Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Queria somente compartilha a experiência que tive. 

Até ontem 14/12, meu setup era uma RTX 3070 + i5 10400F e um monitor 2560x1920. Conseguia rodar a maioria dos jogos com todos os gráficos no ultra (AC Vallhala, Red dead redemption, etc) porém tinham alguns jogos que me incomodavam muito, pra ser mais específico Watch Dogs Legion, Cyberpunk 2077 e Battlefield 2042. O fato desses jogos me incomodarem é pelo fato de que em certas ocasiões, o processador chegava a atingir 100% causando stutering horríveis mesmo com a taxa de quadros travada a 60fps, no Watch dogs e no BF 2042 pior ainda, haviam stutterings mesmo com o processador e a GPU a 60%. Era muito incômodo jogar obtendo constantes quedas de 50fps. Como minha placa é uma 3070 muito forte ainda, comecei a desconfiar do processador e passei a pesquisar um upgrade não muito caro, mas suficiente pra conseguir rodar qualquer jogo da atualidade no ultra travado a 60fps.

Ouvi muito falar sobre o R5 5600X, porém fiquei receoso pois é um 6/12, coisa que eu já possuia no I5 10400F mas por fim decidi arriscar. Hoje chegou o R5 5600X na minha casa, logo instalei ele formatei o PC e baixei novamente todos os jogos ocm os quais eu tinha problema (os mesmos citados a cima), e não vou mentir estava com muito medo de continuar com o mesmo problema pensando que os stutterings poderiam ser por conta de má otimização dos jogos. 

Pra minha surpresa consegui rodar liso Cyberpunk, Watch Dogs e por mais que lançado recentemente e cheio de críticas, por incrível que pareça até mesmo o BF 2042 rodou sem nenhuma queda, constantemente a 60fps mesmo em zonas de guerra com partículas e muitos players acumulados. Nunca fui cliente da AMD mas depois dessa experiência que tive indo de um 10400F pra um 5600X estou quase que disposto a jurar lealdade pra AMD. Resolveu todos os meus problemas e agora estou feliz por ter uma máquina que rode qualquer jogo da atualidade no ultra travado pelo menos a 60FPS.

É só isso galera, pra quem está cogitando um R5 5600X, recomendo muito, sinceramente não sei o que deu essa diferença, se foram as memórias que passaram de 2666 pra 3200mhz, se foi o cache de 32mb ou o clock 0.4Ghz mais alto na média dos casos, mas realmente resolveu meu problema e acredito ser um processador suficiente pra 60FPS pra qualquer jogo de hoje.

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Olha, provavelmente tinha algum outro problema na sua configuração Intel... São processadores muito próximos. Veja alguns testes com uma 3080:

Certamente são processadores muito próximos, porém uma coisa que não gosto nesses comparativos de youtube, é que nunca pegam o pior cenário do jogo. Nos games em geral não senti muita diferença realmente, porém em cenários em que a CPU era extraordinariamente exigida fez uma diferença muito grande.

Por exemplo no cyberpunk, num carro andando na cidade (como no vídeo que você colocou) é uma cena em que a CPU não é super utilizada, porém tem algumas cenas específicas com mais partículas e mais população agloemrada que o 10400F simplesmente batia 100% de uso e não aguentava, essa era a cena que esses vídeo-comparativos deviam mostrar. 

Mas realmente são processadores parecidos, mas quando postos em situação de mt estresse e quando são muito exigidos demonstram um comportamento muito diferente acredito eu. E acredito que não tenha sido problema na minha plataforma intel, por que outros jogos que não eram tão CPU Bound como Red dead redemption 2, AC Vallhala entre outros... eu rodava tranquilamente sem nenhum stuttering.

Postado
16 minutos atrás, Kaique_OS disse:

Certamente são processadores muito próximos, porém uma coisa que não gosto nesses comparativos de youtube, é que nunca pegam o pior cenário do jogo.

Ok, mas você diz que tinha problemas com uma 3070 e travado a 60 fps... Esses testes são com fps liberado, uma placa de vídeo mais potente, e mesmo assim não aparecem os tais stutterings.

Nesse aqui ele caminha em lugares com bastante NPC, os processadores ficam na casa de 90%, sem stuttering e com uma 3080 também.

