Ir ao conteúdo

Jogos dão erro se memória estiver setada em 3200MHz

Ir à solução Resolvido por LucasDiniz063,

Posts recomendados

Postado

boa noite senhores, faz um mes que comprei um pc nov e comecei a baixar meus jogos pra jogar, e então os jogos que eram warzone e fortnite começavam a sair sozinhos, ( a frequencia do pente utilizada é 3200mhz)  e depois que abaixei pra 2800, pelo menos o fortnite não saiu mais, porém é esquisito pois acredito que minha configuração aguente os 3200 MHz , 

I5-11400 (4,2 GHz turbo);

2x8 DDR4 Crucial balistix 3200mhz;

Placa de vídeo RTX 3070 ZOTAC OC TWIN EDGE 8GB;

placa-mãe AORUS ELITE GAMING MB 1200 B560 DDR4x4;

Fonte Cougar BXM 750W bronze

HD 1 TB seagate pc 7,200 rpm;

SSD M.2 - 500 GB crucial p2;

Cooler deepcool gab gamer matrexx 50 add-RGB

alguma noção do que poderia ser ?

Postado

@Gabs. xgs Boa noite! Já deu para ver que o problema está na sua CPU, pois está acontecendo throttling. Geralmente acontece por causa de altas temperaturas, mas não consegui ver nos prints que você mandou. Peço que refaça o teste no Aida64, mas agora deixa apenas CPU e VGA marcados. Enquanto o teste estiver rolando, tira um print do VCore do processador em uso. Você pode usar o CPUID ou o HWinfo, justamente onde tem mostrando qual o processador que você usa vai ter uma opção dizendo "Operating Point".

Antes de começar os testes me responda: você fez algum tipo de overclock na CPU ou RAM? Caso você tenha feita na RAM, por enquanto, vai lá na BIOS e veja o Vdimm está em 1.35V. Caso não esteja, coloque esse valor e faça o teste apenas com CPU e VGA marcados no AIDA.

De antemão, sem ver esse outro teste, parece ser problema com temperatura alta, pois aparece a notificação "Overheating".  NESSE NOVO TESTE, FAÇA COM TAMPA DO PC ABERTA, COLOQUE AS FANS DA GPU NO MÁXIMO E O AIR COOLER/WATER COOLER QUE USA USA TMABÉM NÓ MAXIMO.

Postado

Verifica se o Vdimm (entrada de energia na memória) tá em 1.35v, isso pode causar problemas também

agora, LucasDiniz063 disse:

Verifica se o Vdimm (entrada de energia na memória) tá em 1.35v, isso pode causar problemas também

@Gabs. xgs

Postado

@Gabs. xgs O seu problema é, no caso, então, superaquecimento na CPU. Por via das dúvidas, entre na BIOS e procure (lembrando que uso uma placa-mãe da Aorus, mas com uma CPU AMD): ADVANCED VOLTAGE / DRAM VOLTAGE. Aqui você vai olhar se a dram voltage tá em 1.35v.

Feito isso, podemos limitar o seu processador um, até que você compre um water cooler ou um air cooler de qualidade. Ainda na BIOS procure: ADVANCED FREQUENCY SETTINGS / ADVANCED CPU SETTINGS / CORE PERFORMANCE BOOST ( O SEU PODE TÁ COMO "TURBO BOOST"). Se o seu estiver ENABLE, marque DISABLE.

Postado
23 horas atrás, Gabs. xgs disse:

@LucasDiniz063 aqui está, enquanto eui fazia o teste, ( ja com a tampa aberta)

@LucasDiniz063 como consigo verficar o vdmin ?

( detalhe, o teste esta ativo faz 8 minutos, esta durando mais com a tampa aberta e apenas as duas caixas selecionadas)

outro detalhe, acabei de ver na BIOS, a tensão da memoria esta em 1,37

Postado
2 minutos atrás, Gabs. xgs disse:

outro detalhe, acabei de ver na BIOS, a tensão da memoria esta em 1,37

@Gabs. xgs Onde procurei, dizia que essa sua RAM consegue aguentar apenas 1.35V. Aqui na minha, se coloco isso nela e tento jogar, não dá certo. Tente colocar 1.35v. Tente também a solução anterior para abaixar a temperatura da cpu

Postado

@Gabs. xgs Quando pesquiso aqui esse nome só me parece o gabinete. Qual cooler você usa na CPU? Para o gabinete, pelo menos no meu, uso um conjunto da IDcooling que estará abaixo. Para o processador, recomendo sim que você compre um Water cooler, vejo muitas pessoas falando do Sangue Frio, acredito que seja da Pcyes; eu uso o Aqua X200 da Pichau e consegue segurar meu Ryzen 5 5600X rodando em 4.6Gz, isso em 55 graus, no máximo 60.

https://www.kabum.com.br/produto/131660/kit-3-cooler-fan-id-cooling-df-12025-RGB-trio

https://www.pichau.com.br/water-cooler-pichau-gaming-aqua-x200-RGB-pg-aqx200-RGB

Mas E ai, testou jogar com o PC com gabinete aberto? Fez o procedimento diminuir o Boost do processador?

• Solução
Postado

@Gabs. xgs tá tudo ok agora, eu só mudaria o Dram Voltage para 1.35V. Feito isso, testa em algum jogo e veja se ocorre os problemas de antes, sempre com tampa do PC aberta enqunto você não troca o sistema de refrigeração

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...