Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas, tudo certo? Estava com meu PC parado há alguns dias e ontem voltei a liga-lo para fazer alguns trabalhos. Acontece que percebi que o processador está funcionando a 100º C quase que constantes, sem nenhum programa aberto.

Logo de cara abri o gabinete, removi o dissipador do water cooler e substitui a pasta térmica, porém o problema persiste. Já reencaixei o dissipador do cooler várias vezes e nada, além disso também verifiquei que as ventoinhas estão em pleno funcionamento.

Poderiam me ajudar a tentar solucionar esse problema?

Setup:

Processador I7-6700K

placa-mãe ASUS Z170-PRO

Water Cooler Corsair H60

Além disso possuo mais duas fans de 120 mm na frente do gabinete.

A temperatura onde vivo oscila entre 24º e 35º C.

image.png

Postado

Tenho esse mesmo cooler e tive o mesmo problema, o que resolveu foi apertar os 2 parafusos dele com uma chave philips, já conferiu se estão bem apertados? Se não for isso, confira se a bomba está trabalhando em 100%, dependendo da entrada que você conecta o cabo dele na placa-mãe, a bomba não é controlada e superaquece.

Vale também verificar o excesso ou falta de pasta térmica, deve ser somente o suficiente para cobrir o processador.

• Curtir 1
Postado

@Khaikan Quanto aos parafusos eu apertei os 4 com uma chave philips pra garantir que estivessem bem apertados também kkkk

A pasta eu passei uma camada fina por cima do processador, de modo a cobrir a superfície inteira dele. Para acessar as configurações de trabalho da bomba apenas pela BIOS, correto?

Postado
8 minutos atrás, Crowl disse:

@Khaikan Quanto aos parafusos eu apertei os 4 com uma chave philips pra garantir que estivessem bem apertados também kkkk

A pasta eu passei uma camada fina por cima do processador, de modo a cobrir a superfície inteira dele. Para acessar as configurações de trabalho da bomba apenas pela BIOS, correto?

Eu configurei a minha bomba ligando ela num conector de 3 pinos, aí fiz que nem uma curva de fan no programa A-Tuning, mas acho que esse software só funciona em placas mãe ASRock. Mas acredito que de sim pra configurar pela BIOS ou pelo software da sua placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

Mudei o pino da bomba d'agua da entrada OPT_FAN para W_PUMP e senti uma leve melhora no desempenho. Vou tentar mexer na BIOS mais uma vez para ver se consigo colocar ela para trabalhar melhor.

@Diego Both O VCORE está batendo no máximo 1.360 V no HWMonitor, monitorei ele enquanto fazia uma renderização de projeto com o processador.

image.thumb.png.40f177812b3a7efa1a003d07d59b29da.png

• Curtir 1
Postado

@Crowl  tá alto. O meu i7-7700k (mesma arquitetura) trabalhava em no máximo 1.280v em 4.9ghz.

Vai na BIOS e procura o Vcore, abaixe ele para 1.280v, faça um teste novamente. Ainda na BIOS, procure o Voltage Calibration e sua para HIGH, para evitar a queda de tensão.

Vá baixando o Vcore aos poucos, veja se você consegue chegar em 1.200v com o Clock máximo de 4.5ghz. E no próximo print posta o Vcore, a temperatura e o clock.

A bomba do WC DEVE ficar sem em 100%.

image.png

• Curtir 1
Postado

@Diego Both Coloquei o VCORE manual para 1.200 V e deu uma reduzida ainda melhor. Mas pelo visto vou ter que dar uma melhorada na refrigeração no PC hehe. Muito obrigado pela ajuda!!

Postado

@Crowl  calma. você vai adicionar uma segunda fan ao radiador, fazendo um push/pull.

Pra qto foi a temperatura? Qual o clock máximo? você tá usando em stock ou com overclock?

Esse print meu foi usando um WC H55 com duas fans. Consegui baixar mais 10ºC com "Delid".

Sistema Push/Pull:

image.png.6d4bba52d2b3aa7c71a10a04a59a751c.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...