que desmomtou todo o mesmo e disse que agora usa componentes de baixa qualidade e amperagens diferentes, portanto existes váriações e mudanças e devemos estar sempre atentos e estudando e não condenar tudo, se alguém de vocês puder desmontar e avaliar os componentes e proteções dos principais modelos de Nobreaks do mercado de 700va até 1000va seria ótimos para agente que é leitor e para vocês que aprenderiam e ajudariam mais gente, fica a dica 

Postado

@Éric H.X Dei a minha experiencia com o equipamento. Um clamper não resolve o problema do usuario - ja que se cair a luz ele pode perder tudo o que esta fazendo. 

Tudo o que voce repercute não passa de mito. E um mito muitas vezes tem todos os fundamentos teoricos corretos. O que falta é justamente PRATICA. E isso eu poucas vezes vi. So vejo gente falando que não pode - que onda quadrada é isso, que senoidal, - e jogando um monte de teorias, e etc.. Mas cade os fatos? Cade dados? estatisticas? Eu não vejo ninguem propagar isso. Entao por isso eu categorizo isso como mito.

e você mesmo coloca uma coisa que pra mim tb é logica nessa historia toda - que a propria fonte com PFC "limpa". E sim - tb concordo que se ela esta tendo um "trabalho a mais" - ela esta se desgastando mais. 

mas isso não quer dizer que não vai funcionar. que seu computador vai pifar..  

O que eu coloquei é minha experiencia de 10 anos com o equipamento - NA PRATICA.
Inclusive voce coloca coisas q sao tb datadas de 2009, 2011 - cheias de teorias e muito bla bla bla.

Nunca disse que isso estava errado. So disse que o mito é baseado em muito falatorio e pouca execução. 

"ah, o nobreak vai danificar a sua fonte" 

E?

o que isso realmente quer dizer? Que seu ligar meu computador vai explodir? Que se eu ligar a minha fonte vai durar metade do que duraria uma sem nobreak?

o que vai acontecer? qual a probalidade? quais as taxas? etc etc etc..

não, apenas se baseia na teoria da onda pra se propagar a ideia de que é ruim.

Mas pra mim e pra muitos outros talvez o ruim seja você ficar horas num projeto - e cair a luz do nada - e você perder tudo o que fez desde o ultimo salvamento.

Ai você diz - coloque o programa pra fazer auto-salvamento - mas 5 minutos de um trabalho ja é muita coisa. E dai vem aquele outro dizer que "salvar muitas vezes prejudica o HD, porque tem o ciclo etc etc etc"

= e dai talvez seja melhor você não usar o computador.. porque qq coisa que você fizer - é natural que desgaste o seu equipamento. Como você deu um exemplo de "vida" - eu prefiro ser daqueles que saem de casa no meio da chuva e talvez pegue uma gripe - do que ficar em casa esperando o tempo passar.

porque sim, o PC talvez "envelheça" mais rapidamente do que a fonte dele ser destruida pelo nobreak como a mito prega.

= E Se entre perder um equipamento ou um trabalho - e "gastar" minha fonte a mais pra isso - eu não tenho duvida do que eu prefiro.

Como eu disse.. Eu prefiro comprar uma fonte nova - do que perder meu trabalho ja executado. 

Mas o tal mito do nobreak não quer saber disso - é ruim e pronto. Ou voce compra um nobreak senoidal ou sinto muito. Nada mais vai dar certo pra voce. E dai vem outra incoerencia do mito - que prega a compra de um nobreak 3, 4x mais caro do que o necessario (e me pergunto.. se isso não é coisa de fabricante de nobreak..rs - estou brincando ok? sei que não é, mas parece)  - pra "preservar" a fonte - sendo que se por acaso ocorrer - talvez seja mais fácil a pessoa comprar uma fonte nova no futuro - ate mais moderna eventualmente - e com certeza ainda sairia mais barato do que comprar o senoidal - ate ja pensando num eventual upgrade q ela deseje fazer.. ja que deu problema. 

a minha fonte hoje custa em torno de R$ 600.. um senoidal pra minha fonte vai sair qto? R$ 2000 (não sei) - eu compraria 3 fontes novas. Ou seja, aconselhar a comprar um senoidal pra preserva a fonte é um pouco ironica - com cheio de vendedor de nobreak (não estou dizendo q esta errado - a pessoa quer o melhor pro outro, e claro, o senoidal é a solucao 100% - mas tem uma ironia nisso - justamente porque o mito não comprova as taxas de destruicao causada pelo nobreak. ou seja - na ponta do lapis - se eu perder 2 fontes - ainda é mais vantajoso do que comprar um senoidal)

mas o mito não se preocupa com isso. 

Eu concordo que tem desgaste - voce não precisa nem dizer - mas a pergunta é: QTO? = porque é isso que é a grande incognita do mito.

= so que o mito tb não se preocupa com isso.. ate pelo fato de que o uso do nobreak - e da onda quadrada - em alguns casos é ridiculamente insignificante - por exemplo - se a pessoa desligar o equipamento de imediato. O que difere de um usuario que fique horas jogando no nivel mais alto de consumo. 

O usuario que abriu o post inclusive - quase implora pra não virem falar do mito pra ele, porque ele quer alguma solucao - mas isso é uma coisa impossivel - o mito ja esta a mais de 10 anos perpetuado.

E mais uma vez - não estou dizendo que voce esta errado. não estou dizendo que o mito esteja errado. 

