Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de placa-mãe ASRock A320M-HD. Processador AMD Ryzen 3 2200G.


Posts recomendados

A dois anos atrás montei um PC com uma placa ASRock A320M-HD. Após 6 meses de uso ela começou a apresentar um problema de desligamento repentino. Como na época da aquisição eu desconfiava que a fonte era o problema optei por continuar utilizando a placa até poucos dias atrás. Resumo da ópera: atualmente meu PC nem dá mais sinal de vida na minha casa. Sim, somente na minha residência ela não funciona (rs).

 

Vale ressaltar que já adquiri uma fonte nova (Corsair 550W 80 Plus Bronze) e contratei um eletricista pra fazer uma checagem na parte elétrica da casa. Tudo está okay. Ou seja: a Placa-mãe é a causadora do problema.

 

Gostaria de algumas recomendações de Placa-mãe para utilizar com meu Ryzen 3 2200G pensando em futuros Upgrades. Não precisa ser nada absurdo pois se eu for comprar uma Placa de vídeo no futuro com certeza será uma de entrada, pois só jogo games da geração retrasada (Skyrim, por exemplo) e jogos indies bem levinhos.

 

Por enquanto estou de olho na Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H V2. Será que não estou deixando passar nada ? Vai ser triste saber que por esse mesmo preço eu poderia levar uma melhor pra casa.

 

Agradeço desde já a todos!

 

l

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hloddoviko AdalbertReitero também a indicação de comprar um bom filtro de linha. Iclamper energia 5 é o mais indicado.

18 horas atrás, Hloddoviko Adalbert disse:

B450M DS3H V2

Para continuar usando seu 2200g é uma boa placa. 

Com ela você poderia posteriormente subir para um Ryzen 4000 ou 5000. Apenas cuidar com a versão da BIOS para ter compatibilidade.

Ou se manter o 2200g e adicionar uma Gpu dedicada ela também vai lhe servir muito bem.

 

Quantos módulos de memória está usando? e qual frequência?

 

Sobre a energia, se somente em sua casa o pc não liga, então o problema não está na maquina mas sim na parte elétrica da residência.  Mesmo que testou com eletricista mas pode ter deixado passar algo...   Testou em outras tomadas da casa?

mesmo trocando a placa-mãe se a energia não estiver chegando de forma correta na tomada a nova placa com tempo pode apresentar o mesmo sintoma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Legal a indicação de vocês. Atualmente eu uso um filtro de linha da Icampler e é uma peça muito interessante.

 

Sobre a energia, eu testei todas as tomadas e conectei direto na energia da rua, e em nenhum dos casos o PC deu sinal de vida. O eletricista chegou a monitorar possíveis variações mas a energia se manteve estável. Com fio terra também nada aconteceu.

 

Em minhas pesquisas nos fóruns da vida descobri que eu não fui o único a ter esse problema com a ASRock A320M-HD. Inclusive um técnico da cidade comentou isso comigo e disse que nem valia a pena levar pra assistência.

 

É uma coisa esquisita e chata. Fazer o que, né? Fui sorteado (rs).

 

Atualmente eu uso 2x4GB de memória RAM com 3000 de frequência. Até considerei um Upgrade, mas vendo alguns benchmarks no YouTube descobri que 16GB de RAM não me daria muitas vantagens nod jogos que costumo jogar.

 

Em fim, acabei comprando na KaBum uma ASUS Prime B450M Gaming/BR. Apesar do preço absurdo ela foi a mais em conta que achei.

 

O que acham dessa Placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Eita! Qual o motivo de recomendar essa placa? Se valer mais a pena eu tendo trocar.

 

E pegando o gancho do processor, qual me recomendaria como upgrade para o Ryzen 3 2200g? Só pra te dar uma margem, os jogos que costumo jogar são  da geração passada ou retrasada (Xbox 360 e One), como Skyrim e Monster Hunter Word. Skyrim, por exemplo, roda em Full HD no Vega 8, porém no mínimo. Monter Hunter já me dá um pouco mais de trabalho pra manter uma qualidade decente com 30 FPS travado. Na real eu não faço tanta questão de atingir 60 FPS o tempo todo, apenas quero manter o Full HD estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hloddoviko Adalbert  A linha DS3H da gigabyte sempre costuma receber componentes que são utilizados em placas high-end então a qualidade de construção se torna melhor, e elas também detém uma maior durabilidade em relação as outras.   

 

Sobre o processador, se você planeja fazer um upgrade nele poderia subir pra um 4650ge ou ir até um 5600g que é mais custo/benefício e a DS3H com uma construção melhor estaria por assim dizer melhor preparada.. 

Todavia eu não indicaria usar 5600g com a b450..

 

Tudo depende de qual a sua intenção, se apenas queria trocar a placa-mãe para continuar utilizando o pc, a que você escolheu vai atender sem problema nenhum..  

 

Mas se já planeja fazer um upgrade imediato então uma pedida melhor seria partir logo para 

A520M DS3H  + R5 5600g.   de momento poderia utilizar as mesmas memórias, mas posteriormente poderia upgradiar para 2x8gb 3600mhz.   

 

Aí a brincadeira começa a ficar um pouco mais cara, então como disse aí depende do que você deseja.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Estava fazendo umas pesquisas e vi que um Ryzen 5 1600 AF junto de uma GTX 1050 TI dá pra brincar sem gastar muita grana. Esse hardware leva até RDR 2 e CPB 2077 em 900p Low tranquilamente. Definitivamente não preciso mais que isso (rs).

 

Esse conjunto não vai fritar minha ASUS não, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!