16 minutos atrás, Kaique_OS disse:

Mas realmente são processadores parecidos, mas quando postos em situação de mt estresse e quando são muito exigidos demonstram um comportamento muito diferente acredito eu.

A diferença mais marcante é pra jogo competitivo e fps liberado. Pra rodar a 60 fps, jamais é um upgrade que eu indicaria... Aliás, processadores muito mais fracos encaram esses jogos a 60 fps com tranquilidade.

Postado
2 horas atrás, Shaman93 disse:

Ok, mas você diz que tinha problemas com uma 3070 e travado a 60 fps... Esses testes são com fps liberado, uma placa de vídeo mais potente, e mesmo assim não aparecem os tais stutterings.

Nesse aqui ele caminha em lugares com bastante NPC, os processadores ficam na casa de 90%, sem stuttering e com uma 3080 também.

A diferença mais marcante é pra jogo competitivo e fps liberado. Pra rodar a 60 fps, jamais é um upgrade que eu indicaria... Aliás, processadores muito mais fracos encaram esses jogos a 60 fps com tranquilidade.

O trecho do cyberpunk não chega perto ainda do que eu falei... É apenas um trecho normal na calçada, porém tem um local no jogo (não sei o nome pois não cheguei a jogar muito) no qual parece uma feira onde tem varias barracas montadas e muita gente ao redor é onde o CPU vai ao extremo.

Sobre processadores mais fracos rodatem o jogo sem problemas, isso não é verdade... desde o início do jogo, ele tem surpreendido por  não ter quad cores que rodem o jogo satisfatoriamente, por exemplo o I3 10100F já atinge 100% mesmo em cenas mais simples do jogo causando quedas pra - de 60 fps:

O I5 10400F acredito ser o mais fraco, ou no mínimo um dos mais fracos 6/12, por tanto não tem mt coisa mais fraco que ele, que não seja um quad core, e os quad core já tem dificuldade pra rodar o jogo em si.

Postado
8 horas atrás, Kaique_OS disse:

É apenas um trecho normal na calçada, porém tem um local no jogo (não sei o nome pois não cheguei a jogar muito) no qual parece uma feira onde tem varias barracas montadas e muita gente ao redor é onde o CPU vai ao extremo.

Pô, mas aí vai pagar mais de 1,5k num processador que vai ser o que, 5% ou 10% melhor que o que você já tem, pra não ter uma travadinha específica, em uma cena específica, em um jogo específico que, por sinal, é todo bugado?

Sobre processadores mais fracos rodatem o jogo sem problemas, isso não é verdade... desde o início do jogo, ele tem surpreendido por  não ter quad cores que rodem o jogo satisfatoriamente, por exemplo o I3 10100F já atinge 100% mesmo em cenas mais simples do jogo causando quedas pra - de 60 fps:

O problema nesse vídeo é a disparidade entre o processador e a placa de vídeo somada às configurações gráficas mal otimizadas. Se pegar vídeos com placas de vídeo mais coerentes com o processador, tipo uma 2060, e ajuste de uma que outra configuração nos gráficos, os stutterings desaparecem e o jogo segura 60 fps. Até um 3770, processador com quase 10 anos nas costas, roda o jogo relativamente bem:

O I5 10400F acredito ser o mais fraco, ou no mínimo um dos mais fracos 6/12, por tanto não tem mt coisa mais fraco que ele, que não seja um quad core, e os quad core já tem dificuldade pra rodar o jogo em si.

Tem vários hexacores mais fracos, consigo pensar de cabeça nuns 10 pelo menos (1600, 2600, 3600, 3500x, 8400, 9400, 9600, sem falar nos mais antigos. Qualquer um desses roda o jogo bem, mesmo os sem HT/SMT). Quad core não tem dificuldade pra rodar coisa nenhuma (a não ser que você coloque uma placa topo de linha e não faça qualquer ajuste gráfico), vide o vídeo com um quad core de uma década rodando acima... Essa conclusão sempre vem desse cenário: placa de vídeo topo de linha com processador básico, fps destravado e configuração gráfica mal otimizada (as vezes é questão do ajuste de 1 ou 2 parâmetros).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!