Se te deixa feliz - eu ate digo que ACREDITO NO MITO.

Apenas disse que eu estou a 10 anos na chuva - vivendo minha vida. E sim, pode cair um raio na minha cabeça - mas estou feliz e ciente do risco - diferente daqueles que seguem o mito que não te deixa sair de casa porque se não você morre....

A unica coisa que acho - é que cada um deve ter a chance de saber as alternativas que tem. E o mito, como o proprio usuario coloca no post - impede qq tentativa de saber isso. porque é sempre não. não. e não. Volta pra casa e poe o agasalho que esta frio.

por fim, valeu pela discussao! 😉

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Pseudonomio disse:

@Éric H.X Teria como por favor achar ou pedir para refazerem estes tópicos sobre Nobreaks, pois estão bem defesados devido a terem dez anos ou mais, e na infórmática 2 ou 3 anos já muda muita coisa para melhor ou pior por ex esse protetor iclamper 5 tão falado e aclamado que até 2017 era realmente top bem constituido e elaborado e segundo um próprio membro do ch Donzmaker que desmomtou todo o mesmo e disse que agora usa componentes de baixa qualidade e amperagens diferentes, portanto existes váriações e mudanças e devemos estar sempre atentos e estudando e não condenar tudo, se alguém de vocês puder desmontar e avaliar os componentes e proteções dos principais modelos de Nobreaks do mercado de 700va até 1000va seria ótimos para agente que é leitor e para vocês que aprenderiam e ajudariam mais gente, fica a dica 

O tópico sobre Nobreaks continua atual, pois Nobreaks off-line danificam o computador da mesma forma.

A qualidade dos filtros da Clamper podem ter diminuído, mas ainda assim continuam eficientes e suficientes na proteção.

7 horas atrás, DanielRodrigo disse:

Inclusive voce coloca coisas q sao tb datadas de 2009, 2011 - cheias de teorias e muito bla bla bla.

Não há teorias ou "bla bla bla", os tópicos que citei mostram na prática como funcionam os Nobreaks baratos e como eles danificam os aparelhos a eles conectados através dos estabilizadores, apesar dos tópicos serem antigos, continuam válidos, visto que os estabilizadores continuam agredindo as fontes da mesma forma que antes.

"ah, o nobreak vai danificar a sua fonte" 

E?

Nobreaks baratos e estabilizadores diminuem a vida útil da fonte consideravelmente, quanto tempo vai demorar vai depender de diversos fatores (fonte, frequência de comutação dos relés, etc). O mesmo acontece com um fumante: quanto tempo vai demorar para ter problemas? Pode ser no mesmo dia ou levar décadas.

= E Se entre perder um equipamento ou um trabalho - e "gastar" minha fonte a mais pra isso - eu não tenho duvida do que eu prefiro.

Como eu disse, quedas de energia não danificam nada e sim os surtos associados a esta e um bom filtro já protege disso.

Enfim, estarei encerrando este debate por aqui para evitar ir para off-topic. O OP é quem decide o que é melhor para ele, afinal, ele é quem comprará. Abraços.

Postado

@Éric H.X  Boa tarde te peço por favor @Éric H.X  que não encerre esse tópico antes que surja algum técnico de eletrônica ou elétrica, para dirigir minhas dúvidas e de outros que estiverem acompahhando o mesmo, pois fiquei bem confuso com as ultimas colocações aqui, venho pedir de novo que como és moderador deve ter o telefone contato, facebook, twiter, instragram etc,,,,, do colega Faller, então peça à ele para ajudar a dirimir as dúvidas propostas nesse tópico de foprma mais clara e exemplificada possível, não nos deixe ao relento, certo da compreensão muitto obrigado

• 2 semanas depois...
Postado
Em 06/10/2021 às 12:27, Éric H.X disse:

O tópico sobre Nobreaks continua atual, pois Nobreaks off-line danificam o computador da mesma forma.

A qualidade dos filtros da Clamper podem ter diminuído, mas ainda assim continuam eficientes e suficientes na proteção.

Não há teorias ou "bla bla bla", os tópicos que citei mostram na prática como funcionam os Nobreaks baratos e como eles danificam os aparelhos a eles conectados através dos estabilizadores, apesar dos tópicos serem antigos, continuam válidos, visto que os estabilizadores continuam agredindo as fontes da mesma forma que antes.

Nobreaks baratos e estabilizadores diminuem a vida útil da fonte consideravelmente, quanto tempo vai demorar vai depender de diversos fatores (fonte, frequência de comutação dos relés, etc). O mesmo acontece com um fumante: quanto tempo vai demorar para ter problemas? Pode ser no mesmo dia ou levar décadas.

Como eu disse, quedas de energia não danificam nada e sim os surtos associados a esta e um bom filtro já protege disso.

Enfim, estarei encerrando este debate por aqui para evitar ir para off-topic. O OP é quem decide o que é melhor para ele, afinal, ele é quem comprará. Abraços.

Boa noite, finalmente comprei o tão aclamado iClamper 5 e uns DP Intelbras 301, sendo que logo após subtituir o meu filtro antigo, pelo iClamper 5 meu PC começou a dar um super choque, o que antes raramente ocorria (sabem dizer o porquê disto?), estou pensando em fazer um aterramento improvisado, com fio grosso, prego e por dentro de vaso com terra seca, já que será bem difícil fazer furo no chão aqui, o que acham?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!