Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai galera, beleza?

A 5 anos atrás eu montei meu PC com a ajuda de vocês aqui do fórum. Não é um setup ruim mas já to sentindo ele ficando velho, principalmente ao tentar jogar os novos lançamentos.

Então eu queria a ajuda de vocês mais uma vez, dessa vez para fazer um bom upgrade nele. Um daqueles que dure mais uns 5 anos e que ajude a jogar tudo e mais um pouco :P

Não tenho uma limitação do orçamento mas eu não quero gastar dinheiro desnecessariamente. Pelo que dei uma olhada por ai as GPUs mais caras estão um absurdo e a diferença de performance para uma de nivel mais baixa nem é tão grande assim. Enfim, vocês que manjam devem saber me recomendar um kit de upgrade massa, um daqueles que vocês fariam :)

Esse é o meu setup atual:

• placa-mãe: ASUS p/ AMD AM4 ATX PRIME B350-PLUS. 4 x DDR4. 1x DVI-D. 1x D-Sub.1x HDMI.1x M2 soquete 3. CrossFireX. 6x SATA 6Gb. Raid de 0.1.10
  • Placa de Vídeo: VGA NVIDIA EVGA GeForce GTX 1070 SC 8GB GDDR5 Black Edition - 08G-P4-5173-KR
  • Processador: AMD Ryzen 5 1600 6 Núcleos de Processamento 3.2GHZ Cache 19MB YD1600BBAEBOX
  • SSD: HD SSD CRUCIAL BX500 1TB LEITURA 540 MB/S SATA 6 GB/S 2,5'
  • HD: WD SATA 3.5´ Blue PC 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s - WD10EZEX
  • RAM: Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8
  • Fonte: Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121
  • Gabinete: AeroCool Gamer AERO-500 Window EN55583 Branco

Do pouco que entendo acho que preciso só trocar a placa-mãe, processor e placa de vídeo. Dependendo de como for talvez uma nova fonte e o gabinete pra suportar.

O que vocês me sugerem? :)

PS: To pensando em algo do nivel RTX 30 alguma coisa. Mas não aquelas ultimas placas que passam do 15k o.O

PS²: Se vocês tiverem um link de sugestão pra compra também aceito felizão o/

Postado

Custo-benefício em placa de vídeo hoje é complicado, tudo está custando, 2, 3 vezes o valor que realmente valem. 

Nesse seu PC, eu daria prioridade a trocar o conjunto de placa-mãe + CPU + RAM, 2400Mhz é MUITO pouco hoje em dia, trocar a GPU seria algo segundo plano, uma 1070 ainda é uma ótima placa hoje em dia. 

Um bom processador visando o custo-benefício é o i5 12400F, custa R$ 1400,00 e oferece mais desempenho que um 5600X que custa R$ 1600,00 em promoção. Se pode pagar mais, pegue um 12700K, ou 5800X.  

Para o 12400F, pode pegar uma H610, ou Z690 se for investir mais. Para o 12700K pegue uma Z690. Se optar por AMD, e pegar o 5800X, pegue uma B550 Bazooka ou B550 Aorus Elite V2

Pegue memórias de 3600Mhz independente do processador que escolher, as Geil Orion 8gb, 3600Mhz estão com um bom preço.

Como disse, placa de vídeo é secundário, e não existe boas opções visando custo-benefício, para ter um bom salto de performance, indico que pegue uma RX 6600XTRTX 3070, RTX 3070Ti, ou RX 6900XT. Existem algumas outras placas como RTX3060, RTX3060Ti, 6700XT, 6800XT e RTX3080, que não estão compensando no momento, mas se os achar por um bom preço, pode pega-las. Para placa de vídeo, sempre dê preferência as fabricantes MSI, Gigabyte, ASUS, Galax, e Sapphire, esse último apenas para placas AMD. 

Também seria necessário a troca da fonte para a RTX 3070 ou superiores, indico a XPG Core Reactor 750/850w.

Postado

Valeu@Lenhal!

Essa sua resposta está mais do que perfeita. Obrigado pelas recomendações e pelos links.

Eu não sabia o quão as minhas memórias estavam "antigas". Vou acabar acatando essa dica e focar primeiro na placa-mãe + CPU + RAM.

Dando uma olhada por cima vi que a 12700K parece superar bastante a 5800X e a diferença de preços, com essa promoção atual da terabyte, tá em apenas 500 reais. O que me faz querer ir com a intel dessa vez.

Apesar da placa-mãe que você me recomendou ser quase o preço do processador hahaha

Fico agora apenas com dúvida sobre a questão do resfriamento, já que atualmente uso o cooler que veio com o meu processador e uns fans simpleszinhos. Nessa eu vou precisar adicionar algo novo também.

Agora que tenho um norte vou dar uma pesquisada aqui também.

Novamente, valeu a ajuda!

Postado
3 minutos atrás, Lucas Veloso disse:

Fico agora apenas com dúvida sobre a questão do resfriamento, já que atualmente uso o cooler que veio com o meu processador e uns fans simpleszinhos. Nessa eu vou precisar adicionar algo novo também.

Refrigeração pra um 12700k precisa ser muito parruda, essa geração é conhecida por esquentar muito, assim como a 11a

Postado
1 hora atrás, Lucas Veloso disse:

Dando uma olhada por cima vi que a 12700K parece superar bastante a 5800X e a diferença de preços, com essa promoção atual da terabyte, tá em apenas 500 reais. O que me faz querer ir com a intel dessa vez.

Apesar da placa-mãe que você me recomendou ser quase o preço do processador hahaha

O 12700K é realmente muito bom, Intel se superou na 12 geração, tendo o i3 com quase o mesmo desempenho de um Ryzen 5 5600X.

As placas mãe estão custando os olhos da cara mesmo. No momento, só existem duas opções de chipsets, as Z690 e as H610. Se puder, espere um pouco, outras placas mãe, as B660, e H670, que são chipsets intermediários, vão chegar, e por serem intermediárias, vão ser uma melhor opção buscando o custo-benefício, pelo menos uns 500 reais abaixo. Elas já estão disponíveis em sites do exterior a um tempo, então logo logo devem chegar ao mercado brasileiro

1 hora atrás, Lucas Veloso disse:

Essa geração é bem esquentadinha rs. Seria necessário a compra de um bom cooler, e de algumas fans, se estiver dentro do seu orçamento, também convém mudar o gabinete. 

Pegue o ML240L V2, ou Deepcool Assassin III, e solicite o kit de atualização para LGA 1700 através desse link para a Deepcoool, e desse link para a Cooler Master (necessário criar conta nesse último). 

Você pode pegar algumas fans XPG Vento, e um Hub FH-04. Ou então trocar o gabinete e pegar um Montech X3 Mesh, que já acompanha fans. 

Postado

@Lenhal, valeu mesmo a ajuda!

Tomei coragem e já fiz as compras. No fim acabou ficando:

placa-mãe: Z690

Processador: i7 12700K

RAM: 2x DDR4 Geil Super Luce RGB, 8GB (me atrasei pra pegar a orion que esgotou mas achei essa num preço legal também xD)

WaterCooler: ML240L V2

Gabinete: Montech X3 Mesh

Fonte: XPG, Core Reactor, 850W (já peguei porque a promoção acaba em 1 dia)

Agora tá faltando apenas a placa de vídeo, mas como você mesmo falou a minha GTX 1070 talvez segure as coisas ainda. Então vou ficar de olho e quando achar alguma das RTXs que quero em promoção eu pego.

Valeu novamente!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...