Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Recebi a "tarefa" de montar um PC para meu sobrinho. Trabalho mais de 20 anos com TI mas não mexo com um desktop a uns 15 😄

tenho um orçamento inicial de uns 5k e pensei neste PC base:

Processador AMD Ryzen 5 5600G 3.9GHz
placa-mãe ASUS Prime A520M-E
2x8GB Memória DDR4 Geil Evo Potenza 3000MHz,
SSD Zadak TWSG3 128GB, PCIe Gen 3x4 M.2 NVMe
Fonte Corsair VS Series VS500,

HD mecanico sata 3 500GB 5000RPM (Esse eu tenho sem uso em casa)

Gabinete 

aqui cheguei em 3.200

Na minha cabeça, para um PC gamer tenho que considerar + - 35 a 40% do orçamento para placa de vídeo, e a partir disso pensei nesta placa pra chegar no orçamento:

Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce GTX 1650 (ou similar GTX1650) por volta de 1700.

E ai, vai ter como o garoto se divertir?

outra duvida: Talvez a placa de vídeo entre em um outro momento. Dá pra jogar alguma coisa usando o vídeo integrado deste processador?

sugestoes e dicas sao bem vindas

Abs

Paulo

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, pproenca disse:

Talvez a placa de vídeo entre em um outro momento. Dá pra jogar alguma coisa usando o vídeo integrado deste processador?

Sim. Qualquer jogo competitivo 150+ FPS e jogos pesados na casa dos 1080P no baixo 30 FPS. 

6 minutos atrás, pproenca disse:

Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce GTX 1650 (ou similar GTX1650) por volta de 1700

Se quiser comprar a placa, talvez seja uma boa opção colocar um 5600X para ganhar mais FPS.

7 minutos atrás, pproenca disse:

Gabinete 

Ótima escolha de peças, se for manter o 5600G e comprar a placa depois, poderia dar um UP logo nessas memórias e por 3200mhz ou 3600mhz.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, pproenca disse:

HD mecanico sata 3 500GB 5000RPM (Esse eu tenho sem uso em casa)

Gabinete 

Ficou bem balanceado, mas se me permite eu faria algumas alterações:

trocar a placa-mãe pela a520m DS3H +- R$500,00

trocar as memórias por 2 pentes dessas de 3600Mhz

SSD eu optaria pelo SN550 WD Blue, o melhor custo x beneficio do mercado hoje, a capacidade fica a seu critério, acredito que 240gb mais o HD de 500 seriam o suficiente.

Fonte eu pegaria uma Pylon 550w, sobra nessa configuração ai para qualquer upgrade futuro.

Gabinete eu indico o Mancer Anubis, Fara R1 Pro ou qualquer outro com boa construção e frente em MESH para circulação de ar.

A vega 7 do 5600G roda a maioria dos jogos com um desempenho aceitável, dependendo dos gráficos e etc. Ja da pra brincar legal com ela, mas se a intenção for rodar jogos novos na faixa dos 60 FPS ai o mais indicado seria pegar o 5600x e comprar a GPU que está orçando.

Postado

Boa, muito obrigado pelas respostas. 

Acredito que neste momento vamos montar sem a GPU. É mais para ver se ele precisa mesmo dela, tipo não entregar uma configuração boa para ele ficar no minecraft. Meu cunhado também não quer entregar um computador rodando 60FPS, deixa ele "penar" um pouco nos 30, vai se divertir, dar o valor pro equipamento que tem e ai se merecer leva a placa no natal 😄 

Agora uma duvida que veio é se o NVMe faz tanta diferença, ou se um SSD já dá conta do recado.

kkkk não repare nas duvidas. O ultimo PC que montei tinha uma GeForce 2 GTS. As vezes fico na duvida com relação a compatibilidade e necessidade, porque para alguns perifericos, falando de preço, tem muita diferença...

[]´s  

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, pproenca disse:

Agora uma duvida que veio é se o NVMe faz tanta diferença, ou se um SSD já dá conta do recado.

Em questão de desempenho, de um SATA para um M.2 NVMe não tem muita diferença, vai ter um ganho mas nada muito acima do SATA. Porém o preço de uma marca e modelo bom SATA e o mesmo em M.2 NVMe, é bem próximo então acaba valendo a pena pagar essa diferença pequena de preço, até por ser algo mais durável também.

12 minutos atrás, pproenca disse:

Acredito que neste momento vamos montar sem a GPU. É mais para ver se ele precisa mesmo dela, tipo não entregar uma configuração boa para ele ficar no minecraft. Meu cunhado também não quer entregar um computador rodando 60FPS, deixa ele "penar" um pouco nos 30, vai se divertir, dar o valor pro equipamento que tem e ai se merecer leva a placa no natal

O vídeo integrado do 5600G é ótimo, ainda mais para esses joguinhos mais "antigos", da pra ficar de boa com ele.

• Curtir 1
Postado

Edit: esquece, acabei de ver que esse intel não tem iGPU

ultima duvida: o processador acima ou o Core i5 11400F 2.6GHz (4.4GHz Turbo) ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...