Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite. Montei meu atual computador uns 6 anos atrás baseado nas dicas do forum e segurou bem os jogos até agora pouco.

Recentemente a placa de vídeo morreu e dei início às pesquisas para montar uma máquina nova do zero.

O foco é para jogos e a ideia é que o computador navegasse tranquilamente por essa nova geração...

Inicialmente pensei em iniciar a partir da seguinte configuração:

Processador AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz (4.7GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4, Sem Cooler

Memória DDR4 XPG Gammix D45, RGB, 16GB (2X8GB), 3600MHz, Black

Placa de Vídeo ASRock Radeon RX 6600 Challenger D, 8GB, GDDR6, FSR, Ray Tracing

SSD XPG SX8100 512GB, M.2 2280, Leitura 3500MBs e Gravação 3000MBs

O que acham? Agradeceria recomendações para alterar os itens acima e de placa-mãe, cooler (aqui gostaria de algo bem eficiente, watercooler faz sentido atualmente?), gabinete e fonte.

Obrigado!

Renato

Postado

@renatotmv Um 5800X para uma 6600 é bem desequilibrado, se quer jogar com gráficos no talo isso ai não vai dar.

Diga o que tem agora que da para reaproveitar tipo HD, SSD, Fonte, Gabinete e etc.

Vai usar o PC só para jogos ou vai usar para algo a mais? Que tipo de jogos vai jogar? Foca mais em FPS alto ou em gráficos?

• Obrigado 1
Postado

Acredito que você já possua dispositivos de armazenamento, HD/SSD, e isso é algo onde você pode economizar para pegar as outras peças melhores. Dependendo da sua configuração, pode se reutilizar também RAM, gabinete, fonte... 

Cite a sua configuração atual completa, por favor

• Obrigado 1
Postado

@PlayerUzumaki atualmente é um Intel(R) Core(TM) i5-6400 CPU @ 2.70GHz   2.70 GHz, 16gb de ram.

Samsung SSD 850 evo 250gb + 2 hds de 1tb

16gb de ram DDR4

ASUS h170 pro gaming

gabinete é um corsair que eu gostaria de trocar

a fonte é uma cs650m.

A ideia é foco em jogos e uso normal. Jogar fps, rpg, open world, etc, com foco em gráficos.

Obrigado!

Postado

@renatotmv Bom, já da pra economizar um pouco com SSD/HD, não acho que precise de mais (ao menos minha opinião é essa), o que eu recomendo é algo assim:

Ryzen 5 5600X

A520 TUF GAMING II se não pretende fazer overclock no processador, se pretende terei que procurar outra

Gammaxx 400V2

Se sua memoria for de ao menos 3000mhz não precisa trocar, mas se for mais lenta pegue as que você mesmo citou acima

Galax Nebulosa é um bom gabinete, mas se achar ele feio e quiser outro pegue um com a frente de mesh

Uma Super Flower Ladex III 650W ou a XPG Core Reactor de 650W darão conta até da 3060Ti tranquilamente

Placa de vídeo é a parte mais complicada, os preços estão idiotas de tão altos, eu diria que a 3060 Ti seria a "melhor" opção para seu orçamento atualmente, caso não queria usar o PC para stream ou edições ou não quer Ray Tracing tem a RX 6700XT que tem um desempenho similar e o preço (pode) ser menor, se conseguir encaixar uma RX 6800/XT ou a RTX 3070 (teria que pegar uma fonte de 750 para a 3070) no seu orçamento pode ser que seja interessante.

• Obrigado 1
Postado

você pode utilizar novamente o HD/SSD e gabinete. Entrei nos seus post antigos, e vi que apesar das memórias serem DDR4 são de frequências baixas (corrija-me se eu estiver errado)

Então o que você precisa seria RAM, processador, placa-mãe e placa de vídeo.

Recomendo que pegue:

Ryzen 5 5600x

B550M Bazooka 

RX6700XT

Corsair Venegance Pro 16gb (2*8) 3600Mhz

Gabinete Silverstone Fara R1 ProDeepCool Matrexx 55 Mesh

Sua fonte é de excelente qualidade, não há necessidade de troca-la por agora.

Seu gabinete, pelo que vi, não tem bom airflow, então recomendo que troque. Gabinete é pessoal, os que coloquei são apenas indicações. 

• Obrigado 1
Postado
49 minutos atrás, renatotmv disse:

a fonte é uma cs650m.

Não tinha visto a fonte, se não for pegar a 3070 da pra manter ela.

18 minutos atrás, Lenhal disse:

Corsair Venegance Pro 16gb (2*8) 3600Mhz

250 reais mais caro do que as XPG pelo mesmo desempenho, complicado.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, PlayerUzumaki disse:

250 reais mais caro do que as XPG pelo mesmo desempenho, complicado

Corsair normalmente usa componentes mais premium, além dessa memória que indiquei ser mais bonita que as da XPG (acredito que esteja falando do modelo D45G), pelo menos em minha opinião. Mas realmente, isso é apenas questão estética, se eu tivesse o dinheiro, eu pegaria as da Corsair, mas as da XPG também são de ótima qualidade.

• Obrigado 1
Postado
22 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Lenhal Pra mim memoria RAM não sendo de marca chinesa ou de marca duvidosa ta ótimo, não ligo muito para estética.

Estética para mim vem em segundo lugar, mas podendo pagar por algo que me agrade mais, não vejo porque não. Com esses 250 de economia nas memórias XPG ele não consegue pegar uma placa de vídeo, processador ou placa-mãe melhor. 

• Obrigado 1
Postado

Muito obrigado por toda a ajuda, pessoal.

Pensando na placa de vídeo, sei que é uma pergunta complicada mas como me ausentei muito do meio, lá vai: faz sentido pagar mais de 6k numa RX 6700XR / 3070? Quero dizer se talvez não faria sentido aguardar nova geração, algo assim..

obrigado!

Postado

@renatotmv Nenhuma placa de vídeo faz sentido pelo seu preço hoje, ta tudo absurdo, isso vai do bolso e da tua vontade, mas com os preços atuais e para o que quer fazer a RX 6700XT e a RTX 3070 são as melhores opções, só lembre-se que a RX 6700XT não é nada boa com Ray Tracing, perdendo talvez até para a 2060 Super nesse quesito, mas chega bem perto da 3070 em desempenho bruto.

Em 15/12/2021 às 21:28, PlayerUzumaki disse:

Uma Super Flower Ladex III 650W ou a XPG Core Reactor de 650W darão conta até da 3060Ti tranquilamente

Placa de vídeo é a parte mais complicada, os preços estão idiotas de tão altos, eu diria que a 3060 Ti seria a "melhor" opção para seu orçamento atualmente, caso não queria usar o PC para stream ou edições ou não quer Ray Tracing tem a RX 6700XT que tem um desempenho similar e o preço (pode) ser menor, se conseguir encaixar uma RX 6800/XT ou a RTX 3070 (teria que pegar uma fonte de 750 para a 3070) no seu orçamento pode ser que seja interessante.

Não esqueça do que falei aqui, as RTX 3000 possuem um problema de spike no uso de watts que dificulta bastante na escolha de uma fonte para elas, uma 3090 Foi capaz de desarmar uma fonte de 1200W 80+ Platinum.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!