Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa usar sistema RAID?


kleyton7
Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Boa tarde !!
Galera é o seguinte, eu tenho um pc com as seguintes configs ...
placa-mãe: Gigabyte B450 Aorus Elite
CPU: Ryzen 7 2700
GPU:GTX 1060 OC 6gb
16gb ram 2400
SSD 120 Kingston
2 HDs 500gb
e atualmente comprei um HD de 2tb...o que eu gostaria de saber é que se vale a pena fazer o RAID nesse HD, e se eu teria alguma vantagem nisso, eu tenho conhecimento básico sobre o assunto então, queria saber de uma forma mais resumida no que isso beneficia o PC (antes eu não fiz nos 2 HDs de 500 pois era necessário formata los, entao acabei desistindo)
Ah, uso o PC para coisas bem cotidianas, YT, Netflix, Jogos(maioria não muito pesados)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia com SSDs no mercado com preços não tão exorbitantes não vale mais a pena fazer RAID.

 

o que o RAID faz é dobrar a velocidade de transferência do HDD. Mas qualquer SSD Sata vagabundo já possui uma velocidade de transferência maior do que o dobro de um HDD...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

você tem 2 hds de 500 e um de 2tb?

 

é isso? se for, não compensa fazer raid, a não ser q você fizesse pra aglutinar os espacos dos 3 com arranjo JBOD.. ai teria um unico espaco com 3TB (2tb+500+500)

 

raid 0 aumenta a velocidade, porém você so poderia fazer nos 2 de 500gb.. se fosse pegar um de 500 com o de 2tb, o de 2tb ficaria subutilizado.. não vale a pena

 

raid1 é espelhamento, tb so daria pra fazer com os 2 de 500 e ai você teria uma unidade unica de 500gb porém mais segura, sem incremento da velocidade

 

 

no mais, pro seu caso ai não vejo melhorias q justifique o raid.. as velocidades não iriam aumentar a ponto de serem atrativas e você ainda corre risco no caso do raid0 de perder tudo caso algum desses hds dê defeito

 

eu ja fiz arranjo raid0 com 2hds de 1tb, não vi nenhuma diferenca q justificasse.. o mesmo com 2 ssds de 120gb na epoca.. raid pra mim só tem serventia no caso de você usar os hds para guardar arquivos num servidor, ai dependendo da quantidade de hds disponiveis você pode fazer o raid1(espelhamento), raid 5, raid 10 e por ai vai.. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Sim sao 2 de 500 e 1 novo que comprei de 2tb... mas com sua explicação agora entendi que realmente não vale a pena, eu achei que de alguma forma fosse possível fazer o raid 0 com o SSD e o HD de 2tb e com isso aumentar o desempenho do 2tb, mas tinha entendido tudo errado mesmo. Tmj mano fortaleceu!!

@gutopereiraEntao mano eu achei que RAID era uma parada superior na real aos SSDs não conhecia a tecnologia direito, mas de qualquer forma agradeço demais a vcs ai pela resposta rápida .Tmj!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, kleyton7 disse:

eu achei que de alguma forma fosse possível fazer o raid 0 com o SSD e o HD de 2tb e com isso aumentar o desempenho do 2tb

 

não, essa possibilidade não existe

 

na verdade a intel quando lancou os optane lá em 2017 tinha essa ideia de transformar um pequeno cache, geralmente de 32 ou 64gb em formato de SSD M.2 num auxilio da velocidade de discos rígidos, mas a tecnologia em si ja nasceu morta

 

primeiro q na epoca não era muitas as placas mae compativeis com esse sistema e segundo pelo custo relativamente alto de um produto q só tinha essa finalidade e q na epoca custava um valor parecido de um SSD de 120gb, por exemplo... 

 

entao foi algo q não avançou e morreu no nascimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...