Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Estou buscando informações pra montar um projeto de rede solicitado pela empresa.

meu coordenador me pediu para fazer uma analise comparativa entre edgerouter e Mikrotik pra saber qual o ideal para utilizar no seguinte senário:

Um estabelecimento com 3 ambientes onde serão colocados 7 Ubiquiti long range 

seria 2 no primeiro ambiente, 2 no segundo ambiente e 3 no terceiro ambiente cada um desses ambientes tara uma wifi para clientes separada e uma rede administrativa para os 3 cada uma com sua propria vlan

serão duas internet uma principal e a outra será para caso a primeira fique indisponível ou muito lenta.

as redes cliente terão limitação de 2 mbps de download e 1 de upload.

a pergunta é para gerenciar a rede nesse cenário qual seria o melhor equipamento um mikrotik ou um edgerouter? porém preciso de um comparativo de pontos positivos e negativos um comparado ao outro para apresentar o projeto.

se alguém puder me ajudar fico muito grato.

obrigado e uma boa tarde a todos  

Postado

Boa noite, bem eu iria com EdgeRouter apesar do Mikrotik ser bom demais, Motivos do EdgeRouter tem uma gerencia bem centralizada, já que a questão tudo vai ser da mesma marca e fica padrão de ser uma gerencia centralizada e não paga o seu software a licença. Bem vai depender de como será o portfólio apresentado para apresentação se o projeto vai ser de alta densidade ou não. Bem tem um canal da Ubiquit que o professor Samuel, explica sobre qual os equipamentos são indicados e os casos de sucessos, vou passar um vídeo de um projeto que ele explica um caso de alta densidade em um evento, e mostra que estes equipamentos da Unifi são muitos robustos

Olha aqui um vídeo do Canal Max Dicas sobre outro equipamento chamado UDM PRO

Postado
15 horas atrás, Antonio Carlos Barros dos disse:

Boa noite, bem eu iria com EdgeRouter apesar do Mikrotik ser bom demais, Motivos do EdgeRouter tem uma gerencia bem centralizada, já que a questão tudo vai ser da mesma marca e fica padrão de ser uma gerencia centralizada e não paga o seu software a licença. Bem vai depender de como será o portfólio apresentado para apresentação se o projeto vai ser de alta densidade ou não. Bem tem um canal da Ubiquit que o professor Samuel, explica sobre qual os equipamentos são indicados e os casos de sucessos, vou passar um vídeo de um projeto que ele explica um caso de alta densidade em um evento, e mostra que estes equipamentos da Unifi são muitos robustos

Olha aqui um vídeo do Canal Max Dicas sobre outro equipamento chamado UDM PRO

você saberia me dizer as diferenças entre o edgerouter e mikrotik?? tipo o que tem em um que o outro não tem, eu trabalho com o edge a algum tempo mas o mikrotik eu nunca usei nunca configurei por isso não consigo fazer um comparativo pra apresentar no meu projeto se você puder me ajudar serei muito grato, e muito obrigado pelas dicas são de grande valor. valeu 

Postado

Bom dia amigo, bem MIKROTIK usam muito em provedores, são mais complicado quem nunca mexeu por ter muitas regras a ser feito, são diferentes nos EDGEROUTER é mais intuitivo, bem a comparação entre os dois é isso, um tem mais regras a ser feito e o outro é mais intuitivo, realmente terá que fazer um curso de MIKROTIK para entender melhor ou, veja o canal do professor Leonardo Viera ele parece que tem um curso sobre isso que é muito bom, lá poderá entrar em contato com ele a empresa dele, aqui está o LINKEDIN dele: https://br.linkedin.com/in/albuquerqueleonardo 

site da empresa dele: https://www.contract.com.br/a-contract-treinamentos/ 

youtube canal: https://www.youtube.com/leomikrotik 

Observação: Aconselho ficar com o EDGEROUTER, por motivos de conhecimento seu que já trabalha com ele, na questão de trabalhar com MIKROTIK, dê uma estudada se aprofunde mais, aí com certeza pode implantar em sua empresa, se caso entre os dois produtos futuramente for mais viável o mikrotik, legal, muito bom, no momento pode ficar com EDGEROUTER, se quiser pegue este UDM PRO, que tem a função a mais um NVR. 

Postado
26 minutos atrás, Antonio Carlos Barros dos disse:

Bom dia amigo, bem MIKROTIK usam muito em provedores, são mais complicado quem nunca mexeu por ter muitas regras a ser feito, são diferentes nos EDGEROUTER é mais intuitivo, bem a comparação entre os dois é isso, um tem mais regras a ser feito e o outro é mais intuitivo, realmente terá que fazer um curso de MIKROTIK para entender melhor ou, veja o canal do professor Leonardo Viera ele parece que tem um curso sobre isso que é muito bom, lá poderá entrar em contato com ele a empresa dele, aqui está o LINKEDIN dele: https://br.linkedin.com/in/albuquerqueleonardo 

site da empresa dele: https://www.contract.com.br/a-contract-treinamentos/ 

youtube canal: https://www.youtube.com/leomikrotik 

Observação: Aconselho ficar com o EDGEROUTER, por motivos de conhecimento seu que já trabalha com ele, na questão de trabalhar com MIKROTIK, dê uma estudada se aprofunde mais, aí com certeza pode implantar em sua empresa, se caso entre os dois produtos futuramente for mais viável o mikrotik, legal, muito bom, no momento pode ficar com EDGEROUTER, se quiser pegue este UDM PRO, que tem a função a mais um NVR. 

MUITISSIMO OBRIGADO, ME AJUDOU MUITO DE VERDADE. UM ABRAÇO

Postado

@ricardocesarazevedo O bom do MIKROTIK e as regras de QoS, é muito bom, pode fazer um HTB, onde a banda de sua internet fica bem equilibrado, aqui um vídeo se quiser entender como funciona a técnica HTB

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...