Ir ao conteúdo

C++ Contar letras, vogais e consoantes.

Posts recomendados

Postado

Alguém consegue me ajudar na solução abaixo?

Construa um código onde dado uma frase mostre quantos números, vogais e consoantes tem na mesma.

OBS = use função com parâmetro por cópia e com retorno para calcular quantos números, vogais e consoantes pertencem na frase.

A função isdigit(texto[3]) Retorna um valor diferente de 0 se o argumento for um digito(0 – 9), caso contrário, retorna 0.

Entrada = É composta por um vetor de char que será sua frase (tamanho máximo 100).

Saída = Deve conter a quantidade de números, vogais e consoantes da frase.

Exemplo:

Entrada

eu amo a engenharia

Saída

Numeros: 0

Vogais: 10

Consoantes: 6

Exemplo2:

eu quero a vacina

Numeros: 0

Vogais: 9

Consoantes: 5

<>

Postado

@pbmachine    para pegar uma frase inteira use o comando

std::cin.getline(variavel) ;  // se a var for char a[10];

std::getline (std::cin,name); // se a var for string a;

, pois a função 

std::cin >> variavel;

só pega até encontrar um espaço em branco , e você pode usar essa função isdigit(variavel) ,  para ver se um caractere da string é um dígito numérico , de 0 até 9 ,  e a função isalpha (variavel) , faz o mesmo com letras , de a até z e de A até Z , e se isdigit() e isalpha retornar 0 é por que não é nem número e nem letra , então é algum outro caractere ,  e use contadores para cada tipo para armazenar o total de vezes que aparecem na frase , que para isso você pode colocar um Loop for para percorrer a frase toda , e limitado pelo tamanho dela , que pode ser obtida usando a função

std::variavel.size() ;

.     e depois que você fizer Um códiGo Sobre esse exerccício , pode postar aqui para vermos como está e em que podemos ajudar  ., , 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...