Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia/tarde/noite, enfim eu gostaria de saber qual processador eu poderia colocar no meu notebook, meu notebook é um lenovo b490, a placa-mãe dele é uma "37722FP" pelo que mostra no CPU-Z, e o socket é "988B rPGA", eu queria colocar um processador com pelo menos 4 núcleos, pois meu i3 3110m tem apenas 2

Postado

@lufii xD Boa tarde.

Nessa lista estão todos os processadores com socket 988B rPGA.

A opção de upgrade pra você seria o i7-3612QM, pois é o único i7 da lista que respeita os 35W de TDP (o mesmo do seu i3) e é 4/8.
Você encontra ele usado no aliexpress por ~R$ 400,00.

Veja o comparativo entre o seu processador atual e o i7-3612QM.

Outros upgrades:

memória RAM
A placa suporta até 16GB de RAM em dual-channel.
Especificação dos pentes de memória: 1.5v PC3-10700H DDR3 - 1333mhz
Você encontra um pente de 8GB no aliexpress por ~R$ 140,00.

SSD

Para ter um melhor desempenho seria ideal você investir em um SSD SATA III.
Crucial BX500 é uma boa opção.

Postado
4 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

A placa suporta até 16GB de RAM em dual-channel.

nossa, eu achei que era até 8gb em dual channel 1600mhz, obrigado

Postado
6 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

essa serve? já compro agora se servir

Captura de tela 2022-02-26 225401.png

Postado

@lufii xD Não tinha me atentado que o i7-3632QM também respeitava a TDP de 35W. 😅
Apesar de que ele e o 3612 tem praticamente o mesmo desempenho, se o preço do 3632 for muito acima, compensa pegar o 3612.

Meu Dell Inspiron 7520 15R SE veio com o i7-3632QM de fábrica, está aqui, firme e forte, com mais de 9 anos de uso.

Quanto a memória RAM, onde você levantou a informação de que só suporta 8GB ?
Nas pesquisas que fiz sobre a placa-mãe, a informação sempre foi que ela suportava no máximo 16GB de RAM. 

Contate o suporte da Lenovo, para ter certeza.

Com o Crucial System Scanner também é possível saber quanto de memória o seu dispositivo suporta. 

Postado

@Gustavo Ceron Lombardi então, no crucial system scanner fala que só suporta 8gb, meu notebook atualmente já tem 8gb porém com 2gb no vídeo integrado, esse é outro problema, não sei como diminuir a vram pois na BIOS n tem nem a aba chipset nem a advanced

• 2 anos depois...
Postado
Em 26/02/2022 às 20:37, lufii xD disse:

nossa, eu achei que era até 8gb em dual channel 1600mhz, obrigado

Em 28/02/2022 às 06:49, Gustavo Ceron Lombardi disse:

@lufii xD Lembre-se de selecionar o modelo DDR3 1.5V 1333MHz.

A frequência máxima que o notebook suporta então é só 1333MHz ?

Postado
5 horas atrás, Gu1z1n/ disse:

Uma pergunta, posso trocar o processador do notebook pelo i7-7700T já que é o mesmo tdp que a placa-mãe suporta?

Não, o socket da placa-mãe é rPGA988B, o do i7-7700T é FCLGA1151, ou seja, não são compatíveis.
O processador mais forte que você consegue colocar nessa placa-mãe, respeitando o TDP de 35W, é o i7-3632QM.

• Obrigado 1
Postado

@Gustavo Ceron Lombardi pesquisei sobre o processador e ele diz que os sockets suportado é o FCPGA988, é funcional ?

1 hora atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

Não, o socket da placa-mãe é rPGA988B, o do i7-7700T é FCLGA1151, ou seja, não são compatíveis.
O processador mais forte que você consegue colocar nessa placa-mãe, respeitando o TDP de 35W, é o i7-3632QM.

Caso eu fazer um overclock no i7 3632qm o tdp vai aumentar também ?

Postado
7 horas atrás, Gu1z1n/ disse:

@Gustavo Ceron Lombardi pesquisei sobre o processador e ele diz que os sockets suportado é o FCPGA988, é funcional ?

Caso eu fazer um overclock no i7 3632qm o tdp vai aumentar também ?

Poderia me redirecionar para o processador i7 3632qm com o mesmo socket da placa-mãe do notebook, não estou conseguindo encontrar.

Postado

@Gu1z1n/ Mercado livre ou Aliexpress, basta digitar na busca o modelo do processador.
Esteja ciente que é um produto usado, sem garantia, que pode funcionar por anos e pode parar de funcionar daqui 1 mês. 
Caso compre no Aliexpress você pode ser taxado quando o produto entrar no país, além do imposto que pagará no ato da compra.

Postado
1 hora atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

@Gu1z1n/ Mercado livre ou Aliexpress, basta digitar na busca o modelo do processador.
Esteja ciente que é um produto usado, sem garantia, que pode funcionar por anos e pode parar de funcionar daqui 1 mês. 
Caso compre no Aliexpress você pode ser taxado quando o produto entrar no país, além do imposto que pagará no ato da compra.

Fiz isso mas aparece o processador com outro tipo de socket

• Membro VIP
Postado

Só pra complementar aqui,@lufii xD, por mais que com um CPU com o mesmo TDP a chance de funcionar seja maior, notebooks não foram projetados pra receber upgrade de CPU e não existe garantia nenhuma que vá funcionar simplesmente trocando o CPU.

Pode ser que ele não tenha uma BIOS oficial pra reconhecer esse CPU, por exemplo.

Postado

@Gu1z1n/ Busque por "i7 3632QM rPGA988".

@DeKKo Realmente existe a possibilidade.

Encontrei esse vídeo onde foi trocado o i3 3230M pelo i7 3612QM.
O desempenho do 3632QM e do 3612QM é praticamente o mesmo, é possível encontrar o 3612 mais barato e você tem esse vídeo mostrando que funciona (com algumas ressalvas sobre temperatura).
Lembrando que o vídeo também não é garantia de que você não terá problemas.
Enfim, espero que tenha ficado claro que é por sua conta e risco o upgrade.

OBS: no anúncio do 3612QM está escrito socket FCPGA988. É a mesma coisa que o rPGA988. Veja aqui.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...